Veja a lista de indicados do Oscar 2024 em todas as categorias

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou, nesta terça-feira, 23, a lista completa dos indicados ao Oscar. O anúncio foi transmitido ao vivo no site, redes sociais e YouTube da Academia sob comando dos atores Zazie Beetz e Jack Quaid.

 

Oppenheimer lidera o Oscar 2024, com 13 indicações. Destacando o físico J. Robert Oppenheimer, o filme conta a história da criação da bomba atômica na Segunda Guerra Mundial. O cientista comandou o Laboratório de Los Alamos, nos Estados Unidos, onde criou o projeto que se transformou em uma das maiores armas já vistas pela humanidade.

 

Com três horas, a obra de Christopher Nolan era considerada a favorita para as principais categorias. Nesta terça-feira, recebeu indicações para melhor filme, direção, roteiro, trilha sonora original, entre outros. As atuações de Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Emily Blunt também foram destaques como melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante.

 

Barbie, de Greta Gerwig, também foi destaque com oito indicações, incluindo melhor filme. Com Margot Robbie fora da lista de melhor atriz, seus parceiros de cena, Ryan Gosling e America Ferreira, concorrem como melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante, respectivamente. A trilha sonora do longa também foi reconhecida: What Was I Made For?, de Billie Eilish, e I'm Just Ken, interpretada por Ryan Gosling, concorrem a melhor canção. Gerwig não disputa a estatueta para melhor direção.

 

Tanto o filme de Martin Scorsese, Assassinos da Lua das Flores, quanto a versão de Frankenstein de Yorgos Lanthimos, Pobres Criaturas, também foram amplamente celebradas pelo Oscar - o primeiro recebeu 10 indicações e o segundo, 11.

 

Pobres Criaturas, inclusive, desbancou o sucesso de bilheteria Barbie. Estrelado por Emma Stone, o longa acompanha Bella Baxter sendo trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter após morrer na era vitoriana. A obra foi destaque no Globo de Ouro e também venceu, em 2023, o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.

 

Já no filme de Scorsese, a protagonista, Lily Gladstone se tornou a primeira indígena norte-americana a ser indicada como melhor atriz. É a décima vez que Scorsese concorre como melhor diretor. Com o filme, Leonardo DiCaprio não disputa a estatueta para melhor ator.

 

A Sociedade da Neve, filme do diretor espanhol J.A. Bayona, foi indicado como melhor filme internacional. A adaptação do livro homônimo de Pablo Vierci conta a história da equipe de rúgbi uruguaia, vítima de um acidente aéreo na Cordilheira dos Andes, em 1972, que se submeteu ao frio, fome, sede para sobreviver nas montanhas por 72 dias. O longa também concorre na categoria de melhor maquiagem e cabelo.

 

Veja os filmes que lideram o número de indicações ao Oscar 2024:

 

- Oppenheimer, com 13 indicações

- Pobres Criaturas, com 11 indicações

- Assassinos da Lua das Flores, com 10 indicações

- Barbie, com 8 indicações

- Maestro, com 7 indicações

- Anatomia de Uma Queda, com 5 indicações

- Zona de Interesse, com 5 indicações

- American Fiction, com 5 indicações

 

A 96ª de entrega do maior prêmio do cinema está marcada para o dia 10 de março. O comediante Jimmy Kimmel irá liderar a apresentação da cerimônia.

 

Veja a lista de todos os indicados ao Oscar abaixo

 

Melhor Filme

 

- American Fiction

- Anatomia de uma Queda

- Barbie

- Os Rejeitados

- Assassinos da Lua das Flores

- Maestro

- Oppenheimer

- Vidas Passadas

- Pobres Criaturas

- Zona de Interesse

 

Melhor Direção

 

- Justine Triet, por Anatomia de uma Queda

- Martin Scorsese, por Assassinos da Lua das Flores

- Christopher Nolan, por Oppenheimer

- Yorgos Lanthimos, por Pobres Criaturas

- Jonathan Glazer, por Zona de Interesse

 

Melhor Ator

 

- Bradley Cooper, por Maestro

- Colman Domingo, por Rustin

- Paul Giamatti, por Os Rejeitados

- Cillian Murphy, por Oppenheimer

- Jeffrey Wright, por American Fiction

 

Melhor Atriz

 

- Annette Bening, por NYAD

- Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores

- Sandra Hüller, por Anatomia de uma Queda

- Carey Mulligan, por Maestro

- Emma Stone, por Pobres Criaturas

 

Melhor Ator Coadjuvante

 

- Sterling K. Brown, por American Fiction

- Robert De Niro, por Assassinos da Lua das Flores

- Robert Downey Jr, por Oppenheimer

- Ryan Gosling, por Barbie

- Mark Ruffalo, por Pobres Criaturas

 

Melhor Atriz Coadjuvante

 

- Emily Blunt, por Oppenheimer

- Danielle Brooks, por A Cor Púrpura

- America Ferrera, por Barbie

- Jodie Foster, por NYAD

- Da'Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados

 

Melhor Roteiro Original

 

- Justine Triet & Arthur Harari, por Anatomia de uma Queda

- David Hemingson, por Os Rejeitados

- Bradley Cooper & Josh Singer, por Maestro

- Sammy Burch, por Segredos de um Escândalo

- Celine Song, por Vidas Passadas

 

Melhor Roteiro Adaptado

 

- Cord Jefferson, por American Fiction

- Greta Gerwig & Noah Baumbach, por Barbie

- Christopher Nolan, por Oppenheimer

- Tony McNamara, por Pobres Criaturas

- Jonathan Glazer, por Zona de Interesse

 

Melhor Animação

 

- O Menino e a Garça

- Elementos

- Nimona

- Meu Amigo Robô

- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

 

Melhor Filme Internacional

 

- Io Capitano (Itália)

- Perfect Days (Japão)

- A Sociedade da Neve (Espanha)

- The Teacher's Lounge (Alemanha)

- Zona de Interesse (Reino Unido)

 

Melhor Documentário

 

- Bobi Wine: The People's President

- The Eternal Memory

- Four Daughters

- To Kill a Tiger

- 20 Days in Mariupol

 

Melhor Documentário em curta-metragem

 

- The ABCs of Book Banning

- The Barber of Little Rock

- Island in Between

- The Last Repair Shop

- Nai Nai & Wai Po

 

Melhor curta-metragem

 

- The After

- Invincible

- Knight of Fortune

- Red, White & Blue

- A Incrível História de Henry Sugar

 

Melhor Curta de Animação

 

- Letter to a Pig

- 95 Senses

- Our Uniform

- Pachyderme

- War is Over! (inspirado pela música de John e Yoko)

 

Melhor Trilha Sonora

 

- American Fiction

- Indiana Jones e a Relíquia do Destino

- Assassinos da Lua das Flores

- Oppenheimer

- Pobres Criaturas

 

Melhor Canção Original

 

- The Fire Inside, de Flamin' Hot

- I'm Just Ken, de Barbie

- It Never Went Away, de American Symphony

- Wahzhazhe (A Song for My People), de Assassinos da Lua das Flores

- What Was I Made For?, de Barbie

 

Melhor Som

 

- Resistência

- Maestro

- Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1

- Oppenheimer

- Zona de Interesse

 

Melhor Design de Produção

 

- Barbie

- Assassinos da Lua das Flores

- Napoleão

- Oppenheimer

- Pobres Criaturas

 

Melhor Fotografia

 

- El Conde

- Assassinos da Lua das Flores

- Maestro

- Oppenheimer

- Pobres Criaturas

 

Melhor Maquiagem e Cabelo

 

- Golda

- Maestro

- Oppenheimer

- Pobres Criaturas

- A Sociedade da Neve

 

Melhor Figurino

 

- Barbie

- Assassinos da Lua das Flores

- Napoleão

- Oppenheimer

- Pobres Criaturas

 

Melhor Edição

 

- Anatomia de uma Queda

- Os Rejeitados

- Assassinos da Lua das Flores

- Oppenheimer

- Pobres Criaturas

 

Melhores Efeitos Visuais

 

- Resistência

- Godzilla Minus One

- Guardiões da Galáxia Vol. 3

- Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1

- Napoleão

 

 

 

Napoleão

Em outra categoria

Comerciantes da Rua 25 de Março, tradicional área comercial do centro de São Paulo, estão com parte da energia elétrica interrompida desde quinta-feira passada, 20. Cerca de 110 lojistas afetados precisaram dos geradores disponibilizados pela Enel, concessionária responsável pela distribuição do serviço na capital, para conseguir funcionar e realizar as vendas sem intercorrências. No momento, as lojas operam normalmente, mas são dependentes do equipamento.

A ausência de parte do serviço - apenas as redes de 220 volts foram interrompidas - prejudicou as atividades comerciais. Segundo a Univinco25, União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências, o problema provocou afastamento dos clientes e, consequentemente, queda no faturamento. "Tivemos prejuízos, não tem como negar. Nós estamos em um período de carnaval, que é muito esperando pelo maior movimento de vendas", lamentou Claudia Urias, diretora executiva da associação.

Em nota, a Enel explicou que a queda de energia é causada pelas altas temperaturas registradas na cidade nos últimos duas. O calor, segundo a companhia, causou aquecimento de galerias no subsolo e danificou alguns equipamentos da rede subterrânea. A reportagem do Estadão esteve na região e observou os geradores e equipes da Enel trabalhando na parte subterrânea das vias para fazer os trabalhos de ajustes.

Além da 25 de Março, a rua José Paulino, no bairro Bom Retiro, também foi afetada. Para a via, e Enel informou que a companhia já fez a troca de um transformador e vai conectar os lojistas afetados à rede da distribuidora na madrugada desta quinta, 27. "No momento, os clientes impactados nos locais afetados seguem com energia, abastecidos por geradores", informa a empresa.

De acordo com Claudia Urias, os problemas de falta de luz região são comuns e costumam ocorrer pela interrupção na fase 220v. Ou seja, como a fase 110v continua funcionando em parte do comércio, as lojas não ficam em pleno apagão. Mesmo assim, isso já é suficiente para causar alguns prejuízos. "A parte administrativa fica comprometida, não dá para usar a maquininha (de cartão), emitir uma nota fiscal" diz.

Na quinta passada, ela conta, algumas lojas da Ladeira Porto Geral, da Rua 25 de Março e outras da Rua Comendador Abdo Schahin apresentaram interrupção de energia. Mesmo algumas lojas já tendo o serviço retomado horas depois, isso já é o suficiente para afastar a clientela, diz a diretora da Univinco25.

"O consumidor acha que toda a região está no escuro, que não tem nada funcionando, e isso não ocorreu. Parte de algumas lojas ficaram sem funcionamento, mas foi por uma ou duas horas, no máximo", diz a diretora da Univinco25.

Apesar de algumas lojas terem o serviço de energia retomado, mas problema persistiu em outros locais, segundo Claudia. "A rede é subterrânea, tem que esperar resfriar para entrar para ver o que está ocorrendo. Eles viram que estava muito complicado de entrar já mandaram os geradores."

Segundo ela, 110 lojistas foram afetados e conseguiram normalizar o serviço com os equipamentos da Enel. No entanto, não há previsão de até quando os comerciantes continuaram dependentes desta fonte externa de energia. "É uma rede muito complexa, está com alguns problemas. Então eles (da Enel) estão verificando para fazer o reparo e só vão retirar os geradores a partir do momento que tiver toda a rede restabelecida novamente", disse Claudia, ao Estadão.

Por meio de comunicado, a distribuidora comentou que o trabalho em rede subterrânea envolve atuação em espaços confinados, necessidade de resfriamento prévio das galerias e exige cuidado redobrado com a segurança dos profissionais.

"As equipes da distribuidora seguem atuando na reconfiguração dos trechos danificados, assim como em ações de reforço da rede elétrica que atende à região", acrescenta a Enel.

Região dos Jardins também registra apagão

A Rua Augusta, no bairro Jardins, zona oeste de São Paulo, registrou um apagão de oito dias, que se arrastou desde a terça-feira passada, 18, até a madrugada desta quarta, 26. A Enel diz que já normalizou o fornecimento de energia. A falta de luz que afetou a Rua Augusta, uma das mais conhecidas da capital, se estendeu entre as Alamedas Tietê e Lorena. Entre os locais afetados está um prédio comercial que, segundo os moradores, teve a energia elétrica restabelecida na sexta-feira.

O empresário André Dreyfuss, de 31 anos, dono da Sapataria Cometa, instalada há apenas um mês teve dificuldade para trabalhar nos últimos dias. "Nós abrimos, porque é possível abrir a porta manualmente, mas sem luz, sem internet, sem computador, sem nada. Não ficamos totalmente fechados, mas com o faturamento tendendo a zero", disse o empresário ao Estadão.

No quarto dia com a loja às escuras, uma equipe técnica especializada em ligações subterrâneas foi à rua e parecia ter descoberto problema: um cabo de energia em curto-circuito, com risco de explodir ou pegar fogo. O reparos conseguiram reestabelecer a energia de um prédio do local, mas algumas lojas permaneceram no apagão. A luz só voltou para os imóveis afetados na madrugada desta quarta (Colaborou Fábio Grellet)

A Câmara Municipal de São Paulo adiou por tempo indeterminado a votação do PLO (Projeto de Emenda à Lei Orgânica) 8/2017, que autoriza a mudança no nome da Guarda Civil Metropolitana, braço de segurança pública do Município, para Polícia Metropolitana.

O projeto estava previsto para ser votado nesta quarta-feira, 26. Como os colegiados que analisam as propostas na Casa ainda não estão formados, o texto, que tramita desde 2017 e foi aprovado em primeira votação no dia 19 de dezembro de 2019, teria de passar pelo Plenário na forma original.

Porém, três textos substitutivos foram apresentados pelas bancadas do PT, do PSOL e pelo vereador Rubinho Nunes (UNIÃO). Com isso, o projeto precisa do aval das comissões.

A emenda voltou à pauta após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que os municípios brasileiros têm competência para instituir que as guardas civis municipais atuem em ações de segurança urbana.

Na prática, como mostrou o Estadão, a corporação agora pode atuar de forma semelhante à Polícia Militar, realizando policiamento ostensivo, patrulhamento e buscas pessoais (revista a suspeitos).

De autoria da vereadora Edir Sales (PSD), com coautoria de diversos outros parlamentares, o texto original não avançou. Embora a proposta não tenha sido discutida e votada, a decisão do STF sobre a permissão de tornar a GCM em Polícia Municipal foi o principal assunto da Sessão Plenária desta tarde.

Qual é o tamanho do efetivo da GCM?

Dados da Prefeitura indicam que, atualmente, são cerca de 7,5 mil guardas civis em atuação na cidade de São Paulo. O prefeito Ricardo Nunes, defensor da mudança, afirmou que quer contratar mais 2 mil agentes, aumentando o efetivo para 9,5 mil guardas. A gestão municipal também estuda a possibilidade de alterar o nome via decreto.

"Vai ajudar muito na segurança, em todos os aspectos, em especial nessa questão dos motociclistas que se disfarçam de entregadores", afirmou.

No último dia 13, o ciclista Vitor Medrado, de 46 anos, morreu ao ser baleado durante abordagem realizada por dois homens em uma moto no Parque do Povo, no Itaim Bibi, na zona oeste de São Paulo. Ele foi alvejado no pescoço mesmo sem esboçar qualquer reação.

Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado, o número de latrocínios na capital aumentou 23,2%, em 2024 (53) ante 2023 (43), na contramão de quedas observadas em modalidades como roubos e furtos. O aumento no Estado, por sua vez, foi de 1,8%. O Radar da Criminalidade, ferramenta exclusiva do Estadão, permite acessar as regiões com maior incidência de alguns tipos de crimes na cidade de São Paulo.

Em entrevista ao Estadão, o comandante da Polícia Militar de São Paulo e presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, coronel Cássio Araújo de Freitas, criticou a proposta. "Não vejo razão técnica para alterar nome de instituição", afirmou o militar.

Como se deu a decisão do STF

O voto do relator, ministro Luiz Fux, para ampliar a atuação das guardas municipais foi acompanhado pela maioria da Corte. A tese define que as guardas municipais podem exercer ações de segurança urbana, desde que não realizem atividades de investigação criminal.

A atuação fica limitada às instalações municipais, em cooperação com os demais órgãos de segurança pública e sob a fiscalização do Ministério Público. O tema foi julgado com repercussão geral, o que significa que a decisão pode ser aplicada a casos semelhantes em todas as instâncias da Justiça.

Há 53 ações pendentes sobre a temática na Corte, segundo o STF, que devem ter a tramitação liberada após o julgamento desta quinta-feira, 20. A determinação abre também espaço para a validação de provas obtidas por agentes municipais em atuação ostensiva, como revistas ou denúncias anônimas seguidas de busca, que eram motivo de questionamentos no Judiciário

Sete hospitais brasileiros estão entre os 250 melhores do mundo, de acordo com o ranking anual divulgado pela revista americana Newsweek, em parceria com o Statista, empresa global de pesquisa de dados.

A lista, divulgada nesta quarta-feira, 26, considera uma série de critérios, como recomendações de especialistas, satisfação dos pacientes e indicadores de qualidade hospitalar, incluindo a eficácia dos tratamentos e seu impacto na qualidade de vida.

Além disso, neste ano, a produção científica dos hospitais passou a ser considerada, com foco na quantidade e no impacto das publicações em revistas científicas. No total, a análise abrangeu 30 países, selecionados com base em fatores como qualidade de vida, expectativa de vida, tamanho da população, número de hospitais e disponibilidade de dados. Para chegar aos 250 melhores, mais de 2,4 mil hospitais foram avaliados.

Na edição de 2025, o Hospital Israelita Albert Einstein se destacou na 22ª posição global, sendo o hospital brasileiro mais bem colocado.

Para o presidente do Einstein, Sidney Klajner, a instituição atingiu essa classificação devido à sua transformação em um "ecossistema de saúde", que integra ensino, pesquisa e inovação. "Nós entendemos que a geração de conhecimento deve ocorrer por meio de pesquisas que sustentem resultados capazes de beneficiar não só o setor privado, mas também o público e, em alguns casos, a humanidade como um todo. Desde então, nossa trajetória tem sido desenhada nesse sentido", afirma.

Ele ressalta que uma resposta direta desse foco foi a atuação do hospital durante a pandemia de covid-19, com pesquisas voltadas ao desenvolvimento de novos tratamentos e protocolos clínicos, progressos em relação a terapias avançadas (como a CAR-T), parcerias com a rede pública e, principalmente, investimento em tecnologia - como inteligência artificial e análise de dados - para otimizar a gestão e aprimorar os tratamentos.

"Os dados desempenham um papel fundamental na transformação da saúde, especialmente quando aplicados por meio de algoritmos inteligentes", diz Klajner, que destaca alguns assuntos que têm sido foco de atenção pelo hospital, como mudanças climáticas, envelhecimento acelerado e saúde mental.

"Para o futuro, a ideia é manter qualidade e segurança como pilares inegociáveis, investir cada vez mais na experiência e humanização do atendimento e reforçar o compromisso com a excelência - não só aquela que se destaca em rankings, mas a que efetivamente transforma o cuidado em saúde e a vida das pessoas."

