Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest com deputados federais revela que a economia é, para 31% dos parlamentares, o maior problema enfrentado atualmente pelo Brasil. O levantamento, divulgado nesta semana, mostra ainda que a violência (23%) e a corrupção (16%) aparecem em seguida na lista de preocupações.
Outros temas como questões sociais (10%), saúde (3%) e educação (2%) também foram citados, mas com menor peso. Apenas 1% dos entrevistados disse não saber ou não respondeu.
A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os deputados também foi medida. Segundo os dados, 46% dos parlamentares consideram a gestão negativa, enquanto 27% a avaliam de forma positiva e 24% classificam como regular.
Quando questionados sobre a eleição presidencial de 2026, metade dos deputados apontaram que um candidato da oposição tem mais chances de vitória. Para 35%, Lula ou alguém indicado pelo atual governo seria o favorito, enquanto 15% não souberam ou não quiseram responder.
Os números reforçam o clima de desafio para o governo Lula, que enfrenta críticas em áreas como controle da inflação, geração de empregos e segurança pública. Por outro lado, o Planalto tem se empenhado em pautas sociais e em recompor alianças políticas no Congresso para viabilizar projetos estratégicos.
Especialistas apontam que a percepção econômica costuma ser determinante para o humor político do parlamento e do eleitorado. O cientista político João Fernandes observa que “a economia impacta diretamente a aprovação do governo e influencia a expectativa para as próximas eleições”.
Com a oposição fortalecida nas projeções para 2026, analistas acreditam que a disputa presidencial deve se intensificar já no próximo ano, com possíveis nomes se consolidando no cenário político.
Deputados apontam economia como principal problema do país; oposição lidera preferência para 2026
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura