Toda situação não acontece por acaso

É comum ouvirmos as expressões: “que sorte”, “que azar”, ou “isto já estava escrito”. Este determinismo, no meu ponto de vista, não é a verdade absoluta. Existe o livre-arbítrio que nos permite decidir e escolher em função da própria vontade. Apesar dos fatos, motivos ou causas determinantes, sempre temos a possibilidade de tomar decisões.

Percebe-se que nas empresas isto não é diferente. Mesmo tendo um planejamento estratégico como guia, muitas vezes ocorrem situações que não estavam previstas, e aquelas expressões citadas, lá no início, passam a justificá-las.

Para fundamentar o fato de que cada situação é o resultado das escolhas e decisões, cabe-nos recorrer ao conceito da Sincronia Sistêmica. Tudo, absolutamente tudo, é energia e é formado por sistemas que se correlacionam. Cada acontecimento, em um destes sistemas, ocasiona alterações em outro, modificando o fluxo de energia e gerando um resultado qualquer.

Fatores diversos podem impactar os sistemas e modificar situações. No entanto, podemos interferir nestes fatores, atraindo como um ímã as possibilidades que os tornam propícios para a empresa.

A Sincronia Sistêmica dispõe de ferramentas que interagem através do meio, envolvendo todos os sistemas que se correlacionam para gerar determinado acontecimento.

Portanto, com a aplicação destas ferramentas, interfere-se no fluxo de energia gerado pela correlação entre os sistemas, direcionando-o para oportunizar a conquista dos objetivos. Em outras palavras, estas ferramentas disponibilizadas pela Sincronia Sistêmica interagem com o todo, puxando as brasas para o nosso assado.

Isnar Amaral

Consultor em energia do ambiente - CRQ 05203390

Especialista em qualidade da energia do ambiente

Mentor em energia do negócio

www.isnaramaral.com.br