Médico é preso suspeito de matar esposa com medicamento dentro de sorvete e injeção nos pés

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu preventivamente na terça-feira, 29, o médico André Lorscheitter Baptista, de 48 anos, em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, no Estado gaúcho, por suspeita de crime de feminicídio.

Segundo Rafael Pereira, diretor da Divisão de Investigações de Homicídios da região metropolitana, Baptista é acusado de matar a esposa com uso de medicações controladas. O Estadão não conseguiu contato com a defesa de Baptista.

De acordo com a investigação, o suspeito usou seus conhecimentos como médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para fazer uso da medicação chamada Zolpidem e dopar a esposa. "Colocou o medicamento dentro do sorvete da esposa. A partir disso, ela ingressa num sono profundo, pelo excesso de Zolpidem, porque, pelo que se apura, teriam sido quatro comprimidos postos dentro do sorvete", disse ele.

Com a mulher em sono profundo, ele aproveitou o momento para fazer um acesso venoso nos pés dela. "Justamente para não chamar atenção, porque se fizesse nos braços, ficaria visível, quando ele tentasse forjar a morte natural. Ele administrou duas medicações que não podem ser compradas, são de uso do serviço de emergência, uma delas foi o Midazolam, provocando a morte da vítima."

O delegado ainda aponta que Baptista teria avisado aos familiares de Patrícia sobre a morte. Ele conseguiu um atestado, junto a outro médico, como se ela tivesse morrido de causa natural decorrente de um enfarte agudo do miocárdio.

No entanto, por suspeitar da situação em razão da vítima ser uma pessoa saudável e de já ter tido desavenças com o marido, a família solicitou a autópsia, que apontou o envenenamento.

Em um dos relatos dos familiares, consta que o marido tentou realizar um aborto na Patrícia quando ela estava grávida, ministrando medicações.

"A gente não consegue confirmar isso com a Patrícia, que poderia dizer que ele teria tentado um aborto contra a vontade dela, se ela queria abortar, porque, infelizmente, ela faleceu. Mas, vamos dar uma credibilidade para o relato da família, até porque a família foi a primeira a ligar o alerta", disse Pereira.

Segundo Pereira, no local do crime, também foram encontradas diversas provas. "A mulher havia sido movimentada de lugar. Ele alega que ela morreu comendo um sorvete e dormindo no sofá, e ela estava na cama, num colchão. Posteriormente, esse sorvete foi apreendido com prova que tinha a medicação controlada dentro."

Além disso, os policiais conseguiram imagens que mostram que Baptista levando uma mochila para o carro e depois saindo com o veículo, logo após a morte da mulher. "Começou a ligar aquele alerta: você está com o seu ente querido, com a mulher que você ama, morta, e sai de carro, esconde uma mochila?", destacou o delegado.

Durante as buscas, os policiais encontraram a mochila, com os medicamentos, dentro do carro do suspeito. O veículo estava estacionado na garagem do prédio em que viviam. "Na verdade, parece óbvio que ele não esperava a chegada dos policiais. Ele já tinha deixado a mochila no carro para se desfazer dela."

Em depoimento, o delegado aponta que Baptista usou argumentos que não convenceram os policiais. "No sentido de que ele tinha essas substâncias, que estavam vazias, para ensinar outros médicos. Aí, a gente questiona se ele dá aula, e ele diz que não dá aula. São respostas vazias. Na mochila, também tinha uma gaze com o sangue de Patrícia, que foi usada durante o procedimento de acesso venoso", afirmou Pereira.

O laudo do Instituto-Geral de Perícias mostrou que havia traços de medicamentos controlados no corpo da vítima. Ainda de acordo com Pereira, o casal tinha uma filho. O menor está sob os cuidados de familiares.

As investigações seguirão em andamento para apuração de outras circunstâncias, até mesmo esclarecer o motivo do crime.

"Ele não disse qual foi a motivação, se foi financeira, se foi afetiva, se ele queria se separar, não fala a motivação. Vamos tentar verificar também em que condições ele conseguiu desviar essas medicações do Samu", finalizou o diretor da Divisão de Investigações de Homicídios da região metropolitana.

Em outra categoria

Vivi Noronha, mulher do MC Poze do Rodo, é alvo da Operação Rifa Limpa, que investiga sorteios ilegais divulgados em redes sociais. Nesta sexta-feira, 1º, a Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu joias do cantor.

De acordo com a Polícia Civil, a operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão contra envolvidos em uma organização criminosa responsável por um esquema ilegal de sorteio de rifas e lavagem de dinheiro. O objetivo é apreender documentos que comprovem fraudes nos processos.

Vivi Noronha tem 20 anos e tem três filhos com o cantor: Júlia, Miguel e Laura. No ano passado, Poze se tornou pai de mais duas meninas, Jade, filha da influenciadora Isabelly Pereira, e Manuela, filha da influenciadora Myllena Rocha. Em janeiro, ele anunciou que seria pai pela sexta vez, sem dar maiores detalhes.

Em 2021, os dois se separaram enquanto a influenciadora digital estava grávida da terceira filha do casal. Os dois reataram o relacionamento neste ano.

Além de trabalhar com a internet, ela também é empresária e dona de uma marca de produtos capilares veganos. Em março, a influenciadora comentou sobre os desafios que enfrentou durante suas gestações e afirmou ter enfrentado uma depressão pós-parto depois do nascimento do segundo filho. "É um assunto muito importante, mas que não tem tanta visibilidade. É preciso falar sobre e criar uma rede de apoio", disse em entrevista ao Correio Braziliense.

No dia 15 de setembro, MC Poze do Rodo pediu Vivi em casamento durante seu show no Espaço Favela do Rock in Rio. "Agora pode esperar aquela festa. Ela toda linda, de 'vestidão'. Eu de terno e gravata, 'posturão'", brincou. Poze foi a última atração do Espaço Favela no domingo. Antes dele, Ster e MC Hariel também se apresentaram no palco.

Menos de uma semana atrás, os dois se casaram na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Após anunciar sua terceira gravidez, Gisele Bündchen decidiu pausar a carreira de modelo para se dedicar à maternidade. Este será o terceiro filho da modelo e o primeiro com seu atual namorado, o instrutor de jiu-jítsu brasileiro Joaquim Valente.

Fontes próximas contaram ao TMZ que Gisele trabalhou até o início de outubro, mas agora está focada na nova fase. Ela já é mãe de Benjamin, de 15 anos, e Vivian, de 11, frutos de seu casamento anterior com o ex-jogador de futebol americano Tom Brady, de 47 anos.

O tabloide também revelou que Gisele está no sexto mês de gestação e que o casal optou por descobrir o sexo do bebê apenas no nascimento, abrindo mão de um chá revelação.

Surpresa

A notícia da gravidez surpreendeu os fãs. Divulgada pela revista People na última segunda-feira, 28, uma fonte próxima afirmou que Gisele e Joaquim estão "muito felizes com este novo capítulo e ansiosos para construir um ambiente de paz e amor para toda a família". O casal oficializou o relacionamento em março deste ano, após ser visto em jantares românticos, e Gisele confirmou o namoro ao The New York Times.

Em abril, durante uma participação no programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga, Gisele comentou sobre o relacionamento. "Ele ficou [meu namorado] agora, né, faz pouco tempo. Mas muito legal... A gente tem que mostrar para os homens que as mulheres que mandam, né?", brincou

Gisele e Joaquim já sabem da gravidez há alguns meses e planejam um parto domiciliar. Uma fonte revelou que a modelo está entusiasmada com a chegada do bebê e aproveitando a vida em Miami. Ao compartilhar a notícia, Gisele teria contado primeiro ao ex-marido, Tom Brady, com quem mantém uma relação próxima, e depois aos filhos. O casal se divorciou em 2022.

O socialite paulista Chiquinho Scarpa disponibilizou sua mansão para aluguel para ser palco de festas e eventos. A propriedade de 4 mil m², sendo 1,5 mil m² de área construída, fica localizada no Jardins, bairro nobre da Zona Oeste de São Paulo.

Scarpa tenta há 10 anos, sem sucesso, vender a mansão, tendo, inicialmente, pedido R$ 120 milhões pela propriedade e baixado gradualmente o montante pedido até o valor atual de R$ 63 milhões. A casa do industrialista conta com oito quartos e 10 banheiros. As informações são da colunista Fabíola Reipert, que revelou a disponibilização da casa durante o quadro Hora Venenosa do Balanço Geral SP na última quinta-feira, 31.

Criado na propriedade, Scarpa atualmente comanda empresas como a cervejaria Caracu e o Grupo Votorantim direto da mansão.

Scarpa enfrentou problemas de saúde nos últimos anos, chegando a ficar meses internado na UTI para tratar problemas no intestino.