O chefe de defesa das forças armadas belgas, Frederik Vansina, alertou na quarta-feira que o país é "o foco de uma crescente ameaça híbrida", após uma recente onda de incidentes com drones sobre instalações aeroportuárias e bases militares.
Falando no Parlamento Federal Belga para uma troca de ideias sobre a Visão Estratégica de Defesa 2025, Vansina se referiu aos episódios vividos nas últimas semanas com incursões de drones em áreas sensíveis, que forçaram a interrupção do tráfego aéreo no país em várias ocasiões.
"No momento, a Bélgica parece ser o foco de uma crescente ameaça híbrida. Também estamos vendo ações com fortes indícios de serem dirigidas pela Rússia", disse o general do Componente Aéreo das Forças Armadas belgas, em declarações relatadas pelo jornal 'Le Soir', em referência a casos de sabotagem de cabos submarinos, ataques cibernéticos e desinformação que ocorreram em diferentes países europeus.
Nas últimas semanas, o país sofreu vários incidentes envolvendo drones, em particular sobre uma usina nuclear, aeroportos e bases militares. A crise levou o governo belga a convocar uma reunião de emergência do Conselho de Segurança Nacional, na qual os serviços de inteligência informaram que estão considerando a hipótese de que um "ator estatal" está por trás dos incidentes, em referência a uma possível ação russa.
Embora as autoridades belgas não tenham atribuído formalmente essas ações, o próprio ministro da Defesa, Theo Francken, explicou que os drones que sobrevoaram o Aeroporto Internacional de Bruxelas e três bases militares no mesmo dia eram aeronaves de grande porte voando em formação, o que sugere que sua utilização corresponde mais a "técnicas híbridas vistas em outros países".
De acordo com o Conselho de Segurança Nacional, a Bélgica planeja criar um sistema anti-drone com a aquisição de vários sistemas de detecção de drones com um orçamento de 50 milhões de euros, em linha com os esforços da OTAN para fortalecer a defesa dos aliados contra incursões em seu espaço aéreo.
Chefe do Exército belga alerta para aumento de “ameaça híbrida” no país
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura