'BBB 24' tem Davi como alvo no Sincerão e bate-boca entre Fernanda, Alane e Beatriz

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na edição desta segunda-feira, 5, do Big Brother Brasil 24, o jogo esquentou com a realização do Sincerão. A dinâmica envolveu não apenas os emparedados da semana - Alane, Beatriz, Isabelle e Juninho -, mas também a líder Fernanda, o anjo Matteus, e outros participantes, que foram desafiados a expor seus votos e sentimentos em relação aos colegas de confinamento.

 

A líder Fernanda e o anjo Matteus, juntamente com os quatro emparedados, se viram no centro das atenções ao terem de revelar suas escolhas de votação do último Paredão. Além disso, Raquele, Michel, Wanessa e Marcus Vinícius também foram convocados para o desafio. A tarefa era clara: direcionar uma "flechada" a um colega, categorizando-o como "Merece meu desprezo", "Joga sujo" ou "Fraco", seguido de apontar quem mais os incomoda na casa, evitando repetições.

 

Davi foi o principal alvo da noite, recebendo três acusações de "Jogo Sujo". Fernanda e Alane não ficaram muito atrás, ambas com duas flechadas. Juninho, por sua vez, enfrentou uma noite difícil, colecionando duas flechas, uma de cada categoria, e ainda foi eleito por três colegas como o participante mais incômodo da casa.

 

Davi é alvo de críticas no Sincerão

 

Davi não estava entre os indicados ao Paredão nesta semana do Big Brother Brasil, graças à imunidade conquistada ao atender o Big Fone. No entanto, durante a dinâmica do Sincerão, ele se tornou um dos principais focos.

 

Três colegas de confinamento, Raquele, Michel e Wanessa Camargo, o escolheram como exemplo de "Jogo Sujo". As críticas foram diretas, com Wanessa Camargo apontando comportamentos de Davi que considerou desrespeitosos, principalmente em relação às mulheres da casa. Além disso, os brothers mencionaram sua habilidade de persuadir e manipular dentro do jogo.

 

Davi, por sua vez, acompanhava as acusações com risadas, ouvidas até mesmo na área externa da casa. Apesar das críticas recebidas, ele não teve a chance de se defender durante o programa ao vivo.

 

Alane, Fernanda e Beatriz

 

Alane e Fernanda continuaram seu embate durante o programa, acusando uma à outra de "Jogo Sujo". Alane criticou Fernanda por comentários sobre seu corpo, afirmando sentir-se afetada, apesar de tentar demonstrar o contrário. Em um gesto teatral, chegou a levantar a perna durante sua fala, ironizando as críticas recebidas.

 

Fernanda, admitindo ter afrontado Alane, justificou sua atitude como uma tentativa de impor limites, expressando arrependimento pelas "baixarias ditas na academia". Além disso, acusou Alane de manipular conversas para atender a seus próprios interesses, rotulando a discussão na academia como "uma briga de menina".

 

Beatriz direcionou críticas a Fernanda, marcando-a como "Jogo Sujo" devido à sua postura excessivamente alegre, que a incomodava. Fernanda respondeu com indiferença, destacando a distância emocional entre as duas: "Não tenho muito o que falar de você, porque prefiro manter distância".

 

Alane e Juninho

 

Juninho apontou Alane como "Jogo Sujo" e argumentou que ela tende a distorcer o que os outros dizem. Ele relembrou um episódio específico de flerte na última festa, que acabou gerando polêmica após a formação do Paredão.

 

Durante o programa ao vivo, Juninho criticou a postura de Alane, mencionando que o modo como ela se expressa quando está nervosa o assustou. "Ela grita de uma forma que me assustou ontem", disse ele.

Alane teve a chance de rebater e não hesitou em se defender. Ela negou qualquer interesse em Juninho e expressou seu cansaço ao interagir com ele, destacando a necessidade de sempre reafirmar seus princípios e valores. "Eu não lhe pegaria em nenhum lugar... Eu desprezo totalmente você", afirmou Alane de forma direta.

