'Críticas sem evidências', reage ADPF após Lewandowski dizer que polícia 'prende mal'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Delegados de Polícia Federal se disseram "indignados" com as declarações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que atribuiu as solturas de criminosos a prisões mal feitas.

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 20, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), maior entidade da classe, disse que "críticas públicas não respaldadas em evidências e dados concretos enfraquecem o esforço conjunto de enfrentamento à criminalidade".

"Só é possível falar em prisão 'mal realizada' quando se detecta alguma ilegalidade e certamente essa não é a realidade diuturna das audiências de custódia realizadas no Brasil", diz a manifestação dos delegados.

A audiência de custódia serve para o juiz avaliar a legalidade da prisão. São analisados aspectos como o tratamento dispensado ao detento e os fundamentos da ordem de prisão. É um procedimento obrigatório e precisa ser realizado no prazo de 24 horas após a prisão.

"É preciso esclarecer à sociedade que na maioria esmagadora dos casos, a prisão é considerada legal e o juiz que preside o ato concede a liberdade provisória, com ou sem fiança, atendendo a um pedido feito pela defesa ou pelo Ministério Público, por entender que não há necessidade concreta de conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva", rebatem os delegados.

Em evento em Brasília na quarta-feira, 19, o ministro afirmou que o Judiciário é obrigado a soltar pessoas que tiveram suas prisões conduzidas de forma errada pela polícia. Segundo ele, "a polícia tem que prender melhor".

"É um jargão que foi adotado pela população, que a polícia prende e o Judiciário solta. Eu vou dizer o seguinte: a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar", afirmou Lewandowski.

Em outra categoria

Campeã do Big Brother Brasil 25, Renata Saldanha já tinha participado de um programa da TV Globo antes. Em 2020, a bailarina participou do quadro Mulheres Fantásticas, do Fantástico, quando falou de sua trajetória na dança à apresentadora Poliana Abritta.

Na ocasião, a cearense contou que nasceu no bairro do Barroso, uma comunidade pobre e perigosa de Fortaleza. "Fazer dança na cidade era muito caro e minha mãe viu a oportunidade de fazer dança com qualidade em um projeto social."

Foi neste projeto que Renata conheceu Eva, sua dupla no BBB 25, e onde dava aulas até ingressar no reality. A bailarina já revelou que pretende usar parte do prêmio que ganhou para fortalecer o projeto social junto com a amiga.

A 26ª edição do Grammy Latino foi confirmada pela Academia Latina da Gravação para 13 de novembro. A cerimônia volta a acontecer em Las Vegas, nos Estados Unidos, tradicional anfitriã do evento, e será transmitida a partir das 20h (horário local).

Nos últimos dois anos, o Grammy Latino foi alocado para Sevilha, na Espanha, e Miami.

A agenda da premiação que celebra a música latina tem outras datas confirmadas: a primeira rodada de votações da Academia, que definirá os indicados de 2025, acontece entre 28 de julho e 8 de agosto.

Os indicados serão divulgados no dia 17 de setembro. Em seguida, a votação final vai de 1º a 13 de outubro.

Em 2024, artistas brasileiros como Xande De Pilares, Os Garotin, Jota.Pê, Erasmo Carlos, Hermeto Pascoal, Lulu Santos e Ana Castela ganharam prêmios em categorias segmentadas à música em língua portuguesa.

A Netflix revelou nesta quinta-feira, 24, o trailer completo da quarta temporada de Love, Death & Robots, antologia animada com produção executiva de David Fincher, cineasta conhecido por Clube da Luta, Garota Exemplar e A Rede Social. Além de produzir, o diretor comanda o episódio Can't Stop, que recria o show emblemático do Red Hot Chili Peppers em Slane Castle, na Irlanda, em 2003.

No episódio, Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith, John Frusciante e sua plateia são substituídos por marionetes que reproduzirão os principais momentos do show histórico.

O episódio marca um retorno de Fincher ao mundo musical. O diretor começou sua carreira dirigindo clipes de artistas como Rick Springfield, Patty Smith, Sting e Madonna no anos 1980 antes de ter sua primeira chance em Hollywood com Alien 3. Desde então, ele já foi indicado a três Oscars de Melhor Direção por O Curioso Caso de Benjamin Button, A Rede Social e Mank.

Além do Red Hot Chili Peppers, o elenco da quarta temporada de Love, Death & Robots inclui ainda John Boyega (Clonaram Tyrone!), Ed Skrein (Rebel Moon), Sienna King (Fargo), Chris Parnell (30 Rock), John Oliver (Last Week Tonight), Rhys Darby (Nossa Bandeira É a Morte) e Brett Goldstein (Ted Lasso).

Os novos episódios da animação chegam à Netflix em 15 de maio.

Confira o trailer