Destaques da SPFW mostram uma moda com mais liberdade e novos volumes

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na semana passada, acompanhamos virtualmente a edição de número 51 da São Paulo Fashion Week (SPFW), um dos maiores eventos de moda do Brasil que, pela segunda vez, ocorreu em um formato digital, com apresentações e desfiles gravados e transmitidos pelas redes sociais do evento e também nos canais das mais de 40 marcas que integraram o line-up. Entre as tendências que pudemos observar, uma se destaca absoluta: roupas com formas amplas que trazem liberdade para o corpo e permitem com que ele respire e se mova sem restrições, uma reação poética da moda ao período de confinamento que vivemos durante o último ano.

O filme Sopro, de Flavia Aranha, que é conhecida por seu trabalho com sustentabilidade e por seus tingimentos naturais, mostra a moda, as mulheres e a natureza coexistindo de forma harmônica e simbiótica. As peças, feitas de algodão, linho, seda e lã naturais e orgânicas, foram criadas a partir de tecidos residuais acumulados pela marca durante o período de pandemia, que agora ganham um novo propósito. Os destaques são os vestidos vaporosos, que fluem ao vento criando formas e desenhos hipnóticos.

Nesta temporada, quem também aumentou o volume, literalmente, foi Juliana Jabour. A estilista uniu elementos de streetwear, que são característicos de seu trabalho, com laços, babados e mangas bufantes extravolumosas, adicionando uma dose extra de romantismo à moda urbana. A coleção expressa otimismo, e fala sobre um sentimento de que coisas boas acontecerão num futuro próximo, com formas amplas que podem ser lidas como uma vontade de expansão, um desejo de sairmos do casulo, libertos e vestidos a caráter para esta nova fase que se aproxima.

A poesia das formas também encantou na apresentação Sonar, de Rafaella Caniello para a sua Neriage. "Essa é a primeira coleção (ou história, como gosto de chamar), que não fala sobre pessoas, relações ou movimentos. Achei que não faria sentido falar de algo que não fosse o sentimento de saudade e a intimidade que desenvolvemos com os objetos e barulhos ao nosso redor. Ou mesmo a liberdade que inventamos ao dançar na nossa casa e correr em pensamento", conta a diretora criativa. A marca, que a cada temporada encanta as brasileiras com suas peças plissadas e repletas de movimento, mostra ainda uma primavera-verão 2022 com mais leveza e suavidade. É como se as roupas ganhassem vida quando estão em movimento, abraçando o corpo, sem restringir.

Outro destaque desta edição da SPFW foi a Aluf. Aqui, a suavidade e a sensação de liberdade vêm nos materiais naturais e na cartela de tons claros. A marca propõe um jogo entre peças mais ajustadas, que representam nossas casas, em contraponto a modelagens amplas que se moldam a quem as veste. Um jogo interessante e muito contemporâneo que espelha nossa realidade durante a pandemia e que mostra como a moda incorpora o conforto, que se tornou tão importante, sem perder o estilo e a personalidade.

As pantalonas, vestidos amplos e mangas maxi deixaram sua marca nesta SPFW. Um reflexo da sociedade que se prepara para voltar às ruas com um novo pensamento e desejo máximo de libertação. Os volumes falam alto e a mensagem é clara: queremos espaço. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O ator Gene Hackman, 95 anos, e a mulher, a pianista Betsy Arakawa de 63 anos, foram encontrados mortos em casa, segundo informações da mídia norte-americana divulgadas nesta quinta-feira, 27.

O casal e um cachorro da família foram localizados em casa no estado do Novo México na tarde de quarta-feira, de acordo com informações divulgadas pelo site Santa Fé New Mexican.

Não há suspeita de crime, mas as autoridades não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias das mortes e disseram que uma investigação está em andamento.

A porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé, Denise Avila, disse que os policiais responderam a uma solicitação para fazer uma verificação de bem-estar na casa por volta das 13h45, horário local, na quarta-feira, 26, e encontraram Hackman, sua esposa Betsy Arakawa e um cachorro mortos.

Oscar

Hackman foi indicado cinco vezes ao Oscar, estrelou dezenas de filmes e é um dos artistas mais respeitados e honrados da indústria. Suas duas vitórias no Oscar foram conquistadas pelas atuações em Operação França (1971) como um policial antidrogas rude e implacável, e em Os imperdoáveis (1992) em que interpretou um xerife de uma pequena cidade.

O ator desempenhou uma variedade de papéis, aparecendo em filmes de ação, thrillers e até mesmo atuando em um papel cômico em O Jovem Frankenstein, na obra Hackman foi escalado para dar vida a um eremita cego que, sem saber, hospeda o monstro.

Raramente visto no circuito social de Hollywood além das premiações, Hackman nunca se aposentou formalmente da atuação, mas disse a um jornalista em 2008 que havia desistido porque não queria "continuar pressionando" e correr o risco de "sair com uma nota realmente amarga". (Com agências internacionais)

Mais uma Festa do Líder ocorre nesta quinta, 26, no BBB 25 e, como é de praxe, o líder João Pedro precisou escolher uma pessoa para barrar da comemoração. A decisão mirou em Camilla e o líder justificou a escolha por "prioridade".

O líder também chegou a citar a briga da sister com Vitória. A atriz era uma das opções para o veto, mas João desistiu de escolher a sister por ela já ter sido barrada na última festa.

A sister terá de passar a madrugada com apenas água, pão e banheiro à disposição em um cômodo separado da casa do reality. Ela poderá sair do local caso encontre cinco chaves em uma piscina de bolinhas que abrem um baú que dará acesso à festa. Caso não, ficará isolada até o amanhecer.

João Pedro terá como tema "festa do interior" na Festa do Líder nesta quinta. A comemoração terá pescaria, barraquinhas de lona e totó, além de um cavalo mecânico. O cenário também terá a representação de elementos como a praça da igreja.

O ator Daniel Rocha, namorado de Vitória Strada, se pronunciou nesta quarta-feira, 26, sobre as polêmicas envolvendo a atriz no BBB 25. Em vídeo publicado no Instagram, ele celebrou a permanência da namorada no reality e criticou as acusações direcionadas a ela nos últimos dias.

"As pessoas estão querendo uma posição minha, [...] então resolvi dividir algumas palavras com vocês aqui", iniciou Daniel, que ressaltou a situação vivida por Vitória na casa.

"É profundamente angustiante quando alguém que sempre acolheu e respeitou as pessoas ao seu redor se vê injustamente acusada de algo que não é, especialmente em um contexto de pressão psicológica intensa. O medo do cancelamento e da reprovação social pode levar qualquer um a duvidar de si mesmo, anulando, muitas vezes, a sua própria voz e aceitando uma culpa que não lhe pertence", afirmou.

Na sequência, ele destacou a importância de não se deixar levar por distorções: "Porém, é fundamental lembrar que acusações injustas não definem a verdade que todos nós estamos vendo e assistindo ao programa. A integridade de uma trajetória de respeito e a empatia não podem ser apagadas por equívocos ou distorções alheias."

Por fim, Daniel agradeceu o apoio dos fãs e reforçou sua torcida: "Juntos pela Vitória". O casal assumiu o romance publicamente em dezembro de 2024.

Confira aqui