'Mainha do Crime': polícia investiga elo entre morte de ciclista e latrocínio de delegado em SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Civil de São Paulo investiga uma possível relação entre a morte de Vitor Medrado, ciclista de 46 anos baleado na última semana perto do Parque do Povo, no Itaim Bibi, zona oeste da capital, com o latrocínio que vitimou o delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, ocorrido há cerca de um mês na Chácara Santo Antônio, zona sul.

Ação policial realizada na manhã desta terça-feira, 18, resultou na prisão de Suedna Barbosa Carneiro, de 41 anos. Apontada como uma espécie de financiadora de crimes de roubo, ela foi detida em Paraisópolis, na zona sul. Conforme a polícia, a suspeita é conhecida na região como "Mainha do Crime". A reportagem ainda não conseguiu localizar a defesa de Suedna.

Suedna seria responsável por fornecer armamentos a um grupo de ao menos sete criminosos, por meio de uma espécie de aluguel, e comprar os produtos roubados por eles, entre joias e celulares. A quadrilha é suspeita de cometer assaltos à mão armada e de moto em bairros da capital como no Brooklin, zona sul, e Pinheiros, zona oeste, segundo as autoridades.

"No levantamento que fizemos, chegamos a aproximadamente sete ou oito indivíduos que assaltam em conjunto (saindo) da favela do Paraisópolis e em uma (Suedna) que seria a compradora dos produtos roubados: celulares, bolsas, entre outros objetos pertencentes às vítimas", afirma o delegado Marcel Druziani, do 11º Distrito Policial (Santo Amaro).

Druziani descreve Suedna como uma espécie de líder do grupo. Segundo o delegado, a prisão dela foi resultado de uma longa investigação, iniciada há cerca de um mês, após a morte de Moura Júnior. Como mostrou o Estadão na época, o delegado tinha acabado de concluir o curso de formação da polícia e atuava no 11° DP havia pouco tempo quando foi morto.

Moura Júnior foi alvejado no último dia 14 de janeiro em tentativa de assalto enquanto caminhava pela Rua Amaro Guerra. Ele foi morto com quatro tiros: dois nas costas, um no braço e outro na garganta. "É muito triste, a gente não tem nem o que falar", disse, na época, o secretário-executivo da Segurança Pública, delegado Osvaldo Nico Gonçalves.

"Com relação ao delegado, não há dúvidas mais (de envolvimento da quadrilha que seria encabeçada por Suedna), nós já fizemos muitos levantamentos. E, com relação ao ciclista, há uma grande possibilidade de ter relação", disse o delegado, em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira após a prisão de Suedna.

"Trata-se de uma suspeita muito forte, mas a perícia vai ser feita ainda, porque hoje nós apreendemos três armas na casa dela: uma pistola e dois revólveres", acrescentou.

Esse segundo caso é investigado pelo 15.º Distrito Policial (Itaim Bibi), mas Druziani afirmou que prevê compartilhar possíveis informações relevantes obtidas a partir das apreensões desta terça. A ação contou também com apoio dos departamentos de Investigações Criminais (Deic) e de Polícia Judiciária da Capital (Decap).

- Vitor Felisberto Medrado morreu baleado pouco após as 6h da manhã da última quinta-feira, 13, na Rua Brigadeiro Haroldo Veloso. Ele estava em sua bicicleta quando foi abordado por dois assaltantes e, antes de esboçar qualquer reação, alvejado à queima-roupa.

Segundo Druziani, após a morte de Belarmino, várias equipes, em trabalho integrado entre as forças policiais do Estado, passaram a investigar a movimentação de motos com suspeitos de cometer assaltos. "Através de sistemas de câmeras da cidade, o SmartSampa e também o (sistema) do Estado, e outras mais, passamos a 'seguir' essas motos (suspeitas)", disse.

Ele afirma que, nesse trabalho, foram identificados suspeitos que saíam de Paraisópolis e iam até outros bairros para cometer roubos. Depois, retornavam para lá com os objetos roubados. "Começamos a fazer levantamento e obtivemos outras informações que nos deram conhecimento, nomes e prenomes pelo menos, de quem podiam ser os autores."

Os suspeitos de cometer os crimes ainda não foram localizados, mas nesta terça a polícia prendeu aquela que considera ter papel central nos roubos cometidos pela quadrilha. No endereço de Suedna, foram apreendidos três armas de fogo, mochilas de entrega, capacetes e outros acessórios possivelmente usados em crimes cometidos pela cidade.

As investigações indicam que ela alugava os equipamentos para os bandidos. "Os suspeitos usam de oito a nove motos. E eles trocam de veículos, trocam as placas do veículo, trocam as 'bags' (mochilas) de entregas. Então é muito complexo", afirmou o delegado.

Também foram encontrados cerca de R$ 21 mil em espécie, além de 18 celulares e outros equipamentos eletrônicos, que agora serão analisados pelos investigadores. "É uma cabeça econômica 'da coisa', fomenta isso. A partir do momento em que ela te dá arma e compra o que você rouba, ela é a principal cabeça ali. Sem ela, talvez esses ladrões não teriam tanta solução para as coisas que eles roubam", afirmou Druziani.

O delegado afirmou que uma das armas apreendidas com Suedna teria sido usada na morte de Belarmino, mas que a comprovação depende de exame balístico. Disse também que há a suspeita que um dos capacetes apreendidos tenha sido usado pelo autor dos disparos contra Moura Júnior. As perícias a serem realizadas nos próximos dias também podem apontar relação com outras ocorrências, acrescentou ele.

Druziani falou que a polícia também apura uma possível relação da quadrilha com o caso da médica que foi vítima de assalto na Avenida Doutor Francisco de Paula Vicente, no bairro Continental, zona oeste. "Há uma grande possibilidade", disse. Marília de Godoy Dalprá, de 67 anos, praticava exercícios na madrugada do último sábado, 15, quando foi abordada por dois homens em uma moto. Durante a ação, ela foi agredida e um dos indivíduos mordeu o dedo dela na tentativa de roubar a aliança.

De acordo com o delegado, Suedna teria confessado, em depoimento, que todas as armas apreendidas seriam dela. "Os capacetes e os celulares ela confessa que são roubados, mas nega que fomenta o crime. Porque a conduta dela é de realmente fomentar o crime", disse. "Quando ela aluga armas, quando ela cede armas e quando ela compra o produto do crime, ela está mais do que fomentando o crime, está participando ativamente dele", acrescentou.

Conforme dados da Secretaria da Segurança Pública, o número de latrocínios na capital aumentou 23,2%, em 2024 (53) ante 2023 (43), na contramão de quedas observadas em modalidades como roubos e furtos. O aumento no Estado, por sua vez, foi de 1,8%. O

Em outra categoria

Longe das telonas desde 1990, a franquia Gremlins retornará aos cinemas em 2027. Presidente da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, anunciou um terceiro filme da franquia em uma apresentação para os acionistas.

De acordo com a Variety, o CEO confirmou que Gremlins 3 terá o retorno de Steven Spielberg como produtor-executivo, posto que ocupou nos dois primeiros longas, enquanto Chris Columbus, diretor de Harry Potter e a Pedra Filosofal e roteirista de Gremlins, assume a direção, antes ocupada por Joe Dante.

O longa teve sua estreia marcada para 19 de novembro de 2027 nos Estados Unidos, apenas uma semana antes de Frozen 3, da franquia fenômeno da Disney, chegar aos cinemas. Já Vingadores: Guerras Secretas, filme da Marvel, que é selo da Casa do Mickey, estreia em 17 de dezembro do mesmo ano, dificultando o caminho de Gremlins 3 nas bilheterias.

Gremlins

Em Gremlins, um garoto ganha um novo bichinho de estimação, um fofo mogwai chamado Gizmo, mas é alertado a não alimentá-lo após a meia-noite, não molhá-lo e não expô-lo a luzes fortes. Após inadvertidamente quebrar as regras, ele libera uma horda de mogwais. Os bichinhos, então, se tornam feias e caóticas criaturas, os gremlins, que destroem a cidade. O filme foi um sucesso, arrecadando US$ 159,7 milhões nas bilheterias mundiais.

Ao lado de Indiana Jones e o Templo da Perdição, também lançado em 1984, Gremlins foi responsável de uma nova categoria na classificação indicativa nos cinemas dos Estados Unidos. Lançados entre maio e junho daquele ano, os filmes causaram comoção por terem recebido censura livre (chamada PG nos EUA) apesar de suas cenas sangrentas e assustadoras para uma criança média estadunidense.

Assim, Spielberg usou sua influência na indústria para pressionar a Associação de Filmes dos EUA (MPAA, em inglês) a criar uma nova censura: a PG-13, equivalente às classificações de 12 e 14 anos no Brasil. A medida foi celebrada por cineastas, que passavam a ter mais leniência no que poderia ser incluídos em seus filmes para o grande público, inclusive sangue e alguns palavrões.

Gremlins 2: A Nova Geração estreou em 1990, mas não repetiu o sucesso de seu antecessor, arrecadando menos de um terço do valor do primeiro filme. Mais zombeteiro e com referências metalinguísticas, o longa não conquistou a crítica nem o público da época, mas acabou se tornando um clássico noventista cult muito adorado pelos fãs.

A franquia continuou em outras mídias, ganhando gibis, videogames e animações, mas nenhum título que tenha conquistado o público como o filme original.

Gremlins e Gremlins 2: A Nova Geração estão disponíveis para streaming na HBO Max.

Jennifer Lawrence, estrela do filme Morra, Amor, disse em entrevista ao podcast Las Culturistas que não contou com um coordenador de intimidade durante a filmagem das cenas de sexo com Robert Pattinson. Segundo a atriz, ela não sentiu necessidade de contar com um profissional com ela no set.

"Não tivemos [um coordenador de intimidade], ou talvez tivemos mas não de verdade. Eu me senti muito segura com Rob", declarou ao programa. "Ele não é pervertido e é completamente apaixonado por Suki Waterhouse. Nós basicamente ficamos conversando sobre nossos filhos e relacionamentos, nunca houve nada estranho."

Inspirado no livro homônimo de Ariana Harwicz, o filme acompanha Grace (Lawrence) e seu parceiro Jackson (Pattinson), que acabaram de se mudar para uma casa isolada no coração dos EUA. Enquanto luta para manter sua sanidade após se tornar mãe, Grace começa a sentir as pressões da vida doméstica e a deixar um rastro de destruição em seu caminho. A direção é de Lynne Ramsay.

O filme, que estreou mundialmente no Festival de Cannes em maio, teve sua data de lançamento confirmada no Brasil: 20 de novembro nos cinemas, com exibição posterior na plataforma de streaming Mubi.

A atriz Sadie Sink, que interpreta a personagem Max Mayfield na série "Stranger Things", desejou boa sorte aos estudantes brasileiros que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, que será realizado nos dias 9 e 16 de novembro.

Em um vídeo publicado na terça-feira, 4, no perfil do Instagram da Netflix Brasil, Sadie disse que, às vésperas do Enem, os candidatos podem se sentir como se estivessem no "mundo invertido" - referência a uma dimensão paralela retratada na série - e ninguém pudesse salvá-los.

"Mas eu estou falando como uma amiga, e amigos não mentem. Isso não é o Vecna. Se você estiver preparado, não vai ser nem um Demogorgon", disse a atriz, citando vilões do universo de Stranger Things.

"Tenho certeza que você vai arrasar, atravessar aquele portal independente da dificuldade, e NÃO SE ATRASE", disse Sadie.

A primeira prova do Enem, que ocorre neste domingo, 9, é composta por 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas e uma redação. Já no próximo domingo, 16, será a vez de 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. O início das provas está previsto para às 13h30.

Já a primeira parte da quinta e última temporada de Stranger Things será lançada pela Netflix no dia 26 de novembro - mais de três anos após a estreia da quarta temporada.