0

Diário de Notícias

DN.

Com juros elevados, consórcios somaram 30% das vendas do setor em 2025, diz Abraciclo

Continue lendo o artigo abaixo...

O recorde histórico de vendas de motocicletas no País registrado em 2025 foi impulsionado, entre outros vetores, pelo crescimento da modalidade de venda via consórcio, em meio ao cenário de Selic alta e aperto nas condições de crédito. Conforme informou a Abraciclo, associação que representa as montadoras de veículos de duas rodas instaladas no polo industrial de Manaus (AM), a venda de motocicletas cresceu 17,1% em 2025, atingindo 2,19 milhões de unidades, novo recorde da série histórica. Desse total, a Abraciclo estima que pelo menos 30% foi comercializado via consórcio.

"O consórcio ultrapassou o patamar de 30% nas vendas no ano passado. Tivemos flutuações ao longo do ano, com meses entre 33% e 34% do total, mas com certeza é uma modalidade importante. No Brasil há uma questão cultural para essas compras, mas tem sim a questão da Selic alta também", disse o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, durante coletiva de imprensa para apresentar dados do setor.

Bento mencionou que a Selic, hoje em 15%, deve cair ao longo de 2026, mas de forma tímida, mantendo o juro em nível restritivo e dificultando os financiamentos. Apesar do cenário adverso, os números de financiamentos para a compra de motos ficaram estáveis no ano, segundo ele. Bento salientou, porém, que os números de inadimplência do País devem reforçar a cautela por parte das instituições financeiras na hora de conceder empréstimos.

A projeção da Abraciclo é de nova expansão no volume de vendas de motocicletas em 2026, com expectativa de 2,3 milhões de unidades comercializadas no total, uma alta de 4,6% em relação a 2025.

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para comentar.