Tatuzão encerra escavação do trecho norte da Linha 6-Laranja do metrô

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O tatuzão, como é popularmente conhecida a gigantesca máquina que escava túneis para a construção de linhas de metrô, vai chegar nesta terça-feira, 4, à futura Estação Brasilândia, a última do trecho norte das obras da Linha 6-Laranja. Este ramal sendo construído em parceria público-privada (PPP) firmada entre o governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade, com investimento de R$ 19,1 bilhões.

A linha vai ligar a Estação Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central, com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, interligadas à Linha 1 pela São Joaquim. Ela deve ser entregue em 2027.

Esse tatuzão começou a escavação no sentido norte, a partir da Marginal Tietê, na região da Freguesia do Ó, em 15 de novembro de 2022. O equipamento pesa 2 mil toneladas, tem 109 metros de comprimento e diâmetro de escavação de 10,61 metros. Ele avança de quatro a seis metros por dia de trabalho, dependendo das condições do solo.

As estações estão sendo construídas simultaneamente à abertura dos túneis. A estação cuja construção está mais avançada é Perdizes, com 75,82% das obras concluídas, e a mais atrasada é 14 Bis-Saracura, com 14,18% já realizadas, segundo informa o site da concessionária responsável pela construção.

A tuneladora já está posicionada próxima à Estação Brasilândia, restando apenas romper uma parede para encerrar essa etapa da construção nesta terça-feira, 4. Após a conclusão dessa etapa, a máquina será desmontada e recolhida. Outra tuneladora está fazendo a escavação no sentido sul.

 

Em outra categoria

A nova série protagonizada por Adriane Galisteu que irá explorar os detalhes do relacionamento entre a apresentadora e Ayrton Senna ganhou um trailer nesta terça-feira, 21. Os dois estavam namorando pouco mais de um ano quando o piloto de Fórmula 1 morreu em um acidente em 1994.

Original da HBO Max, Meu Ayrton por Adriane Galisteu chega ao catálogo do streaming em 6 de novembro.

"Tem muitas coisas que as pessoas não sabem. Durante um ano e meio eu vivi um relacionamento que mudou a minha vida para sempre [...] É a história do que eu vivi. Durante muito tempo, ela teve várias versões", disse a apresentadora no trailer divulgado.

No ano passado, a Netflix lançou a série Senna, que relata a vida do piloto brasileiro. Fãs estranharam o fato de que a personagem da apresentadora só apareceu em cerca de um minuto do seriado todo. À época, ela prometeu que daria sua própria versão da história.

Meu Ayrton por Adriane Galisteu terá dois episódios de 45 minutos lançados simultaneamente no dia da estreia. De acordo com a HBO Max, a proposta da série é permitir que Galisteu apresente sua versão dos fatos com autonomia e sob sua própria narrativa, em um formato documental que mistura entrevistas, reconstituições e passagens por locais marcantes da relação entre os dois.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Tatá Estanieck fez a primeira aparição nas redes sociais desde o anúncio de seu divórcio de Júlio Cocielo nesta terça-feira, 21. A separação foi anunciada pelo influenciador digital na madrugada da última sexta-feira, 17.

A influenciadora começou seu discurso agradecendo as mensagens de carinho que recebeu de seguidores.

"Precisei desse tempo para organizar as ideias, organizar a vida, focar 100% nas crianças. O foco agora realmente é estarmos bem para eles também ficarem bem, e é nisso que a gente está se concentrando", afirmou.

Ela disse que a vida "tem que continuar" e que já voltou à sua rotina e ao trabalho. A empresária é dona do PodDelas, canal do Youtube no qual apresenta o podcast PodDelas e o quadro de maternidade MaterniDelas.

"Aos poucos, a vida vai se alinhando. Eu conto com o respeito, o carinho de vocês e a colaboração também. Tudo tem um tempinho, mas estou aqui. Obrigada", finalizou.

Até o momento, Júlio Cocielo não se pronunciou sobre o assunto. Os dois se casaram em 2018 e são pais de Beatriz, de cinco anos de idade, e Caio, de dois. A separação do casal foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na semana passada.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Mateus Solano causou polêmica na última semana, após dar um tapa no celular de uma pessoa que o filmava durante a apresentação da peça O Figurante, em Santa Rosa (RS). Nesta terça-feira, 21, nos Stories do Instagram, o ator resolveu se pronunciar sobre o episódio, esclarecendo o que realmente aconteceu.

Ele começou destacando a importância da repercussão. "Achei o máximo a gente poder, através dessa polêmica, levantar um pouco essa questão da falta de educação do público. O limite do público, o limite de quem tá no palco."

O ator contou que, durante a cena, agiu como "um trombadinha", pegando rapidamente o celular e o colocou debaixo da poltrona, sem interromper o espetáculo.

"Não dei tapa em ninguém, nem no celular. Eu apenas furtei o celular e joguei debaixo da poltrona", explicou.

Segundo ele, a apresentação estava sendo filmada naquele dia, para o diretor do espetáculo, que mora em Portugal. "Justamente no dia do 'tapa', a gente estava filmando. Portanto, eu tenho provas que fui um ninja. Consegui não parar o espetáculo, tirar o celular que estava me atrapalhando e causar essa polêmica muito importante", disse bem-humorado.

Por fim, o ator ressaltou que a luz do celular e a falta de atenção do público prejudicam quem está em cena. "O teatro não é captável. É um momento único", concluiu.

A polêmica

O vídeo do episódio, que aconteceu no dia 14, uma terça, se espalhou rapidamente pela internet. Enquanto alguns usuários defenderam a reação do ator, argumentando que o uso de celulares durante peças é uma falta de respeito, outros criticaram a suposta agressividade da atitude, classificando-a como "comunicação violenta".

Após a repercussão, a assessoria de Solano reforçou em nota enviada ao Estadão que o público é orientado diversas vezes, antes do início de cada sessão, a desligar os aparelhos eletrônicos. "Os celulares atrapalham, e muito, a quem está no palco e a quem está à volta", diz o comunicado. A equipe também explicou que, na cena em questão, o personagem interage com o público e recolhe objetos de forma lúdica como parte da dramaturgia.

O Figurante é o primeiro monólogo da carreira de Mateus Solano. Com direção de Miguel Thiré e texto assinado pelo ator em parceria com Thiré e Isabel Teixeira.