Pós-Graduação em Relações Institucionais e Governamentais está com inscrições abertas na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Curso capacita profissionais para atuação em um dos setores com mais espaço no mercado de trabalho e maior importância para o amadurecimento da democracia

Estão abertas as inscrições para a nova turma do curso de Pós-Graduação em Relações Institucionais e Governamentais (RIG) da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB). A especialização capacita profissionais para trabalhar no diálogo entre a iniciativa privada, o Poder Público e a sociedade nas três principais dimensões estratégicas de trabalho: Direito, Comunicação e Inteligência. A proposta passa, também, por aprofundar o estudo de estratégias/práticas de RIG, inclusive mediante vivências de internacionalização.

A atividade de RIG é aquela por meio da qual os atores sociais e econômicos impactados por proposições legislativas (Parlamento), por políticas públicas (Executivo), por demanda da sociedade civil organizada (terceiro setor) e/ou pelo mercado (consumidores) fazem chegar aos tomadores de decisões estratégicas (privado) e políticas (autoridades) a sua visão sobre a matéria em debate ou em fase objetiva de deliberação. A definição consta na Cartilha de Relações Institucionais e Governamentais da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), publicado em 2019.

O objetivo, segundo o documento, é, entre outras questões, mitigar riscos econômicos, sociais, institucionais ou operacionais; apresentar fatos, dados e informações importantes para a melhor compreensão do universo sobre o qual a medida terá impacto, de modo que o tomador de decisão pondere mais elementos na formulação de proposição legislativa ou política pública; apresentar sugestões pontuais para a melhoria da proposição; e/ou alertar para inconstitucionalidades, injuridicidades e técnica legislativa equivocada.

VISITE A PÁGINA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS

A Pós é toda ministrada por profissionais mestres e doutores com experiência nacional e internacional, atualizados com as principais metodologias e tendências do mercado. O coordenador é o renomado cientista político Márcio Coimbra, Mestre em Ação Política pela Universidad Rey Juan Carlos, ex-diretor da Apex-Brasil e Diretor-Executivo do Interlegis no Senado Federal.

"O fortalecimento institucional da democracia passa por um parlamento forte e participação ativa da sociedade na formação das políticas públicas. Neste contexto, surge a importância das relações institucionais e governamentais, um dos elos mais importantes da corrente democrática, que realiza um trabalho essencial para a República: fornecer voz aos setores que desejam ser ouvidos na discussão das políticas públicas", explicou Márcio Coimbra.

INSCREVA-SE NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS

A grade curricular da Especialização compreende componentes como: Mídia e Poder; Dinâmica de Política Eleitoral; Constituição e Regulação; Comunicação Governamental; Negociação Política Estratégica; Prática de Negociação Governamental; Ética e Compliance; Processo Legislativo; e Análise de Informações". Os temas estão divididos em uma estrutura com quatro módulos, Inteligência Política, Dinâmica Pública, Negociação Governamental e Gerenciamento de Risco. O curso tem, ao todo, 432 horas e ocorrerá ao longo de 18 meses.

CONHEÇA O RELEASE DA ESPECIALIZAÇÃO EM RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E GOVERNAMENTAIS

O processo de aprendizagem é acompanhado, paralelamente, por palestras, visitas técnicas e, sobretudo, pela internacionalização. O projeto pedagógico do curso é composto por uma agenda acadêmico-profissional que enfatiza os ambientes colaborativos de aprendizagem, com abordagem de ensino híbrido e focado na experimentação.

O público-alvo da Pós são os profissionais dos setores público e privado. Ambos compõem o elo mais importante entre Estado e sociedade, além de advogados, economistas, administradores, urbanistas, cientistas políticos, internacionalistas e de todas as áreas da comunicação: jornalistas, publicitários e relações públicas. As mais variadas profissões podem buscar uma especialização em Relações Institucionais se a sua área de atuação tiver qualquer tipo de relacionamento com os poderes públicos.

Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie

A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos. O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura empreendedora e inovadora. Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília). Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.