Covid-19: Saúde amplia vacinação para todas as crianças de 6 meses a 4 anos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Quase cem dias após aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde ampliou o público elegível para a vacina Pfizer Baby contra a covid-19. Agora, todas as crianças de 6 meses até 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias) podem receber dose. Antes, a pasta só recomendava, em decisão criticada por autoridades médicas, a imunização de pequenos diagnosticados alguma comorbidade.

A nota técnica, com assinaturas que datam da última sexta-feira, 23, não apenas atesta a segurança e eficácia do imunizante, como reconhece a relevante carga da doença nesse público, principalmente entre os mais novos. "Sabe-se que o risco de casos graves pela covid-19 diminui conforme a redução da faixa etária, no entanto, o risco de agravamento aumenta em crianças menores de 2 anos de idade, notando-se que esta população teve a incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) pela covid-19 e a taxa de mortalidade pela doença superiores à população de 5 a 19 anos de idade", diz o documento.

O esquema de vacinação é uma série primária de três doses de 0,2 ml. As primeiras vacinas são administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira pelo menos oito semanas depois.

Em outra categoria

Sarah Michelle Gellar usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 27, para lamentar a morte de Michelle Trachtenberg. As duas interpretaram irmãs em Buffy: A Caça-Vampiros.

A atriz morreu nesta quarta-feira, 26, aos 39 anos. A causa da morte não foi divulgada.

"Michelle, me escute. Escute. Eu te amo. Eu vou te amar para sempre. O mais duro neste mundo é viver nele e eu viverei. Serei corajosa e eu viverei por você", escreveu.

Alyson Hannigan, que interpretou Willow no seriado, também homenageou a colega de elenco.

"Estou profundamente triste com a notícia da morte de Michelle. Ela trouxe uma energia amorosa para o set de Buffy. Meus sentimentos à família e aos amigos de Michelle", disse.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

O cineasta Francis Ford Coppola lamentou nesta quinta-feira, 27, a morte de Gene Hackman, 95, ator que foi estrela do filme dele A Conversação, vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

"A perda de um grande artista é sempre motivo de luto e comemoração: Gene Hackman, um grande ator, inspirador e magnífico em seu trabalho e complexidade. Lamento sua perda e celebro sua existência e contribuição", escreveu Coppola em sua conta no Instagram, usando um registro de ambos trabalhando juntos no filme de 1974.

Hackman e a sua esposa, a pianista Betsy Arakawa, foram encontrados mortos na casa deles no Novo México, nos Estados Unidos. Vencedor de dois Oscars, o ator era considerado um dos maiores nomes de Hollywood, mas vivia recluso nas últimas duas décadas.

Outras estrelas de Hollywood lamentaram as mortes. Veja:

Viola Davis

"Amei você em tudo! A Conversa, A Conexão Francesa, A Aventura de Poseidon, Imperdoável - duro, mas ao mesmo tempo vulnerável. Você foi um dos grandes. Deus abençoe aqueles que te amaram. Descanse em paz, senhor."

Josh Brolin

"Estou arrasado com a morte repentina de Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa (e seu cachorro). Arrasado. Ele sempre foi um dos meus favoritos. São poucos que agem de acordo com as próprias regras como ele fez. Descanse em paz."

Antonio Banderas

"Um dia muito triste para a família do cinema. Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa faleceram. Minhas mais profundas condolências aos amigos, familiares e amantes do cinema. Descanse em paz."

George Takei

"Perdemos um dos verdadeiros gigantes da tela. Gene Hackman podia interpretar qualquer um, e você podia sentir uma vida inteira por trás disso. Ele podia ser todo mundo e ninguém, uma presença imponente ou um Joe comum. Isso é o quão poderoso ator ele era. Ele fará falta, mas seu trabalho viverá para sempre."

O colega de elenco da atriz Michelle Trachtenberg em Gossip Girl, Ed Westwick, homenageou a atriz, morta aos 39 anos nesta quarta, 26, em suas redes sociais.

Em uma postagem feita nos stories do Instagram, ele escreveu: "Muito triste ouvir sobre a morte de Michelle Trachtenberg. Enviando orações".

O ator atuou como o personagem Chuck Bass em Gossip Girl, enquanto Michelle fez o papel de Georgina Sparks.

Entenda a morte da atriz

Michelle Trachtenberg morreu nesta quarta, 26, segundo informações do jornal americano New York Post. A causa da morte não foi divulgada, mas ela passou recentemente por um transplante de fígado.

A polícia não investiga o caso como suspeito.

A atriz ganhou fama nos anos 1990, quando atuou em Buffy, a Caça-Vampiros, interpretando Dawn Summers, irmã da protagonista.