Os mercados acionários da Europa tiveram abertura mista nesta terça-feira, 21, mas perdiam fôlego nas primeiras horas do pregão, com tom em geral negativo nesta manhã. A exceção é Frankfurt, que tenta se manter com ganhos, em dia de agenda local em geral modesta, mas com declarações previstas da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.Às 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 operava em queda de 0,02%, em 456,15 pontos.
A política monetária segue como foco importante. O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, e dirigentes do BC britânico participam nesta terça de audiência do Tesouro do Reino Unido, a partir das 7h15. Já Lagarde estará em evento na Alemanha, às 13h. Dirigente do BCE, Isabel Schnabel discursa, às 14h15. A agenda de indicadores, porém, é fraca, com o Produto Interno Bruto (PIB) da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como destaque, às 8h.
Em Milão, a ação do Banca Dei Paschi di Siena recuava 6,05%, após o governo italiano anunciar que havia vendido 25% dos papéis do banco ao mercado. O Ministério das Finanças informou em comunicado que, com isso, sua participação na companhia recuou a 39,23%. Vivendi, por outro lado, subia 0,43% em Paris, depois de informar que concluiu transação com a Lagardère. A Vivendi possui agora cerca de 60% do capital acionário desta empresa.
Às 6h50 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,51%, Frankfurt subia 0,11%, Paris tinha baixa de 0,25%, Milão recuava 0,63% e Lisboa operava em baixa de 0,25%. No câmbio, o euro caía a US$ 1,0946, quase estável, e a libra tinha alta a US$ 1,2533. *Com informações da Dow Jones Newswires.
Bolsas da Europa exibem quadro em geral negativo, mas Frankfurt tenta sustentar leve alta
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura