'Altas Horas' deste sábado terá homenagem a Paulinho da Viola

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O programa Altas Horas que vai ao ar na noite deste sábado, 15, terá Paulinho da Viola, 82 anos, como homenageado. Paulinho, um dos principais nomes do samba, estará no palco com o apresentador Serginho Groisman e de outros convidados do programa.

Um deles é Ney Matogrosso. O cantor vai dar sua interpretação para Roendo as Unhas, samba lançado por Paulinho em 1973. Ney vai aproveitar a participação no Altas Horas para falar sobre sua cinebiografia, estrelada pelo ator Jesuíta Barbosa, que estreia em maio.

A cantora Vanessa da Mata canta Coração Leviano, um dos grandes sucessos do compositor. Criolo relembra outro samba emblemático, Argumento. Céu canta Dança da Solidão, também muito conhecida na voz de Marisa Monte.

Paulinho também canta. Entre as canções escolhidas por eles está Timoneiro, uma parceria com Hermínio Bello de Carvalho.

Sobre esse samba, o compositor comentou que compôs a melodia para os versos de Carvalho indo de um estúdio para a outro. "O poeta Hermínio me mandou essa letra, mas estava fazendo gravação de outras músicas, então não fiz nada na hora. Um dia, houve um intervalo para um lanche dos músicos, e eu saindo do estúdio, estava indo para outro, aconteceu uma coisa meio sem explicação, os versos do Hermínio me vieram e no mesmo tempo que comecei a cantarolar esse refrão. Quando cheguei no outro estúdio, já estava com aquilo me incomodando, inclusive fiz um registro para não esquecer", contou.

Paulinho ainda relembra, ao lados dos filhos João Rabello e Beatriz Rabello, Onde a Dor Não Tem Razão, Pecado Capital e Na Linha do Mar.

O Altas Horas vai ao ar após o Big Brother Brasil 2025.

Em outra categoria

Três suspeitos foram presos na tarde desta quinta-feira, 20, após o assalto a uma joalheria no Shopping Iguatemi de Campinas, interior de São Paulo. Um deles foi baleado, recebeu atendimento ainda no local e depois foi socorrido por equipes de emergência.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), os veículos utilizados pelos suspeitos foram apreendidos e encaminhados para perícia. "Diligências prosseguem para esclarecer todos os fatos, identificar outros possíveis envolvidos e recuperar eventuais itens subtraídos", diz.

A pasta afirma que dois suspeitos foram detidos já no shopping e um terceiro foi capturado por guardas municipais. Diz ainda que segue acompanhando a ocorrência. "A ação contou com resposta imediata das forças de segurança, com apoio da Guarda Civil Municipal, e segue em andamento."

Nas redes sociais, usuários relataram momentos de pânico durante a ação. "Em choque até agora", publicou um usuário no X (ex-Twitter). "Funcionários e clientes trancados nas lojas", escreveu uma mulher.

Procurado pela reportagem, o Shopping Iguatemi Campinas afirmou que o empreendimento acionou imediatamente as autoridades competentes, que encerraram o caso.

"O shopping esclarece que todos os clientes e colaboradores estão bem e em segurança, e reforça que está contribuindo com as investigações", disse, em nota enviada ao Estadão. O shopping acrescentou que seguiu funcionando até às 20h.

O Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) informou nesta quinta-feira, 20, que já foram liberadas 12 das 21 pessoas atendidas após incêndio na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

O CIOCS realiza o monitoramento e a organização da assistência na COP30. É coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com equipe do Pará e de Belém.

Em nota, o centro informou que 19 casos estavam relacionados à inalação de fumaça e dois a crise de ansiedade. O serviço afirma que não há registro de pacientes com queimaduras.

A presidência da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e a UNFCCC, braço focado em clima da ONU, informaram que não haverá qualquer atividade no plenário na noite desta quinta-feira, 20. As sessões plenárias serão retomadas nesta sexta, com acesso a todas as partes e também observadores.

Em comunicado aos participantes, a presidência e a UNFCCC também informaram que, assim que for possível, as atividades oficiais serão retomadas somente para a conclusão de reuniões de grupos que foram interrompidas pelo incêndio.

No texto conjunto, a presidência da COP30 e o secretariado afirmam que trabalham para "finalizar um plano para a retomada das atividades da COP, que será focado nas negociações, assim que o local tiver sido completamente avaliado e considerado totalmente seguro pelas autoridades de incêndio e de saúde".