Além do Hospital Israelita Albert Einstein, outros seis hospitais brasileiros foram destacados no ranking:

83º - Hospital Sírio-Libanês (São Paulo/SP)

O Hospital Sírio-Libanês foi indicado pelo World's Best Hospitals pela sexta vez. Recentemente, também foi reconhecido como líder no setor de serviços de saúde pelo ranking Merco Empresas 2024.

"Receber esse reconhecimento é motivo de grande orgulho. Ele reflete o comprometimento diário de nossos profissionais de saúde, equipe assistencial, gestores e administradores em oferecer um atendimento de excelência, inovar em ensino e pesquisa e levar a medicina de ponta além das fronteiras do Brasil. Essa conquista reforça nossa missão de transformar vidas por meio do cuidado e do conhecimento", afirma o diretor-geral do Sírio-Libanês, Fernando Ganem.

115º - Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo/SP)

Referência em alta complexidade, com foco especial em oncologia, cardiologia, neurologia, ortopedia e transplantes, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz aparece pelo quinto ano consecutivo e subiu algumas posições em relação ao ranking anterior.

"Este reconhecimento ratifica nosso compromisso com a missão de impulsionar o desenvolvimento da saúde, oferecendo atendimento personalizado e focado nos melhores resultados para cada paciente ao longo de toda a sua jornada. Este resultado é fruto do esforço coletivo e da dedicação de nossos colaboradores, assim como do corpo clínico e assistencial do hospital, que se empenham continuamente na evolução da qualidade do cuidado e bem-estar de nossos pacientes," diz José Marcelo de Oliveira, diretor-presidente da instituição.

127º - Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre/RS)

Único hospital brasileiro fora do Estado de São Paulo na lista, o Moinhos de Vento figura no ranking da Newsweek pela sexta vez. Além disso, é um dos seis hospitais de referência do País e o único da região Sul a integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

"Temos a missão de ser a melhor instituição de saúde do Brasil até o fim desta década. Queremos alcançar esse objetivo não apenas para atender quem nos procura, mas também para liderar transformações na saúde do País, gerando desenvolvimento e sustentabilidade para um futuro melhor para todos", diz Mohamed Parrini, CEO do hospital.

165º - Hospital Santa Catarina - Paulista (São Paulo/SP)

Presente no ranking pelo sexto ano consecutivo, o Hospital Santa Catarina - Paulista subiu seis posições em relação a 2024.

"Esse resultado é motivo de grande orgulho para toda a nossa equipe, que se dedica a oferecer um atendimento de qualidade, com foco em um cuidado seguro e humanizado, colocando o bem-estar do paciente como prioridade. Cada avanço é fruto do trabalho e do compromisso de nossos colaboradores, médicos e parceiros", afirma o diretor-geral do hospital, Rogério Quintela Pirotto.

202º - Hospital do Coração, o HCor (São Paulo/SP)

É a primeira vez que o HCor, referência nacional em cardiologia, aparece entre os 250 melhores hospitais do mundo. Neste ano, o hospital também foi indicado ao ranking Top Hospitais Privados em Ortopedia, da própria Newsweek.

"Nosso trabalho tem como foco o melhor cuidado para cada paciente. Milhares de profissionais trabalham no Hcor, todos os dias, com esse propósito. Alcançar a marca de estar entre os melhores hospitais é a causa do que fazemos. Então, estamos orgulhosos e cientes da nossa responsabilidade de sermos cada vez melhores para cada pessoa que busca por nossos cuidados", diz o superintendente-CEO do Hcor, Fernando Torelly.

210º - Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, o HC-FMUSP (São Paulo/SP)

Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital das Clínicas, considerado o maior hospital da América Latina, foi a única instituição integralmente pública do Brasil a figurar no ranking global.

"É sempre um orgulho ser referência e estar entre as principais instituições médicas do mundo, especialmente sendo um hospital público. Seguiremos trabalhando com empenho para oferecer um atendimento de excelência aos nossos pacientes e fortalecer, cada vez mais, a posição do HC-FMUSP em ensino, pesquisa, assistência e inovação no cenário nacional e mundial", afirma Edivaldo Utiyama, diretor clínico do HC.