Como é a nova espécie de morcego descoberta no Brasil

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um grupo de pesquisadores do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica descobriu uma nova espécie de morcego no Brasil. O animal pesa seis gramas e é insetívoro, ou seja, se alimenta de insetos.

Ele foi batizado como Myotis guarani, em homenagem a etnia indígena que originalmente ocupava as áreas de distribuição da nova espécie - Pantanal, Chaco e parte do Cerrado e da Mata Atlântica no Brasil, na Bolívia, no Paraguai e na Argentina.

O programa funciona em parceria com cientistas da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), da Universidade do Porto, de Portugal, e do Smithsonian Institution, dos Estados Unidos. O resultado foi publicado na Journal of Mammalogy, uma revista internacional de biologia e taxonomia de mamíferos.

De acordo com Roberto Novaes, primeiro autor e correspondente do artigo, morcegos Myotis guarani já foram vistos e fazem parte de coleções e museus pelo mundo há mais de 120 anos.

Isso porque eles eram confundidos com outras espécies do gênero Myotis. Ao todo, são mais de 35 espécies neotropicais muito parecidas entre si - a diferenciação, geralmente, é feita por teste genético.

Manutenção e equilíbrio de ecossistemas

A descoberta da nova espécie tem importância do ponto de vista do controle e monitoramento de zoonoses de origem silvestre, que podem impactar tanto a saúde pública quanto a economia. Isso porque os morcegos, únicos mamíferos que voam, funcionam como reservatórios de diversos microrganismos.

Segundo a Fiocruz, os morcegos possuem um papel fundamental na manutenção e no equilíbrio de ecossistemas, realizando serviços ecológicos de polinização, dispersão de sementes nativas e controle de populações de insetos considerados pragas agrícolas e vetores de doenças.

"Esse morcego (Myotis guarani) pode comer mais de 200 insetos (mariposas, mosquitos e besouros) por noite", afirma Novaes.

"Isso enfatiza a necessidade de programas de conservação específicos para esses animais, assim como o manejo adequado de populações em contato com humanos."

Em outra categoria

Aos 74 anos, o músico David Coverdale, vocalista do Whitesnake, anunciou sua aposentadoria da música. A confirmação foi feita nesta quarta-feira, 13, em publicação no Instagram.

"Senhoras e senhores, meninos e meninas, irmãos e irmãs do Snake, um anúncio especial para vocês", declara. "Depois de mais de 50 anos de uma jornada incrível com vocês - com Deep Purple, Whitesnake, Jimmy Page - os últimos anos deixaram evidente para mim que é hora de pendurar meus sapatos rock'n roll de plataforma e os jeans apertados."

Ao longo dos mais de 50 anos de carreira, Coverdale, que começou no Deep Purple, chegou ao auge da fama com o Whitesnake, na década de 1980. Em 1990, uniu-se a Jimmy Page em um novo projeto colaborativo. Entre seus grandes sucessos estão Here I Go Again, Is This Love e Still of the Night.

Na mensagem, ele continua: "Chegou a minha hora de parar. Amo todos profundamente. Obrigado a todos os que me ajudaram e apoiaram nesta jornada: todos os músicos, equipe, fãs, família. É maravilhoso, mas realmente é hora de aproveitar minha aposentadoria, e espero que vocês compreendam."

A Empregada ganhou um novo trailer, divulgado pela Paris Filmes nesta quarta-feira, 12. O filme, protagonizado por Sydney Sweeney e Amanda Seyfried, chega aos cinemas dos Estados Unidos em 25 de dezembro e deve ganhar em breve uma data de estreia no Brasil.

As novas cenas mostram a chegada de Millie (Sydney) à casa de Nina (Amanda) e Andrew (Brandon Sklenar), um casal de classe alta para quem ela vai trabalhar. Logo, a jovem descobre que a família aparentemente feliz guarda segredos muito mais perigosos do que os dela.

O longa tem direção de Paul Feig, com roteiro de Rebecca Sonnenshine, e é uma adaptação do livro A Empregada: Bem-vinda à Família, de Freida McFadden.

No Brasil, o título foi publicado pela Editora Arqueiro, e, segundo o site da editora, vendeu mais de 400 mil exemplares.

A história de 'A Empregada'

A história acompanha Nina (Amanda Seyfried) e Andrew Winchester (Brandon Sklenar), um casal rico que decide contratar uma empregada doméstica para cuidar das tarefas de casa.

Millie (Sydney Sweeney), uma ex-presidiária em condicional, aceita o trabalho, já que enfrentava dificuldades para encontrar um emprego. Quando ela passa a trabalhar na casa, porém, percebe obstáculos colocados pela patroa para a realização de suas tarefas, o que a faz questionar a sua vida no momento.

A história de Millie rendeu outros dois livros, lançados em sequência: O Segredo da Empregada e A Empregada Está de Olho, respectivamente.

Sharon Osbourne e os filhos Jack e Kelly revelaram em um novo episódio do Osbourne Podcast que receberam diversas mensagens de líderes e celebridades após a morte de Ozzy, no último dia 22 de julho. Entre as pessoas que entraram em contato com a família está Donald Trump, presidente os Estados Unidos.

O chefe de Estado enviou uma mensagem de áudio para a esposa de Ozzy, prestando solidariedade e lamentando a morte do músico. Na mensagem, o presidente diz: "É o Donald Trump. Só queria desejar o melhor para você e sua família. Ele era um cara incrível, único e talentoso. Se cuide e dê um alô para a família".

Jack, filho de 40 anos do artista, reproduziu o áudio no programa e depois opinou sobre Trump: "Ame-o ou odeie-o, ele não precisava ligar e mandar uma mensagem".

Já Sharon disse que Trump sempre a tratou com respeito. "Ele é um ótimo cara para conversar e sempre me tratou com respeito. Eu não sou americana, eu não voto, eu não quero votar. Mas o que sei é que ele me tratou com respeito, tratou seu pai com respeito. Ele tirou seu tempo [para mandar a mensagem]", complementou.

Ozzy Osbourne, o Príncipe das Trevas, morreu aos 76 anos, após sofrer uma parada cardíaca em decorrência de sua doença arterial coronariana e Parkinson.

A morte ocorreu pouco mais de duas semanas após seu show de despedida, quando realizou uma apresentação histórica no estádio Villa Park, na cidade de Birmingham, na Inglaterra. Ainda no podcast, a família revelou que o cantor passou por uma internação nas semanas anteriores.