Após 13 anos, Prefeitura de São Paulo inaugura parque às margens da Billings

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Treze anos após ser criado, o Parque Jardim Apurá-Búfalos - Núcleo Pilão foi inaugurado nesta sexta-feira, 14, pela prefeitura da capital. O espaço de 30 mil metros quadrados fica às margens da Represa Billings, na zona sul, e ao longo dos últimos anos foi alvo de várias ocupações irregulares e reclamações de moradores.

A prefeitura investiu R$ 24,41 milhões no parque, que é o 118º da cidade. Além do Núcleo Pilão, ele vai contar com o Núcleo Sede, atualmente em construção e com previsão de inauguração ainda este ano. O local terá uma praça, guarita, sanitários, parquinho e outros espaços, além de núcleos voltados à preservação ambiental com acesso controlado.

Criado por decreto pelo então prefeito Gilberto Kassab (hoje no PSD) em 2012, o parque sofreu invasões e já mobilizou moradores da vizinhança em obras de conservação. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou, durante a inauguração, que 500 famílias que moravam irregularmente na área do parque foram removidas.

Segundo a prefeitura, o parque contribui no combate ao uso irregular do terreno em Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais da Represa Billings, além de garantir a conservação da cobertura vegetal do remanescente.

O novo espaço funciona todos os dias, das 6h às 22 horas, e está localizado na rua Paulo de Souza Santos ,139, na zona sul da capital paulista.

Em outra categoria

A dubladora Denise Simonetto, conhecida por dar voz a algumas das maiores estrelas de Hollywood no Brasil, morreu no último domingo, 23, aos 70 anos. A informação foi confirmada por colegas de profissão e por veículos especializados em dublagem.

Denise enfrentava um câncer havia alguns anos e, em meio às dificuldades financeiras, recebeu o apoio da comunidade da dublagem e de fãs, que organizaram vaquinha online para ajudar em seu tratamento.

Nascida em São Paulo, Denise iniciou sua carreira na dublagem pela Peri Filmes, no Rio de Janeiro, no fim dos anos 1970. Ao longo de mais de quatro décadas, se tornou a voz brasileira de atrizes como Julia Roberts, Demi Moore, Sandra Bullock, Sigourney Weaver, Sally Field e Elisabeth Shue.

Um de seus trabalhos mais marcantes foi a dublagem da protagonista Punky, interpretada por Soleil Moon Frye, na série Punky, a Levada da Breca (1984-1988), sucesso que marcou a infância de toda uma geração.

Denise também se destacou em produções japonesas e animações. Ela dublou Tomoko em Cybercop, os Policiais do Futuro (1988-1989), Anri em episódios de O Fantástico Jaspion (1985-1986), Minnie Mouse em curtas de Mickey Mouse, e, no cinema nacional, participou da animação Turma da Mônica em A Princesa e o Robô (1983), como o personagem Anjinho.

No Instagram, o também dublador Glauco Marques, seu amigo, destacou a importância de Denise em sua formação. "Ela foi a porrada certeira na minha mente para que as coisas tivessem um outro olhar na carreira. Me destruiu para me reconstruir", escreveu ele nas redes sociais.

Faltando apenas três dias para a estreia de sua última temporada, a Netflix organizou, neste domingo, 23, um grande evento para os fãs de Stranger Things. A produção criada por Matt e Ross Duffer invadiu o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com um desfile especial que relembrou alguns dos momentos mais emblemáticos das primeiras quatro temporadas lançadas até aqui.

Superando qualquer expectativa, a Parada Estranha reuniu milhares de fãs da série, que fizeram filas quilométricas nas entradas do Ibirapuera, muitos trajados como os protagonistas - e alguns antagonistas - que conquistaram o público na última década.

Enquanto a maior parte dos presentes se espalhou pelas vias do parque, Jamie Campbell Bower, que interpreta o vilão Henry Creel/Vecna em Stranger Things, subiu a uma área Vip destinada à imprensa e a influenciadores. Lá, ele tirou fotos, assinou colecionáveis e ganhou presentes, além de acenar para as pessoas de várias idades que foram vê-lo.

Pouco depois de Bower deixar o recinto, a Parada Estranha teve seu início oficial, liderada por uma banda marcial que entoou, em instrumentos de sopro, a icônica música de abertura do programa. Os músicos foram seguidos por diversos carros alegóricos, cada um representando uma cena ou um cenário importante para a série, como o Castelo Beyers, esconderijo de Will (Noah Schnapp), o fliperama de Hawkins e, é claro, o aterrorizante Mundo Invertido.

Além dos alegóricos, agrupados de acordo com as quatro temporadas lançadas até aqui, o desfile contou ainda com uma série de atores trajados como alguns dos personagens mais importantes de Stranger Things. Onze (Millie Bobby Brown), Will, Joyce (Winona Ryder), Hopper (David Harbour) e até valentão Billy (Dacre Montgomery) foram contemplados, com os modelos cumprimentando e dançando diante de um público que, mesmo debaixo de chuva e vento frio, fez muito barulho.

A trilha sonora oitentista da série também marcou presença. Running Up That Hill, de Kate Bush, Thriller, de Michael Jackson, e a famosa música tema da franquia Caça-Fantasmas foram tocadas em alto e bom som para todos os presentes, que cantaram junto à medida que os carros passavam. Obviamente, o hit de Bush, que foi peça-chave da quarta temporada de Stranger Things, foi a mais cantada.

A surpresa do fim do desfile ficou por conta do roqueiro paulista Supla, que subiu no penúltimo alegórico para tocar Master of Puppets, sucesso do Metallica, outra canção que se tornou emblemática no quarto ano ao ser reproduzida por Eddie (Joseph Quinn) no Mundo Invertido. O músico foi seguido por Bower, agora num carro temático de seu personagem, que mais uma vez acenou e agradeceu os fãs pelo carinho ao longo dos vários quilômetros do desfile.

Xuxa e o 'Parabéns' para Vecna

Talvez a parte mais esperada do evento, a presença da cantora e apresentadora Xuxa causou tanto alvoroço quanto a presença de Bower. Presente na campanha publicitária nacional da primeira temporada de Stranger Things, a Rainha dos Baixinhos subiu em um trio elétrico para fechar o ciclo de quase dez anos que separam a estreia do primeiro ano e o lançamento dos episódios finais.

Sua apresentação foi extremamente breve, contando com apenas duas músicas: sua versão de Parabéns, cantada para Bower, que completou 37 anos no último sábado, e Lua de Cristal, música que embalou o filme homônimo estrelado por Xuxa em 1990.

Essa rapidez não fez da presença da cantora menos impactante. Aos 62 anos, Xuxa, acompanhada de algumas Paquitas com trajes personalizados com as cores da série, mostrou que ainda tem carisma de sobra, fazendo adultos e crianças cantarem alto como se estivessem vivendo o ápice do Xou da Xuxa.

Se Stranger Things tem presença extremamente forte nas redes sociais, a Parada Estranha provou que o poder viral da série se traduz na vida fora das telas. Lotado, o evento contou com adultos que cresceram com a série e crianças, que descobriram e se apaixonaram pelas aventuras dos jovens de Hawkins ao longo dos anos, mostrando que, ao menos no Brasil, a produção segue tão popular quanto foi em 2016.

Principal lançamento da Netflix em 2025, Stranger Things terá sua quinta e última temporada dividida em três volumes. O primeiro, com quatro episódios, chega à plataforma na próxima quarta-feira, 26, às 22h (Horário de Brasília). Os três capítulos seguintes chegam à Netflix em 25 de dezembro, enquanto o final épico, com mais de duas horas de duração, chega em 31 de dezembro, sempre às 22h.

