Deep Purple e Alice Cooper são confirmados em festival de São Paulo; saiba os detalhes

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Deep Purple e Alice Cooper, nomes históricos do rock, foram confirmados como atrações do Festival Best Of Blues and Rock, em São Paulo, que ocorre em dois fins de semana do mês junho no Parque Ibirapuera.

Eles vão tocar nos dias 14 e 15 de junho. As vendas já estão abertas pelo site da Eventim.

Anteriormente, o festival já havia anunciado outras atrações de peso: Dave Matthews Band e Richard Ashcroft (ex-The Verve), para os dias 7 e 8 de junho. Também estão confirmadas bandas nacionais como Hurricanes, Barão Vermelho e Black Pantera.

A banda britânica dos hits Smoke On The Waker e Hush se apresentou na última edição do Rock In Rio, no ano passado. Já o performático cantor norte-americano de sucessos como Poison e School's Out veio pela última vez ao Brasil em 2017, também para o Rock In Rio daquele ano.

Em outra categoria

Se os Estados Unidos implantassem o mandato E15 (mistura obrigatória mínima de 15% de etanol na gasolina), o consumo americano de etanol subiria em até 12 bilhões de litros por ano, segundo o CEO da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), José Guilherme Nogueira. "Hoje apenas alguns Estados adotam o E15.

A taxa média de mistura de etanol na gasolina lá é de 10,38%. Com o E15 em todos os Estados, eles consumiriam mais de 10 bilhões a 12 bilhões de litros de etanol por ano e não teriam problemas de excedente de oferta", afirmou Nogueira em evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na AgriZone, durante a COP30.

Nogueira defendeu que, além do Brasil, que tem como mistura 30% de etanol na gasolina, outros países também implementem políticas públicas de incentivo ao uso de biocombustíveis na diminuição de combustíveis fósseis. "Os Estados Unidos hoje consomem metade da gasolina do mundo, têm o E15, mas não usam o E15 de forma geral. Isso precisa ganhar um alcance maior", argumentou. O consumo de etanol nos Estados Unidos atualmente é em torno de 54 bilhões de litros por ano.

Ele citou ainda a Colômbia que está começando a produção de carros flex e a Austrália que não possui produção de carro flex. "Há diversos outros países produtores de etanol que poderiam estar usando etanol e não usam como poderiam", acrescentou.

*A jornalista viaja a convite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A Polícia Federal informou nesta quarta-feira, 19, que instaurou um procedimento para investigar uma possível divulgação indevida de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve as provas aplicadas nos últimos dois domingos, 9 e 16 de novembro.

Segundo a polícia, o procedimento foi aberto após um pedido formal encaminhado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado do Ministério da Educação. O pedido do Inep foi para investigar a conduta e autoria de uma live nas redes sociais que divulgou questões similares às do Enem 2025.

Na tarde de terça-feira, 18, o Inep informou que três questões foram anuladas, mas não divulgou quais. No mesmo dia, candidatos que fizeram o Enem passaram a denunciar a suspeita de vazamento da prova, porque um professor do Ceará teria "previsto questões" feitas no último dia 16.

O professor citado é Edcley S. Teixeira, que também é aluno de Medicina e vende pacotes com monitorias para candidatos do Enem. Uma live feita dias antes do Enem antecipou ao menos três questões que estavam, de fato, no exame. Quem resolve as questões no vídeo é um professor contratado por Teixeira.

Além da investigação, a PF afirmou que adotou medidas imediatas para "preservação da materialidade, incluindo o resguardo do conteúdo veiculado em redes sociais". Para isso, a polícia acionou as plataformas digitais para que mantenham os registros necessários para a investigação.

"A Polícia Federal assegura que todas as providências técnicas seguem em curso, com rigor e transparência, para o completo esclarecimento dos fatos", informou em nota.

O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou hoje uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a assinatura dos 27 Estados do Brasil, para que a participação efetiva e o envolvimento dos entes subnacionais sejam reconhecidos nos resultados das negociações multilaterais da COP30. O grupo quer a materialização desse reconhecimento nos textos finais da Conferência.

Helder mencionou, especificamente, as responsabilidades dos Estados e dos governos locais na implementação das agendas de resiliência, de adaptação e de outras soluções sustentáveis para cumprir as metas climáticas do Brasil. Em Belém desde 10h50 da manhã, Lula teve um encontro com o setor produtivo e entes subnacionais.

Participaram, pelo lado da administração pública, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ministro das Cidades, Jader Filho, o governador Helder Barbalho, o presidente da COP30, Embaixador André Aranha Corrêa do Lago.

O governador do Pará também disse, após o encontro, que o embaixador Corrêa do Lago sinalizou para os ajustes finais nos textos da negociação. "Há uma expectativa muito otimista de que até sexta-feira, 21, no final do dia, nós possamos ter um encerramento oficial do evento com resultados efetivos sob o aspecto da redação final do documento", pontuou.

O chefe do Executivo paraense também reforçou que o presidente Lula continuará "dialogando para conseguir novos anúncios de parcerias de financiamento", em referência ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Helder falou, inclusive, que a Alemanha poderá anunciar o valor antes do fim da COP30 em Belém, previsto para 21 de novembro.

"Ele (Lula) sinalizou que, até o final da COP, devem fazer novos anúncios, que estão em fase de concretude, inclusive com a Alemanha. E um outro ponto é de que ele vai à África e lá deve continuar este trabalho, esta tratativa para arregimentar mais investimentos e adesões para a agenda que o Brasil está propondo", afirmou o governador do Pará.

Sobre as negociações da COP30 em si, há perspectiva de que os delegados tenham uma nova reunião, a partir das 19h desta quarta-feira, 19, para avançar nas discussões. A discussão do momento é um "mapa do caminho" para o afastamento gradual no uso de combustíveis fósseis.