Tarcísio e Derrite se reúnem com Lira para acertar votação de projeto contra 'saidinha'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Em encontro com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que irá pautar o projeto de lei que proíbe as "saidinhas" - benefício que permite a saída temporária de presos em datas comemorativas - na próxima quarta-feira, 20. É o que afirmam interlocutores próximos a Guilherme Derrite, presente na reunião. Ele é secretário de Segurança Pública do Estado e foi exonerado temporariamente para exercer a atividade como deputado. Ele será o relator da proposta na Casa.

Em publicação no Instagram, Lira definiu a conversa como "muito proveitosa". O plenário avaliará as alterações feitas pelo Senado na proposição.

O texto prevê que o direito de saída temporária apenas para que detentos inscritos em cursos profissionalizantes ou que cursem os ensinos médio e superior, somente pelo tempo necessário para essas atividades. O benefício não é permitido para quem cumpre pena por crime hediondo ou cometido com violência ou grave ameaça contra pessoa.

Na atual regra, a autorização é dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As "saidinhas" ocorrem até cinco vezes por ano e não podem ultrapassar o período de sete dias.

A proposta também prevê a exigência de exames criminológicos para a progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto. O exame avalia "autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade".

No Senado, a proposta passou com ampla vantagem. Foram 62 votos favoráveis, dois voos contra e uma abstenção.

Antes de almoçar com o presidente da Câmara, Tarcísio esteve no Ministério da Fazenda. O governador afirmou que o titular da pasta, Fernando Haddad, se comprometeu a fazer uma apresentação sobre a dívida dos Estados na semana que vem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que deverá resultar em um projeto de lei complementar sobre o tema.

"A partir do 'ok' do aval do presidente, ele (Haddad) chamaria os Estados então para conversar, para tentar fazer o acordo, ajustar o que tem que ajustar num período de 60 dias e, após isso, fazer o envio ainda no primeiro semestre de um projeto de complementar ao Congresso", disse Tarcísio, ao sair da Fazenda.

O projeto de lei que acaba com as saídas temporárias de presos do regime semiaberto no País, popularmente conhecidas como "saidinhas", passou na Câmara em 2022, ainda durante o governo Jair Bolsonaro, sob relatoria de Derrite. Após sofrer modificações no Senado, onde foi aprovado em fevereiro, o texto voltou para nova análise dos deputados. A proposta é defendida pelos bolsonaristas.

Em outra categoria

Sarah Michelle Gellar usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 27, para lamentar a morte de Michelle Trachtenberg. As duas interpretaram irmãs em Buffy: A Caça-Vampiros.

A atriz morreu nesta quarta-feira, 26, aos 39 anos. A causa da morte não foi divulgada.

"Michelle, me escute. Escute. Eu te amo. Eu vou te amar para sempre. O mais duro neste mundo é viver nele e eu viverei. Serei corajosa e eu viverei por você", escreveu.

Alyson Hannigan, que interpretou Willow no seriado, também homenageou a colega de elenco.

"Estou profundamente triste com a notícia da morte de Michelle. Ela trouxe uma energia amorosa para o set de Buffy. Meus sentimentos à família e aos amigos de Michelle", disse.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

O cineasta Francis Ford Coppola lamentou nesta quinta-feira, 27, a morte de Gene Hackman, 95, ator que foi estrela do filme dele A Conversação, vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

"A perda de um grande artista é sempre motivo de luto e comemoração: Gene Hackman, um grande ator, inspirador e magnífico em seu trabalho e complexidade. Lamento sua perda e celebro sua existência e contribuição", escreveu Coppola em sua conta no Instagram, usando um registro de ambos trabalhando juntos no filme de 1974.

Hackman e a sua esposa, a pianista Betsy Arakawa, foram encontrados mortos na casa deles no Novo México, nos Estados Unidos. Vencedor de dois Oscars, o ator era considerado um dos maiores nomes de Hollywood, mas vivia recluso nas últimas duas décadas.

Outras estrelas de Hollywood lamentaram as mortes. Veja:

Viola Davis

"Amei você em tudo! A Conversa, A Conexão Francesa, A Aventura de Poseidon, Imperdoável - duro, mas ao mesmo tempo vulnerável. Você foi um dos grandes. Deus abençoe aqueles que te amaram. Descanse em paz, senhor."

Josh Brolin

"Estou arrasado com a morte repentina de Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa (e seu cachorro). Arrasado. Ele sempre foi um dos meus favoritos. São poucos que agem de acordo com as próprias regras como ele fez. Descanse em paz."

Antonio Banderas

"Um dia muito triste para a família do cinema. Gene Hackman e sua esposa Betsy Arakawa faleceram. Minhas mais profundas condolências aos amigos, familiares e amantes do cinema. Descanse em paz."

George Takei

"Perdemos um dos verdadeiros gigantes da tela. Gene Hackman podia interpretar qualquer um, e você podia sentir uma vida inteira por trás disso. Ele podia ser todo mundo e ninguém, uma presença imponente ou um Joe comum. Isso é o quão poderoso ator ele era. Ele fará falta, mas seu trabalho viverá para sempre."

O colega de elenco da atriz Michelle Trachtenberg em Gossip Girl, Ed Westwick, homenageou a atriz, morta aos 39 anos nesta quarta, 26, em suas redes sociais.

Em uma postagem feita nos stories do Instagram, ele escreveu: "Muito triste ouvir sobre a morte de Michelle Trachtenberg. Enviando orações".

O ator atuou como o personagem Chuck Bass em Gossip Girl, enquanto Michelle fez o papel de Georgina Sparks.

Entenda a morte da atriz

Michelle Trachtenberg morreu nesta quarta, 26, segundo informações do jornal americano New York Post. A causa da morte não foi divulgada, mas ela passou recentemente por um transplante de fígado.

A polícia não investiga o caso como suspeito.

A atriz ganhou fama nos anos 1990, quando atuou em Buffy, a Caça-Vampiros, interpretando Dawn Summers, irmã da protagonista.