Hospital das Clínicas abre inscrições para 53 cursos de especialização

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O HCX do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) está com inscrições abertas para os cursos de especialização médica e multiprofissional, Lato Sensu, com início previsto para o primeiro semestre de 2025 e duração de 1 a 2 anos. Do total, o programa contará com três novos cursos em sua grade curricular em 2025: Psiquiatria geral, Psiquiatria intervencionista (EAD) e Dermatologia.

Segundo a diretora-executiva do HCX, Gisleine Eimantas, as especializações na área de saúde seguem às tendências de mercado e estão cada vez mais focadas em trazer para o aluno a experiência ou a vivência do tema envolvido e não só mais o conteúdo técnico-científico que está disponível em vários locais. “A inteligência artificial pode criar uma aula sozinha sobre qualquer tipo de assunto, mas não traz a vivência dos professores e especialistas”, diz ela.

A Doutora explica que o maior desafio é transmitir a vivência dos professores e a experiência e a complexidade de casos atendidos pelo HCFMUSP. “Estamos estruturando de forma flexível e dinâmica para que o aluno possa absorver esse aprendizado de qualquer local, sem necessitar vir ao HC durante todo o curso. Alguns programas são presenciais, mas muito deles são híbridos ou totalmente à distância e, para isso, hoje utilizamos o “live learning” - uma nova metodologia de aprendizagem virtual que permite replicar a experiência interativa da educação presencial.”, diz.

Gisleine Eimantas ressalta que a área de saúde “é dinâmica com o surgimento de novas tecnologias e publicação de artigos sobre o avanço das ciências quase que diariamente, além de novos tratamentos, novos protocolos, novas leis e regulamentações, o que exige que o profissional de saúde esteja atento e conectado com tudo que acontece buscando se aprimorar, desenvolvendo novas habilidades e novas competências, do contrário ele fica fora do mercado de trabalho”.

Outro ponto importante dos cursos de especializações é a adequação do profissional à mudança de perfil do paciente, revela a diretora-executiva, apontando que o paciente, também, está cada vez mais conectado: “às vezes, ele chega no consultório de um médico com um artigo que o médico ainda não leu sobre a patologia dele, o que obriga o profissional a estar conectado aos novos estudos e novas tecnologias para saber identificar a doença desse paciente e definir conjuntamente a melhor conduta para o tratamento da doença com melhor adesão pelo paciente”, afirma. 

Com as inovações na área de saúde que ocorrem no Brasil e no mundo como, por exemplo, novas drogas, atendimentos e monitoração virtuais, etc, as especializações médicas e multiprofissionais se tornaram fundamentais para atualizar os temas de cada especialidade para profissionais das diversas áreas da saúde. Nesse sentido, o HCX traz inclusive referências e vivências internas e principalmente externas de mercado.

Entre os temas em alta na atualidade, Gisleine destaca a saúde mental como o principal foco de cuidado com atuação direta de psiquiatras e psicólogos, abrangendo não só os pacientes, mas também os profissionais que precisam estar equilibrados emocionalmente para cuidar do outro.

Outro tema bastante procurado e incluído no portfólio das Especializações do HCX é a visão de integralidade do ser, pois apesar dos avanços da tecnologia, as pessoas têm buscado técnicas mais naturais e alternativas de cuidado que não necessariamente exijam o uso de medicação ou de um equipamento tecnológico. “Essa volta ao natural, busca do bem-estar e qualidade de vida, visa o tratamento do indivíduo em sua totalidade considerando sua saúde física, mental e emocional. Neste caso, não se olha apenas para a doença e seus sintomas, mas busca-se entender as angústias e a realidade de cada paciente”, diz Gisleine.

 “Como propósito, disseminamos conhecimento em todas as áreas de saúde, buscando formar e capacitar melhor, um maior número de profissionais para que sejam capazes de cuidar melhor e de cada vez mais pessoas.”

 Cursos de Especialização HCFMUSP em destaque

 Entre as especializações do HCX 2025, destacam-se os cursos de Diagnóstico e Manejo Clínico dos Transtornos do Humor , Neuropsicologia com formação em reabilitação cognitiva; Avaliação e tratamento interdisciplinar de dor;  Psiquiatria Intervencionista, envolvendo os temas voltados à saúde mental, que desde a pandemia de Covid-19 chama a atenção da comunidade médica e do SUS.

Com a mudança drástica das relações de trabalho registrada nos últimos anos, outro campo que ganha relevância é a Medicina do Trabalho, Medicina Legal, Perícia Médica e Ciências Forenses. E diante do avanço das inovações tecnológicas e a necessidade de capacitação dos profissionais, o HCX lançou o novo MBA de Saúde Digital, Logística e Cuidados Integrados, a partir de 2025.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil