Inmet emite alerta de baixa umidade para a Grande SP e cidades do interior; veja previsão

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta terça-feira, 18, um alerta de baixa umidade para a Grande São Paulo. Conforme o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%.

O órgão recomenda:

ingestão de líquido;

evitar o desgaste físico nas horas mais secas;

evitar exposição ao Sol nas horas mais quentes do dia.

O alerta vale também para outras regiões do interior do Estado, como Campinas, Taubaté, Sorocaba e Ribeirão Preto; e também para municípios da Baixada Santista, no litoral.

O aviso foi feito na cor amarela, que indica um "perigo em potencial". A mancha também cobre regiões de outros Estados, como Piauí, Bahia e Maranhão, no Nordeste; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, no Centro-Oeste; e Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, no Sudeste.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, o mês de junho registra um acumulado de 0,3mm de chuva até o momento, o que corresponde a apenas 0,6% da média do mês, que é de 49,5mm.

Desde 1995, o junho menos chuvoso da capital paulista foi o de 2002, quando foi registrado um índice pluviométrico médio de 1,5mm no mês.

A falta de chuvas no território paulista - e nos demais Estados - é explicada pela permanência de uma massa de ar seco (bloqueio atmosférico) na região central do Brasil. "Essa condição meteorológica inibe a formação de nuvens que provocam chuva e que também interfere na livre passagem de sistemas frontais pela costa paulista", informa o CGE.

Previsão para os próximos dias em São Paulo

A previsão para os próximos dias em São Paulo é de permanência deste cenário atmosférico: poucas nuvens, máxima elevada, e baixa umidade relativa do ar.

A quarta-feira, 19, deve ter uma madrugada com termômetros em torno dos 15°C, céu com poucas nuvens e predomínio de Sol no decorrer do dia. A temperatura máxima deve chegar aos 28°C, com índices mínimos de umidade do ar em torno dos 30%.

Na quinta, 20, dia que começa o inverno no hemisfério Sul (o início está marcada para as 17h51, horário de Brasília), também será de tempo seco e sem previsão de chuva.

"As temperaturas variam entre mínima de 14°C na madrugada e máxima por volta dos 27°C durante a tarde. Os porcentuais de umidade seguem baixos com valores mínimos próximos aos 30%. Também será mais um dia marcado por grande amplitude térmica", afirmou o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.

Em outra categoria

O ator Gene Hackman, 95 anos, e a mulher, a pianista Betsy Arakawa de 63 anos, foram encontrados mortos em casa, segundo informações da mídia norte-americana divulgadas nesta quinta-feira, 27.

O casal e um cachorro da família foram localizados em casa no estado do Novo México na tarde de quarta-feira, de acordo com informações divulgadas pelo site Santa Fé New Mexican.

Não há suspeita de crime, mas as autoridades não divulgaram detalhes sobre as circunstâncias das mortes e disseram que uma investigação está em andamento.

A porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé, Denise Avila, disse que os policiais responderam a uma solicitação para fazer uma verificação de bem-estar na casa por volta das 13h45, horário local, na quarta-feira, 26, e encontraram Hackman, sua esposa Betsy Arakawa e um cachorro mortos.

Oscar

Hackman foi indicado cinco vezes ao Oscar, estrelou dezenas de filmes e é um dos artistas mais respeitados e honrados da indústria. Suas duas vitórias no Oscar foram conquistadas pelas atuações em Operação França (1971) como um policial antidrogas rude e implacável, e em Os imperdoáveis (1992) em que interpretou um xerife de uma pequena cidade.

O ator desempenhou uma variedade de papéis, aparecendo em filmes de ação, thrillers e até mesmo atuando em um papel cômico em O Jovem Frankenstein, na obra Hackman foi escalado para dar vida a um eremita cego que, sem saber, hospeda o monstro.

Raramente visto no circuito social de Hollywood além das premiações, Hackman nunca se aposentou formalmente da atuação, mas disse a um jornalista em 2008 que havia desistido porque não queria "continuar pressionando" e correr o risco de "sair com uma nota realmente amarga". (Com agências internacionais)

Mais uma Festa do Líder ocorre nesta quinta, 26, no BBB 25 e, como é de praxe, o líder João Pedro precisou escolher uma pessoa para barrar da comemoração. A decisão mirou em Camilla e o líder justificou a escolha por "prioridade".

O líder também chegou a citar a briga da sister com Vitória. A atriz era uma das opções para o veto, mas João desistiu de escolher a sister por ela já ter sido barrada na última festa.

A sister terá de passar a madrugada com apenas água, pão e banheiro à disposição em um cômodo separado da casa do reality. Ela poderá sair do local caso encontre cinco chaves em uma piscina de bolinhas que abrem um baú que dará acesso à festa. Caso não, ficará isolada até o amanhecer.

João Pedro terá como tema "festa do interior" na Festa do Líder nesta quinta. A comemoração terá pescaria, barraquinhas de lona e totó, além de um cavalo mecânico. O cenário também terá a representação de elementos como a praça da igreja.

O ator Daniel Rocha, namorado de Vitória Strada, se pronunciou nesta quarta-feira, 26, sobre as polêmicas envolvendo a atriz no BBB 25. Em vídeo publicado no Instagram, ele celebrou a permanência da namorada no reality e criticou as acusações direcionadas a ela nos últimos dias.

"As pessoas estão querendo uma posição minha, [...] então resolvi dividir algumas palavras com vocês aqui", iniciou Daniel, que ressaltou a situação vivida por Vitória na casa.

"É profundamente angustiante quando alguém que sempre acolheu e respeitou as pessoas ao seu redor se vê injustamente acusada de algo que não é, especialmente em um contexto de pressão psicológica intensa. O medo do cancelamento e da reprovação social pode levar qualquer um a duvidar de si mesmo, anulando, muitas vezes, a sua própria voz e aceitando uma culpa que não lhe pertence", afirmou.

Na sequência, ele destacou a importância de não se deixar levar por distorções: "Porém, é fundamental lembrar que acusações injustas não definem a verdade que todos nós estamos vendo e assistindo ao programa. A integridade de uma trajetória de respeito e a empatia não podem ser apagadas por equívocos ou distorções alheias."

Por fim, Daniel agradeceu o apoio dos fãs e reforçou sua torcida: "Juntos pela Vitória". O casal assumiu o romance publicamente em dezembro de 2024.

Confira aqui