Com estreia marcada para 26 de novembro, o Volume 1 da quinta temporada de Stranger Things ganhou um novo trailer que mostra o momento tenso vivido pelos heróis de Hawkins neste ano final. Com sua cidade invadida por criaturas do Mundo Invertido, Mike (Finn Wolfhard), Onze (Millie Bobby Brown) e companhia dão alguns detalhes de seus planos para derrotar Vecna (Jamie Campbell Bower), que conseguiu abrir novos portais para a dimensão sombria.

A prévia mostra alguns detalhes da batalha épica que acontecerá em Hawkins, com diferentes grupos de personagens se juntando para enfrentar as ameaças de Vecna. Confira alguns trechos importantes do trailer e o que eles podem significar para esta quinta temporada:

Hawkins invadida

O trailer deixa mais que claro que Hawkins está mais perigosa do que nunca. Se a primeira temporada já trouxe muitos perigos com a presença de apenas um Demogorgon, o quinto ano de Stranger Things promete não economizar na ação, com hordas dessas criaturas atacando os protagonistas e alguns soldados alocados na cidade para parar a invasão.

Onze 'voando'

Protagonista da série, Onze aparece mostrando um pouco mais da evolução de seus poderes, usando sua telecinese para invadir o que parece ser uma instalação militar com um salto. A cena parece antecipar um grande crescimento nas habilidades da garota que, apesar de forte, nunca as havia usado desta forma.

Dustin obstinado

Os grandes momentos do trailer, no entanto, são protagonizados por Dustin (Gaten Matarazzo). Enlutado pela morte de Eddie (Joseph Quinn) no fim da quarta temporada, o garoto aparece com sede de vingança, afirmando aos amigos que quer "o coração do Vecna numa bandeja".

Em entrevistas recentes, Matarazzo afirmou que seu personagem passará a nova temporada de Stranger Things tentando limpar a imagem de Eddie, que morreu com Hawkins acreditando que ele era um serial killer satanista. Com Dustin machucado e com roupas rasgadas em diferentes momentos da prévia, é possível que esses esforços para mudar a opinião pública resultem em algumas brigas com os acusadores mais fervorosos do amigo morto.

Portais 'aleatórios'

Outro detalhe notável deste novo trailer do Volume 1 é a formação repentina de portais para o Mundo Invertido. Ao longo da prévia, novos buracos interdimensionais aparecem, liberando Demogorgons e outras criaturas, que atacam todos os humanos que aparecem em seu caminho.

Nos momentos finais do vídeo, Steve (Joe Keery), Dustin, Nancy (Natalia Dyer) e Jonathan (Charlie Heaton) dirigem em alta velocidade para tentar invadir a dimensão sombria com um carro aparentemente equipado para detectar estes novos portais, provavelmente como parte do plano para derrotar Vecna.

Um plano 'meio maluco'

Esse possível plano é considerado "meio maluco" por Mike, que na quinta temporada deve assumir mais uma vez um papel de líder entre seus amigos. O garoto também é visto dando ordens através de um rádio, dando a entender que ele coordenará as ações contra Vecna.

Will (Noah Schnapp), inclusive, revela que o vilão, talvez através da conexão entre os dois, consegue ver onde os amigos se encontram. Assim, não é absurdo deduzir que esse plano envolva atrair as forças de Vecna a eles para que Dustin e Steve invadam o Mundo Invertido.

Linda Hamilton

Estrela da franquia O Exterminador do Futuro, Linda Hamilton aparece como a Dra. Kay, nova líder da pesquisa sobre o Mundo Invertido que substituiu Brenner/Papa (Matthew Modine) após sua morte na quarta temporada.

De acordo com os criadores Matt e Ross Duffer, a nova personagem terá uma relação bem menos carinhosa com Onze do que seu antecessor, com quem a garota tinha ao menos uma ligação paternal, mesmo que conflituosa.

Quando estreia a 5ª temporada de 'Stranger Things'

Com quatro episódios, o Volume 1 da quinta temporada de Stranger Things estreia em 26 de novembro, às 22h (horário de Brasília), na Netflix.

A estreia do Volume 2, com três capítulos, está marcada para 25 de dezembro.

Já o episódio final chega ao streaming em 31 de dezembro, sempre às 22h.