 

Confira as escolhas que aqueceram o jogo:

 

- Michel acusou Davi de "Jogo Sujo" e apontou Juninho como o mais incômodo;

 

- Wanessa Camargo também viu Davi jogando sujo, mas se incomodou mais com Isabelle;

 

- Raquele elegeu Davi como jogador sujo e Alane como a mais incômoda;

 

- Marcus Vinicius reprovou Juninho, classificando-o como "Merece meu desprezo", e se incomodou com Raquele;

 

- Juninho viu Alane jogando sujo e se incomodou com Yasmin Brunet;

 

- Alane apontou Fernanda como jogadora suja e também se incomodou com Juninho;

 

- Isabelle achou Yasmin Brunet "Fraca" e se incomodou com Matteus;

 

- Beatriz não poupou Fernanda, chamando-a de "Jogo Sujo", e também se incomodou com Juninho;

 

- Matteus achou que Juninho está jogando sujo e se incomodou com Pitel;

 

- Fernanda viu Alane como jogadora suja e se incomodou com Yasmin Brunet.

 

As repercussões após o Sincerão

 

Depois da lavagem de roupa suja da dinâmica, os moradores da casa repercutiram alguns dos momentos. Davi, que foi alvo de críticas, decidiu conversar com Yasmin, após ser alertado por Matteus que a sister estava chateada.

 

Para a conversa, a influenciadora pediu para que Lucas estivesse presente para "depois Davi não dizer que esqueceu o que falou".

 

Durante a conversa, Davi pediu desculpas por ter falado "psiu" para Yasmin, e disse que entendia que a interjeição poderia ser interpretada como um pedido para que ela se calasse, mas que não era o caso. "É um costume meu, que eu trago lá de fora, que eu trago da minha vida".

 

Após a explicação, Yasmin disse que aceitou as desculpas de Davi, mas sinalizou que acreditava que o pedido só tinha sido feito depois que Wanessa comentou sobre o "episódio do psiu" durante o Sincerão.

 

Davi também tentou conversar com Michel, que o acusou de jogar sujo na dinâmica. No entanto, o professor se recusou a falar com o baiano. "Não quero conversar agora, respeita o meu momento!", disse. Porém, logo após comentou com Giovana. "Eu sou vingativo. Eu poderia conversar agora".

 

Outro destaque da noite foi Fernanda analisando o comportamento de Beatriz e Davi. A sister falou para Giovana que acredita que os brothers perdem o controle muito facilmente. "Eu realmente acho que tem probleminha, que tem um parafuso a menos. Com essas pessoas tem que ter muito cuidado para falar. Eu acho 'dodói'. A Pitel fala para eu não falar mais isso, mas eu acho dodói. Acho ele [Davi] 'dodói', acho ela [Beatriz] 'dodói'. Eu acho que tem um certo destempero muito rápido ali. Isso não é normal."

 

Na nova dinâmica do BBB 24, líder, anjo e os indicados ao paredão se reúnem externamente para uma sessão de perguntas com o apresentador Tadeu Schmidt, focada nas percepções sobre o jogo e os colegas de confinamento. Os demais participantes assistem a interação pelo telão, sem possibilidade de intervenção, exceto se algum deles for diretamente mencionado, tendo então direito de resposta.

 

O Paredão desta semana foi formado no domingo, 4, com Beatriz indicada pela líder Fernanda, e Alane, Isabelle e Juninho escolhidos através de votação. Pela primeira vez nesta edição, a votação popular determinará quem será eliminado. O resultado, definindo qual participante deixa o programa, será anunciado nesta terça-feira, 6.

Em outra categoria

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que vai trabalhar em parceria com o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para buscar soluções de moradia para atender a população da Baixada Santista que vive em moradias precárias perto da água, as palafitas.

"Eu e Tarcísio vamos fazer um bem-bolado para acabarmos com a palafita", declarou Lula, em cerimônia ao lado do governador paulista.

Na ocasião, foi lançado o edital para contratação das empresas para a construção do túnel entre Santos e Guarujá.

Lula aproveitou o evento para anunciar também que haverá, a partir de agora, uma articulação entre as pastas federais e estaduais para gerar moradia digna na região.

O presidente da República também disse que vai trabalhar em parceria com governadores e municípios de inclinação política oposta.

"Ninguém precisa concordar com ninguém, mas não fomos eleitos para brigar", comentou Lula. "Jamais vou perseguir alguém porque não votou em mim."

Um evento astronômico raro próximo de acontecer vai, certamente, despertar a curiosidade dos apaixonados pela observação do céu. Na próxima sexta-feira, 28, todos os planetas do Sistema Solar - Terra, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio - vão se alinhar e poderão, na ausência de nuvens e outros obstáculos, ser vistos a olho nu e sem a necessidade de instrumentos ópticos.

O processo de alinhamento já vem sendo formado desde janeiro, mas vai atingir o seu auge no dia 28, com a chegada de Mercúrio à mesma linha de visada dos demais planetas. O alinhamento está relacionado com a velocidade com que os astros giram em torno do Sol. A Terra, por exemplo, leva um ano (365 dias) para completar uma volta, enquanto Júpiter, leva 12.

O fenômeno significa que os planetas vão estar todos como se fossem alinhados, próximos um do outro e com a possibilidade de serem vistos todos juntos no horizonte e em um mesmo horário.

"Óbvio que eles só vão estar aparentemente próximos, já que eles estão a distâncias muito diferentes da Terra, mas vão estar na mesma linha de visada, então vai ser possível observá-los no céu, em uma mesma direção", diz Roberto Costa, professor do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).

Por isso que esse fenômeno é considerado muito raro, diz Costa. Para acontecer, ele explica, é necessário que todos os planetas - que possuem velocidades diferentes - consigam se posicionar em sua respectiva órbita a ponto de estarem em uma mesma linha. "É difícil que ocorra essa coincidência", afirma o especialista.

Ele dá uma dimensão dessa raridade: "Para os planetas se alinharem da mesma forma, no mesmo arranjo que estão agora, isso só vai acontecer daqui a mais ou menos quatro séculos, lá para o final do século 25". O que não significa que outros alinhamentos, com os planetas em posições diferentes, não possam acontecer neste tempo. "Para repetir este arranjo de posições sim (vai levar quatro séculos), mas outros alinhamentos tão ou mais bonitos ocorrerão", diz.

O que fazer para conseguir observar?

Conforme Costa, não é necessário equipamentos, como lunetas ou binóculos - embora eles facilitem. Mas, basta procurar um lugar que o horizonte oeste esteja desimpedido, sem prédios e árvores, que não tenha morros e em uma noite limpa, sem nuvens. "Minha sugestão para um observador leigo é sempre começar por Vênus. Ele é o objeto mais brilhante do céu exceto o Sol e a Lua", orienta.

Ele explica que o dia 28 é considerado o auge do alinhamento por conta da presença de Mercúrio, que também poderá ser visto, embora não seja uma tarefa simples. "O que pode atrapalhar um pouco a observação desta região no dia 28 é a presença da Lua também na direção oeste. Seu brilho torna mais difícil observar os planetas. Mercúrio fica quase impossível", diz Costa.

O professor, contudo, não considera impossível visualizar o planeta que é o mais próximo do Sol entre todos os demais. "É possível ver Mercúrio a olho nu, mas eu recomendo usar um programa tipo planetário, que reproduzem o céu para qualquer horário e local. Existem vários gratuitos que podem ser instalados como aplicativo de celular, ou no computador, como o Stellarium e o Sky Chart", recomenda, Roberto Costa.

Ainda existe a possibilidade de observar o alinhamento na próxima quarta, 4 de março. Isso porque a Lua vai estar mais afastada e, portanto, seu brilho não ofuscará tanto a visualização do fenômeno.

Refutando alguns mitos, o professor afirma que o alinhamento não altera em nada o que acontece na Terra. A força das marés, diz, é exercida pela Lua e pelo Sol. "Os planetas estão a distâncias muito, muito grandes e é absolutamente impossível que ocorram influências gravitacionais dos planetas sobre a Terra", ressalta. "Não tem influência nenhuma, é apenas um belo espetáculo para se admirar".

Um soterramento de terra na cidade de Jandira, na Grande SP, provocou a morte de uma pessoa e deixou outra ferida, na tarde da quarta-feira, 26. As vítimas (dois homens) não tiveram as identidades divulgadas,

O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado para a ocorrência por volta das 17h30. O homem foi localizado à noite e teve o óbito confirmado depois das 21h.

Uma segunda vítima sobreviveu ao soterramento. Ela foi retirada e transportada ao Hospital das Clínicas pelo helicóptero Águia. Ela estava consciente, mas apresentava uma possível fratura do fêmur.

Apesar dos temporais que caíram Grande SP nesta quarta e nos últimos dias, a movimentação de terra não tem relação com as chuvas. De acordo com a Defesa Civil, o soterramento aconteceu em uma obra, onde há escavações.