Vazio, Canto da Ema pede socorro

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um dos espaços nordestinos mais tradicionais de São Paulo, o Canto da Ema, em Pinheiros, iniciou uma vaquinha virtual para não fechar as portas para sempre. A partir desta quinta, 3, o proprietário Paulinho Rosa vai divulgar uma campanha para tentar arrecadar uma verba que possa saldar as despesas contraídas desde o dia 13 de março de 2020, quando o local decretou seu fechamento por causa da covid-19. Foram feitas duas tentativas de reabertura com mesas espaçadas e sem dança, mas não deram certo. A impossibilidade de praticar a dança causou estranhamento. "As pessoas vão à casa para dançar. Não podemos fazer como outros lugares, que podem colocar seu público na mesa para assistir a um show."

Somando contas como aluguel, IPTU e parcelas de um empréstimo adquirido no banco para pagar os direitos de funcionários demitidos no início da pandemia, uma forma para terem recursos provenientes de verbas rescisórias que permitissem viver nos dias de pandemia, Paulinho calcula que necessite de algo em torno de R$ 500 mil. "Isso para tentar entrar com pouca dívida em 2022." O endereço para quem quiser colaborar é https://abacashi.com/p/salveocantodaema.

O Canto era um fenômeno de fidelidade de público antes da covid-19. Em 21 anos, chegou a receber quase 8 mil pessoas por mês e realizar 5,6 mil forrós, cinco dias por semana. Zeca Baleiro, Lenine, Chico César, Elba Ramalho, Falamansa, Dominguinhos e Mestrinho foram alguns dos nomes que pisaram no palco. Dentre as incontáveis mensagens de apoio, Paulinho guarda a de Fernanda Nunciato, uma cliente que decidiu viver depois de ir à casa: "... Só queria dividir contigo que o canto já salvou minha vida. Eu tive uma época de depressão muito difícil, estava enfrentando muita coisa ao mesmo tempo... Sei que saí uma noite e não tinha nenhuma vontade de voltar... Pensei em mil maneiras de acabar com minha vida, mas acabei indo para o Canto. Pensei em escutar forró, me despedir... Eu acabei me sentindo tão feliz lá, fui uma das últimas a ir embora e só pensava em continuar dançando. E é para lá que eu vou e me sinto viva, protegida, feliz... Dói meu coração de ver essa época passando e eu não podendo ajudar. Não podendo fazer muito além de acompanhar e contribuir... Então eu espero que como eu achei que era o fim e tive um começo, que seja assim para o Canto também".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Uma temporada foi o tempo que durou a presença do elenco de Bake Off Brasil: Mão na Massa no SBT. Apresentadora da última edição, a atriz Fabiana Karla foi dispensada pela emissora ao lado dos chefs Carole Crema e André Mifano.

O SBT confirmou a saída dos três por meio de nota e anunciou o retorno do antigo elenco: Nadja Haddad como apresentadora, e os chefs Beca Milano e Giuseppe Gerundino.

"Para a próxima edição do Bake Off Brasil - Mão na Massa, SBT e Warner Bros. Discovery anunciam o retorno de Nadja Haddad como apresentadora, que estará ao lado da chef confeiteira Beca Milano e do chef Giuseppe Gerundino", diz o comunicado. "Já conhecidos e queridos pelo público por suas participações em temporadas anteriores, eles reassumem seus postos no reality culinário, que chega à sua 11ª temporada em 2025", continua.

Na mesma nota, a emissora agradeceu pelo trabalho da antiga equipe. "As duas companhias expressam ainda gratidão à apresentadora Fabiana Karla e aos chefs Carole Crema e André Mifano pelo talento e dedicação na edição especial de 10 anos do programa, desejando a cada um deles muito sucesso em seus próximos projetos", finaliza.

O jornal The New York Times divulgou, na manhã desta quinta-feira, 27, suas previsões finais para o Oscar 2025, cuja cerimônia ocorre no domingo, dia 2 de março. A publicação prevê que Ainda Estou Aqui ganhe a categoria de Melhor Filme Internacional e que Fernanda Torres saia como vitoriosa em Melhor Atriz.

Sobre a brasileira, o jornalista Kyle Buchanan explicou: "Vale a pena ser a última candidata que as pessoas assistem, e ela está recebendo muitos votos dos membros da Academia que só agora estão se familiarizando com seu filme. Com as coisas tão próximas entre [Demi] Moore e [Mikey] Madison, eu me pergunto se os eleitores não ficarão tentados a escolher Torres como uma terceira alternativa. Ainda assim, qualquer uma dessas mulheres pode vencer."

Já entre os filmes internacionais, ele afirmou que, "outrora, Emilia Pérez tinha essa categoria totalmente garantida. Mas, com esse filme nas cordas, é Ainda Estou Aqui que está se destacando mais recentemente entre os eleitores."

Na categoria principal, a de Melhor Filme - que Ainda Estou Aqui também concorre -, o NYT prevê que Anora saia vitorioso. Além disso, o jornal aposta que Sean Baker, cineasta responsável pelo longa, leve para casa o prêmio de Melhor Diretor.

Outros apostas da publicação são Adrien Brody, de O Brutalista, como Melhor Ator, Kieran Culkin, de A Verdadeira Dor, como Melhor Ator Coadjuvante, e Zoe Saldaña, de Emilia Pérez, como Melhor Atriz Coadjuvante.

A festa do líder João Pedro rendeu uma discussão no BBB 25 entre ele e o irmão gêmeo, João Gabriel. Ambos brigaram na noite desta quarta-feira, 26, por conta de um chapéu que foi entregue pela produção para o líder.

João Gabriel pensou que o chapéu era seu, apesar do acessório ter sido entregue para João Pedro pela produção do programa.

Vinícius e Aline intervieram e aconselharam João Gabriel, que insistia que o chapéu era dele. "A festa é dele. Na sua festa, você estava de chapéu. Você vai deixar ele sem chapéu?", questionou Aline. João Gabriel retrucou que "o problema não era ele usar" e sim "cair no chão" e estragar a peça, que ficou amassada.

Vinícius enfatizou que a produção havia trazido o chapéu para João Pedro.

Os brothers tentaram desamassar o chapéu usando vapor. Foi então que a produção do programa interveio e cedeu um chapéu extra para os irmãos, deixando o item na despensa da casa.

Ainda chateado, João Gabriel deitou por alguns momentos no Quarto Fantástico, mas logo voltou para a festa do irmão.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais