História Diário de Notícias

Parte 1 – história

DN, uma história de pioneirismo nacional na adoção de tecnologias digitais na mídia impressa

Lançado em 6 de junho de 1985, pela Editora DN, o Diário de Notícias estabeleceu marcos de pioneirismo no mercado editorial de São Paulo ao consolidar-se como veículo de comunicação especializado na divulgação de temas jurídicos e informações de ordem legal, além da edição regular, com cobertura do noticiário geral, política, economia, internacional, esportes, variedades, turismo, coluna social e reportagens especiais.

Em 1986, o periódico tornou-se um dos primeiros jornais do País impresso eletronicamente, eliminando os antigos processos de paste up e introduzindo as tecnologias digitais na produção da mídia impressa brasileira.

Em 1992, o DN tornou-se ainda o precursor na recepção via satélite do material noticioso e fotográfico gerado por agências de notícias pelo sistema broadcasting (conteúdo informativo fornecido pela Agência Estado), bem como na produção integral do jornal por meios digitais.


Primeiro provedor comercial de acesso à internet do País

Em 1995, o Grupo DN colocou em operação, por meio da Editora ANS, o primeiro provedor comercial de acesso à internet do Brasil – o Internet Now! –, habilitado pela Embratel, inaugurando as conexões à rede mundial de computadores para uso por empresas de diversos setores econômicos, agências de publicidade e emissoras de TV.

Como desdobramento deste evento pioneiro, o Grupo DN também responde à primazia de ter instituído a primeira conexão de e-commerce no País, feito protagonizado pela famosa Doceria Brunella, que passava a realizar vendas on-line de sua linha de bolos, doces e confeitos.


Mídia especializada na área Jurídica

Nos últimos anos, o Diário de Notícias tem reformulado sua linha editorial, reservando maior espaço de cobertura para a área Jurídica, em resposta à crescente demanda do mercado por veículos especializados na divulgação de temas do Judiciário, mantendo sua estrutura já consolidada nas editorias de Política, Economia, Internacional, Esportes, Variedades e Cadernos Especiais.

Hoje, o DN mantém uma ampla estrutura de consultoria desenvolvida ao longo de quase 30 anos de experiência em publicações nas áreas de cartórios, proclamas de casamentos, atas e balanços de empresas S/A, editais forenses, entre outras formas de publicidade legal, que lhe asseguram expertise para o desenvolvimento de projetos editoriais inovadores na área Jurídica e em outros importantes segmentos da mídia especializada, como turismo, mercados e negócios.

Parcerias de peso

Em sua trajetória, o Diário de Notícias tem contado com o aporte de parcerias importantes perante prestigiosas instituições, como a OAB/SP, Apamagis – Associação Paulista de Magistrados, o Sescon – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e as Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo.

Recebeu prêmios de destaque de entidades representativas dos magistrados e de órgãos do poder público, como menção honrosa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Câmara Municipal de São Paulo, Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, do Círculo Militar de São Paulo, entre inúmeros outros, todos eles em reconhecimento à qualidade e excelência dos serviços de informação prestados à sociedade brasileira.


Modernidade

Hoje, o perfil do Diário de Notícias está sedimentado numa ampla estrutura de comunicação e informação, ancorada em três plataformas de serviços de disseminação e divulgação de conteúdo informativo: versão tradicional impressa, formato digital, na página www.diariodenoticias.com.br e aplicativo para smartphone, iPhone e qualquer outra plataforma móvel, DN Mobile, a informação em tempo real atualizada minuto a minuto.


PARTE 2 –APRESENTAÇÃO


DN renova formato das edições impressa
e digital



Ambientado aos mais arrojados recursos do design gráfico e da arquitetura digital, o novo layout do DN foi projetado para proporcionar ao leitor informação relevante e robusta, textos em linguagem leve e compacta e um padrão visual mais atraente e ilustrativo.

Na nova linha editorial do DN, todas as sessões foram remodeladas quanto à forma e conteúdo, desde as tradicionais Política, Nacional, Internacional, Economia, Reportagem Geral, Cidades, Esportes, Cultura e Variedades até os novos cadernos Jurídico, Empresas & Negócio e Turismo & Mercados.

Nova linha editorial com enfoque corporativo


Com edições semanais ou, mesmo, quinzenais, os novos cadernos Jurídico, Empresas & Negócios e Turismo & Mercados redefinem também o novo perfil mercadológico da Editora DN, formatados para dar suporte de mídia especializada à divulgação das estratégias corporativas de alguns dos mais importantes mercados de negócios do País.

Um dos objetivos é atender aos anseios das organizações por demonstrarem ao mercado o que vêm empreendendo em projetos de sustentabilidade empresarial, social e ambiental, transformando a comunicação corporativa numa ferramenta estratégica de marketing institucional capaz de inspirar respeito e credibilidade perante investidores, consumidores e sociedade em geral.




Versão Digital

A versão digital do DN ganhou aporte tecnológico para torná-la mais amigável e interativa, permitindo ao visitante novas opções e maior facilidade de navegação pelas sessões informativas e noticiosas, sistemas de consulta e busca inteligente, links para vídeos das reportagens destaques da edição, acesso às videoconferências e salas de discussões, transmissão ao vivo de congressos, simpósios, convenções, seminários, eventos institucionais, exposições e feiras de negócios.

PARTE 3 – DN Mobile


DN Mobile, a informação em tempo real na ponta dos dedos

Além das versões impressa e digital, o Diário de Notícias agora chega até você pelo serviço DN Mobile, a versão DN em aplicativo para celular ou qualquer outra plataforma móvel, estruturada na mais avançada tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade, compatível com os sistemas de todas as operadoras e plataformas.

Com acesso gratuito e fácil navegação, o novo aplicativo DN Mobile transformou o smartphone na sua mais poderosa ferramenta de informação digital e interativa, colocando ao alcance da ponta dos dedos a notícia instantânea, precisa e direta para deixá-lo on-line com os acontecimentos mais impactantes e atuais do jornalismo diário.




Mais ainda: a sessão interativa Tribuna Livre permite ao leitor avaliar e dar nota às reportagens e sessões informativas e deixar registrada sua opinião sobre os temas de seu interesse. Ele também pode divulgar informações de utilidade pública, agenda cultural, dicas de shows, baladas, etc.


PARTE 4

Perfil do leitor

Advogados;
Procuradores da União e do Estado;
Juízes e desembargadores;
Empresários e funcionários de empresas públicas e privadas que necessitam publicar seus balanços financeiros;
Cartórios (Civil, Protesto, Imóveis e Títulos);
Membros do Poder Executivo;
Membros do Poder Legislativo;
Contadores;
Operadores financeiros;
Estudantes de Direito e cursos preparatórios (concursos públicos e exame da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB).


Regiões

Dados técnicos

Frequência: Diária
Tiragem: 30 mil exemplares (Auditado pela Fundação Vanzolini)
Leitores: 60 mil (levantamento estatístico)

Distribuição: 950 bancas – Capital, região metropolitana de São Paulo, interior do Estado, outras capitais – Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba

Páginas: 12 a 32
Impressão e Gráfica: 100% digital – 60% páginas coloridas

Formato: Standard (32,5 cm X 58 cm)
Site: atualizado diariamente
Venda avulsa: 24% da tiragem
Assinantes e bônus: 76% da tiragem


Sistema de distribuição

Assinantes da região metropolitana de São Paulo;
Distribuição promocional;
Cobertura de regiões onde há concentração de leitores;
Tribunais;
Fóruns;
Hotéis;
Eventos;
Órgãos da Magistratura;
Cartórios (Civil, Protestos, Títulos e Documentos, Registro de Imóveis);
Setores do Executivo.


Filiação e Auditoria