No comunicado sobre a decisão de manter a política monetária inalterada, o Banco da Inglaterra (BoE) avisa que os juros devem seguir restritivos por "tempo suficientemente longo", até que se dissipem mais os riscos à volta sustentável da inflação à meta de 2% no Reino Unido.
Na nota, a autoridade monetária defende que a "abordagem gradual" na remoção da restrição monetária permanece "apropriada". "O Comitê continua a monitorar de perto os riscos de persistência da inflação" e decidirá o grau apropriado de restrição monetária a cada reunião", informa.
Votação
Oito dos nove integrantes do Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) do Banco da Inglaterra (BoE) votaram a favor da manutenção da taxa básica de juros em 5,00% ao ano. Apenas Swati Dhingra divergiu da decisão, com preferência por uma redução em 25 pontos-base, a 4,75%.
Por outro lado, todos os dirigentes referendaram a proposta de reduzir o balanço do BoE em 100 bilhões de libras pelos próximos 12 meses, para um total de 558 bilhões de libras.
Juros no Reino Unido seguirão restritivos até que riscos inflacionários se dissipem, diz BoE
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura