Aulas acontecem em formato digital e terão foco no aprimoramento da produção de conteúdos relacionados ao tema
Entre janeiro e fevereiro de 2025, a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) vai realizar a 32ª edição do Programa de Verão, iniciativa que oferece cursos de extensão universitária para a comunidade geral e acadêmica. Serão quase 30 cursos presenciais e remotos, incluindo uma formação exclusiva para profissionais da comunicação que atuam na produção e divulgação de saúde para mídias convencionais ou digitais.
O programa tem como objetivo agregar mais conhecimento e responsabilidade social ao trabalho de jornalistas e comunicadores, oferecendo ferramentas úteis para aprimorar a atividade de mediação social e combater as desinformações que circulam nas redes sociais. Para isso, o curso vai explorar o conceito de Literacia em Saúde, termo cunhado em 1970 para avaliar a capacidade das pessoas em obter, compreender, avaliar e usar informações sobre saúde para o bem-estar pessoal e coletivo. As aulas também vão oferecer direcionamentos para a promoção da saúde, prevenção de doenças e capacitação para agir em direção à redução das desigualdades.
“A proposta é que o aprendizado de conceitos e modelos de LS se incorporem às competências desses profissionais para que eles trabalhem de forma coordenada às iniciativas de saúde pública e da promoção da saúde”, explica a jornalista Cristina Almeida, idealizadora do curso.
Todos os encontros serão realizados on-line entre os dias 03 a 07 de fevereiro, das 14h às 18h. Com 20h de carga horária total, a grade se divide em seis módulos independentes e complementares: Saúde pública e promoção da saúde; Explicar e entender a literacia em saúde: Conceitos e dimensões; Educação em saúde não é a mesma coisa?; É preciso mudar a vida: capacitar-se para a literacia em saúde e a promoção da saúde; Um sentido para a saúde; O outro lado da literacia em saúde: a perspectiva das fontes.
Os responsáveis pela condução das aulas são os docentes da Faculdade de Saúde Pública e Medicina da USP e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, vinculada à Fiocruz. Os alunos também terão a oportunidade de aprender com convidados especializados em Educação e Filosofia.
Os interessados podem realizar as inscrições entre os dias 14 de outubro e 04 de dezembro de 2024, seguindo as instruções contidas no edital. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição tem um custo de R$ 400. Isenções de taxas serão oferecidas no período de 23 a 26 de setembro de 2024 por meio de sorteio. Os participantes com 75% de frequência recebem certificado. Para outras informações ou inscrições, basta acessar fsp.usp.br/cverao/.
Faculdade de Saúde Pública da USP oferece curso de saúde pública para jornalistas e profissionais da comunicação
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura