Nova onda de calor fará sensação térmica superar os 40ºC em SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Estado de São Paulo e grande parte do País devem enfrentar uma nova onda de calor na próxima semana. Estão previstas temperaturas até 5% acima da média histórica que, para esse período, em São Paulo, é de 24ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na capital paulista, desde o domingo, 16, até quarta-feira, 19, as temperaturas estarão acima de 30ºC.

Na terça-feira, 18, a máxima deve chegar a 33,4ºC, com sensação térmica acima dos 40ºC, segundo dados do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).

Entre domingo e quarta-feira, a umidade relativa do ar deve aumentar, o que favorece a maior percepção do calor.

A sensação térmica é a intensidade do frio ou do calor percebida pelo corpo humano. Essa percepção é influenciada, não só pela temperatura externa, mas também pelas condições de umidade e do vento.

Quando a temperatura e a umidade estão altas de forma concomitante, a transpiração não ocorre de forma eficiente, aumentando a sensação de calor percebida pela pessoa.

Conforme o Inmet, a massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste, ganhará força a partir deste domingo, 16.

A onda de calor atinge inicialmente áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, estendendo-se posteriormente pelos Estados de Goiás e da Bahia.

Veja as temperaturas máximas previstas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec/Inpe) para a Região Metropolitana de São Paulo:

- domingo: 32,2ºC

- segunda-feira: 33,4ºC

- terça-feira: 33,1ºC

- quarta-feira: 31,1ºC

- quinta-feira: 28,1ºC

- sexta-feira: 27,8ºC

Terceira onda de calor no País

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), ocorre uma onda de calor quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5ºC ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos. Essas condições podem abranger uma área ampla e não apenas uma localidade.

Essa deverá ser a terceira onda de calor no País desde o início de 2025. Em janeiro, uma primeira onda aconteceu entre os dias 17 e 23 e, a segunda, entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.

O calor intenso produzido pela segunda onda chegou a derreter cones de sinalização que estavam sobre o asfalto, em Santa Maria, no interior gaúcho, e levou ao adiamento no início do ano letivo em 2.320 escolas da rede estadual de ensino.

Nas regiões da Grande Porto Alegre, Uruguaiana, Campo Bom, São Gabriel, Camaquã, São Vicente do Sul e Santa Maria, as temperaturas passaram de 40ºC. A sensação térmica chegou aos 50ºC.

Em outra categoria

Rodrigo Faro e Tereza Seiblitz foram os eliminados da Dança dos Famosos neste domingo, 19, na primeira etapa da repescagem. O programa também contou com quatro participantes classificados à próxima fase, que continua no domingo que vem: Richarlyson, Alvaro, Wanessa Camargo e Nicole Bahls.

Em sua despedida, Rodrigo Faro revelou que deve voltar ao programa para uma "surpresa" mais à frente, e destacou o quadro Dança Gatinho, que estrelou na Record ao longo dos anos: "Agradeço a oportunidade de fazer o que mais amo na televisão, que é dançar. A dança mudou minha vida. Minha carreira de comunicador era outra antes de eu decidir dançar."

E concluiu: "Do meu jeito, com quadril duro... Mas a história do Rodrigo Faro é antes da dança ou depois da dança. Por isso, se você [telespectador] está vendo: não importa se você sabe ou não sabe dançar. A dança conecta as pessoas. Foi dançando que eu me conectei com o Brasil e escrevi uma nova história como comunicador."

O apresentador Luciano Huck ainda tocou a vinheta "Dança, gatinho, dança", em alusão ao programa de Rodrigo na Record.

Já Tereza Seiblitz relembrou sua personagem na novela Explode Coração, a cigana Dara: "Fiquei muito feliz de dançar para o Brasil de novo, porque a Dara foi um personagem muito importante, em que eu dançava, e as pessoas sentiam falta dela."

Além de Faro e Tereza, Catia Fonseca e Fernanda Paes Leme já haviam sido eliminadas da Dança dos Famosos 2025.

Gracyanne Barbosa e Luan Pereira também tiveram que desistir do programa por motivos de saúde.

Spike Lee adiou a visita que faria ao Brasil neste domingo, 19. O diretor de cinema pretendia promover seu filme, Luta de Classes, no Rio de Janeiro, além de visitar a Pequena África e receber o título de cidadão honorário da capital fluminense. Segundo informações da prefeitura, o motivo foi "um imprevisto na partida do diretor em Nova York que atrasou o horário de sua chegada".

"Para não haver cancelamento de parte da agenda, as equipes decidiram, em comum acordo, adiar a visita", informou a Secretaria Municipal de Cultura e a Rio Filme, em nota.

Spike Lee no Brasil

Spike Lee já esteve no Rio de Janeiro em outras ocasiões. Na mais conhecida, em 1996, gravou o clipe da música They Don't Care About Us, de Michael Jackson, no morro de Santa Marta.

Na ocasião, trocou declarações em tom crítico com autoridades, chegando a ser chamado de "otário" pelo chefe da Polícia Civil do Estado à época.

A Dança dos Famosos contou com mais um participante eliminado por conta de motivos de saúde. Luan Pereira teve de abandonar a competição por conta de um problema de pedras nos rins.

Em participação via vídeo no Domingão Com Huck deste domingo, 19, o cantor relatou que, nesta semana, acordou de madrugada sentindo fortes dores nas costas. Como já teve problemas semelhantes em outras ocasiões, foi a um hospital buscando por atendimento.

"A maior dor que já senti na minha vida. Só quem já teve pedra no rim sabe. Cheguei a vomitar de dor. Descobri que tem mais de 10 pedras no meu rim", disse Luan Pereira.

Luciano Huck lamentou o afastamento, que implica também em sua eliminação na Dança dos Famosos. "Saúde em primeiro lugar. Espero que você venha pessoalmente aqui para eu te dar um abraço quando estiver recuperado. Sempre será bem-vindo, portas abertas."

Luan Pereira concluiu: "Agradeço a todos vocês, à minha professora Mariana, que confiou em mim. Peço desculpas por ter abandonado a competição desse jeito, mas os planos de Deus são sempre maiores que os nossos. Se Ele quis assim, é porque era pra ser."

Recentemente, Gracyanne Barbosa foi outra participante a deixar o elenco da Dança dos Famosos por um problema de saúde. Ela lesionou o joelho e precisou passar por cirurgia após se machucar durante as gravações.

Luan Pereira conquistou 166 pontos na classificação total da fase anterior do programa, ficando na lanterna de seu grupo, que ainda contava com Lucas Leto, Manu Bahtidão, Allan Souza Lima, Nicole Bahls, Wanessa Camargo e Alvaro. Ele disputaria a repescagem para tentar voltar à disputa.