No Centro das Atenções
Na última semana (29/01/2024), um caminhão carregado com produto químico tombou e pegou fogo na SC-418, na Serra Dona Francisca, que liga a região de Joinville (SC) a São Bento do Sul (SC) e Mafra (SC), local considerado área de proteção ambiental. O veículo levava ácido sulfônico, produto classificado ONU 2586, que vazou e chegou até o Rio Seco, gerando uma espuma branca.
Com isso, a Prefeitura de Joinville/SC decretou emergência após atingir o Rio Cubatão e afetar o abastecimento da cidade.
A Constituição Federal Brasileira de 1988 garante que qualquer atividade que cause degradação ambiental sujeitará seus infratores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, à obrigação de reparar o dano causado e às sanções penais, sem prejuízo das demais (sanções civis e administrativas).
Assim, na esfera civil, em havendo dano e a correlação com ele, há o dever de reparar e remediar o impacto ambiental causado. Ainda que o acidente tenha sido ocasionado, de forma não intencional e por falha mecânica do freio, há o dever de reparar o meio ambiente e indenizar as pessoas diretas afetadas e até mesmo a coletividade.
Além da esfera civil, há a responsabilidade nas esferas penal e administrativa, inclusive com a possibilidade de responsabilização na esfera penal, tanto do caminhoneiro, como da empresa titular da carga transportada.
Essa repartição de responsabilidade nas três esferas do direito pode parecer bastante rígida, e é. A lógica é que o meio ambiente saudável e equilibrado é um direito de todos e, eventual dano, não pode ser compartilhado com as presentes e futuras gerações.
Em outra categoria
Bruna publicou um vídeo com retrospectiva dos 'mêsversários' da pequena, e um trecho da comemoração de hoje, além de um texto emocionado: "Durante esses 365 dias juntas e grudadas eu mergulhei de corpo e alma na maternidade, e como tem sido bom e gratificante acompanhar cada passo seu, cada movimento novo, cada palavrinha, sorriso".
"Desejo um caminho de bênçãos para você, minha pequena. Que Deus te proteja sempre, te livre de todo o mal e que você saiba o quanto você é amada, o quanto você foi desejada, o quanto você é valiosa e especial nas nossas vidas. Te amo! Você é muito mais do que eu sempre sonhei", continuou.
No texto, Debora se disse "triste por várias coisas absurdas". "Todo amor que foi dado foi convertido em ingratidão, e isso pelas pessoas que vocês jamais iriam suspeitar", escreveu, se direcionando aos seus seguidores na rede social.
Na sequência da mensagem, Debora Maia revelou estar descrevendo sua relação com as filhas. "[Elas] optaram pelo desconhecido ao amor da mãe delas", finalizou.
Mel Maia, de 20 anos, ficou conhecida por interpretar Rita na primeira fase de Avenida Brasil. Recentemente, ela fez parte do elenco da novela Vai na Fé como Guiga.
João e Lara foram questionados por Serginho Groisman se Faustão estava "bem". João, então, respondeu: "Está bem, graças a Deus. Foi um processo muito difícil. Cada melhora, seja grande ou pequena, é gratificante".
Lara completou detalhando como a família do apresentador tem lidado com os problemas de saúde. "Como família, nós temos que ficar mais unidos ainda e dar significância para tudo isso", disse.
O Altas Horas de sábado recebeu irmãos famosos. Além de João e Lara, Wanessa Camargo e Camilla, Daniele e Diego Hypolito, Ed Gama e Marcella Peixoto, Gian & Giovani, Nico Rezende e Eliana, Lexa e Wenny, Mariana Rios e Leonardo, MC Daniel e Gustavo Nicola, e Tony Gordon e Izzy Gordon também foram convidados do programa.