OMS: distribuição de vacinas é escândalo de desigualdade e perpetua a pandemia

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, classificou a distribuição global de vacinas contra o coronavírus como um "escândalo de desigualdade que está perpetuando a pandemia". Segundo Tedros, 75% dos imunizantes aplicados até aqui foram administrados em apenas dez países.

"Não há maneira diplomática de dizer isso: um pequeno grupo de países que fabrica e compra a maioria das vacinas do mundo controla o destino do resto do planeta", criticou, em discurso durante a abertura da Assembleia Global de Saúde.

Tedros Adhanom ressaltou que o número de doses já aplicadas seria suficiente para imunizar todos os profissionais de saúde e idosos do mundo, se distribuídas de forma equitativa. Ele voltou a criticar os governos que iniciaram a vacinação de crianças e grupos de baixo risco, o que seria feito "às custas" de pessoas vulneráveis em outras regiões.

De acordo com o diretor-geral, o programa Covax distribuiu 72 milhões de doses de profiláticos a 125 países, mas o volume não é suficiente. "Portanto, hoje estou pedindo aos Estados Membros que apoiem um grande esforço para vacinar pelo menos 10% da população de todos os países até setembro, e um "impulso até dezembro" para atingir nossa meta de vacinar pelo menos 30% até o final ano", destacou.

Em apelo a produtores, Tedros Adhanom pediu que as farmacêuticas reservem pelo menos 50% das doses produzidas este ano ao Covax. Ele elogiou a proposta de Índia e África do Sul de quebrar patentes de vacinas contra a covid-19. "Vários fabricantes disseram que têm capacidade para produzir vacinas se as empresas de origem estiverem dispostas a compartilhar licenças, tecnologia e know-how. Acho difícil entender por que isso ainda não aconteceu", pontuou.

Tedros Adhanom revelou ainda que o programa ACT Accelerator, que visa fomentar a pesquisa sobre a pandemia, precisa de US$ 18,5 bilhões adicionais. Ele agradeceu ao presidente americano, Joe Biden, por reverter a decisão de seu antecessor, Donald Trump, de sair da OMS e também por doar US$ 4 bilhões ao Coxax.

Em outra categoria

Sarah Michelle Gellar usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 27, para lamentar a morte de Michelle Trachtenberg. As duas interpretaram irmãs em Buffy: A Caça-Vampiros.

A atriz morreu nesta quarta-feira, 26, aos 39 anos. A causa da morte não foi divulgada.

"Michelle, me escute. Escute. Eu te amo. Eu vou te amar para sempre. O mais duro neste mundo é viver nele e eu viverei. Serei corajosa e eu viverei por você", escreveu.

Alyson Hannigan, que interpretou Willow no seriado, também homenageou a colega de elenco.

"Estou profundamente triste com a notícia da morte de Michelle. Ela trouxe uma energia amorosa para o set de Buffy. Meus sentimentos à família e aos amigos de Michelle", disse.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

O cineasta Francis Ford Coppola lamentou nesta quinta-feira, 27, a morte de Gene Hackman, 95, ator que foi estrela do filme dele A Conversação, vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

"A perda de um grande artista é sempre motivo de luto e comemoração: Gene Hackman, um grande ator, inspirador e magnífico em seu trabalho e complexidade. Lamento sua perda e celebro sua existência e contribuição", escreveu Coppola em sua conta no Instagram, usando um registro de ambos trabalhando juntos no filme de 1974.

Hackman e a sua esposa, a pianista Betsy Arakawa, foram encontrados mortos na casa deles no Novo México, nos Estados Unidos. Vencedor de dois Oscars, o ator era considerado um dos maiores nomes de Hollywood, mas vivia recluso nas últimas duas décadas.

Outras estrelas de Hollywood lamentaram as mortes. Veja:

Viola Davis

"Amei você em tudo! A Conversa, A Conexão Francesa, A Aventura de Poseidon, Imperdoável - duro, mas ao mesmo tempo vulnerável. Você foi um dos grandes. Deus abençoe aqueles que te amaram. Descanse em paz, senhor."

Josh Brolin

"Estou arrasado com a morte repentina de Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa (e seu cachorro). Arrasado. Ele sempre foi um dos meus favoritos. São poucos que agem de acordo com as próprias regras como ele fez. Descanse em paz."

Antonio Banderas

"Um dia muito triste para a família do cinema. Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa faleceram. Minhas mais profundas condolências aos amigos, familiares e amantes do cinema. Descanse em paz."

George Takei

"Perdemos um dos verdadeiros gigantes da tela. Gene Hackman podia interpretar qualquer um, e você podia sentir uma vida inteira por trás disso. Ele podia ser todo mundo e ninguém, uma presença imponente ou um Joe comum. Isso é o quão poderoso ator ele era. Ele fará falta, mas seu trabalho viverá para sempre."

O colega de elenco da atriz Michelle Trachtenberg em Gossip Girl, Ed Westwick, homenageou a atriz, morta aos 39 anos nesta quarta, 26, em suas redes sociais.

Em uma postagem feita nos stories do Instagram, ele escreveu: "Muito triste ouvir sobre a morte de Michelle Trachtenberg. Enviando orações".

O ator atuou como o personagem Chuck Bass em Gossip Girl, enquanto Michelle fez o papel de Georgina Sparks.

Entenda a morte da atriz

Michelle Trachtenberg morreu nesta quarta, 26, segundo informações do jornal americano New York Post. A causa da morte não foi divulgada, mas ela passou recentemente por um transplante de fígado.

A polícia não investiga o caso como suspeito.

A atriz ganhou fama nos anos 1990, quando atuou em Buffy, a Caça-Vampiros, interpretando Dawn Summers, irmã da protagonista.