Continue lendo o artigo abaixo...
A 38ª edição dos European Film Awards, considerada a principal premiação do cinema europeu e realizada em 17 de janeiro de 2026, em Berlim, consagrou o drama Sentimental Value, dirigido por Joachim Trier, como o grande vencedor da noite.
O filme norueguês arrebatou seis dos principais prêmios, incluindo Melhor Filme Europeu, Melhor Direção para Trier, Melhor Ator (Stellan Skarsgård) e Melhor Atriz (Renate Reinsve). A obra explora temáticas familiares com profundidade e tem sido apontada também como forte candidata na corrida para os Prêmios Oscar 2026.
Em segundo destaque ficou o filme Sirāt, de Óliver Laxe, que conquistou cinco prêmios técnicos importantes, como Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Diretor de Produção e Melhor Som, apesar de não ter levado as categorias principais.
A cerimônia, organizada pela European Film Academy, contou com a presença de cerca de mil convidados da indústria cinematográfica europeia e foi realizada em um novo calendário estratégico para posicionar o evento na temporada internacional de premiações, logo após o Globo de Ouro e durante o período de votação para os Oscars.
Além dos prêmios principais, destaques da noite incluíram reconhecimentos para animação (Arco), documentário (Fiume o Morte!) e prêmios de excelência para veteranos da indústria, como o European Lifetime Achievement Award para Liv Ullmann.
Seja o primeiro a comentar!