'BBB 25': Vilma manda Giovanna 'calar a boca' no 'Sincerão' e Diogo vira alvo

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O primeiro Sincerão individual no BBB 25 teve o retorno de brigas que estiveram presentes após o Paredão nesta segunda-feira, 3, além de inúmeros momentos tensos. Na dinâmica, os participantes tiveram de escolher com quem gostariam de formar uma dupla e a última pessoa na casa com quem formariam. Os "rejeitados" receberam uma "torta na cara".

Desta vez, o Sincerão não envolveu apenas os protagonistas da semana - ou seja, os líderes, emparedados e anjos. Todos os participantes do BBB 25 participaram da dinâmica.

 

Gracyanne voltou a criticar Diogo Almeida após o ator não defender Aline durante a formação da berlinda. O brother, inclusive, foi o principal alvo da dinâmica, recebendo seis tortas, e chegou a se emocionar ao pedir desculpas a Aline.

 

Já Vilma e Giovanna voltaram a se desentender e, em determinado momento, a mãe de Diogo mandou que a irmã de Gracyanne "calasse a boca".

 

Veja, abaixo, os destaques do Sincerão:

 

Gracyanne Barbosa

 

Com quem formaria dupla: Camilla

Com quem não formaria dupla: Diogo Almeida

 

A influenciadora disse que o ator "se mostrou como uma pessoa completamente incoerente", citando os votos do brother em Camilla e Thamiris. Ela também criticou o caso com Aline: "Ele nem pensou em proteger uma pessoa que ele está criando uma proximidade aqui dentro".

 

Réplica de Diogo Almeida

 

O ator afirmou que se aproximou com Camilla e Thamiris e já chegou a proteger a dupla. "Elas votam em mim e em nós desde sempre e não tínhamos votado nelas ainda", mencionou.

 

Giovanna

 

Com quem formaria dupla: Thamiris

Com quem não formaria dupla: Vilma

 

A sister voltou a expor o voto de Vilma no confessionário. "[Ela e Diogo] saíram distribuindo mentiras em cada dupla para ficar bem com a casa inteira", disse.

 

Réplica de Vilma

 

Vilma mencionou que "se surpreendeu com Giovanna a chamar de mentirosa" e, em determinado momento, pediu para a sister "calar a boca".

 

Diego Hypolito

 

Com quem formaria dupla: Delma

Com quem não formaria dupla: Gabriel

 

O ex-ginasta disse ter se magoado com o brother, mencionando uma situação em que Gabriel teria duvidado de sua ansiedade.

 

Réplica de Gabriel

 

O brother afirmou que, para ele, Diego "só é o medalhista olímpico lá fora". "Ainda fico com um pézinho atrás", comentou.

 

Daniele Hypolito

 

Com quem formaria dupla: Delma

Com quem não formaria dupla: Maike

 

A ex-ginasta mencionou ter ficado chateada com a dúvida de Maike e Gabriel sobre a dúvida acerca da ansiedade do irmão.

 

Réplica de Maike

 

O brother disse que ele e a dupla "nunca falaram de Dani e Diego além do jogo". "Todas as coisas que falamos foi o que ouvimos dentro da casa", afirmou.

 

Maike

 

Com quem formaria dupla: João Gabriel

Com quem não formaria dupla: Daniele Hypolito

 

O brother afirmou gostar muito e admirar a ex-ginasta, mas disse que Daniele "toma as dores" de Diego Hypolito. Ele também disse que Diego é "mais atlético" e "faz melhor as provas" do que a irmã.

 

Réplica de Daniele Hypolito

 

A ex-ginasta citou que "pegou as dores do irmão" pela situação que envolveu a saúde mental de Diego. "Foi muito forte, porque, se a família dele não estivesse junto com ele, pode ser que não tivéssemos meu irmão aqui hoje", disse.

 

Gabriel

 

Com quem formaria dupla: João Pedro

Com quem não formaria dupla: Diego Hypolito

 

O brother disse que se desagradou com falas do ex-ginasta e falou de "chumbo trocado".

 

Réplica de Diego Hypolito

 

O ex-ginasta afirmou que "teve uma barreira para conversar" com Gabriel. "Temos que dar oportunidade a todas as pessoas falarem", comentou.

 

Aline

 

Com quem formaria dupla: Guilherme

Com quem não formaria dupla: Diogo Almeida

 

A sister citou sua decepção após a formação do Paredão. "Em uma oportunidade que ele teve de defender a minha permanência na casa, ele não o fez. [...] Isso me decepcionou muito", disse.

 

Réplica de Diogo Almeida

 

O ator mencionou sua aproximação com Aline, dizendo que "tudo o que 'trocou' com ela foi de verdade".

 

Vinícius

 

Com quem formaria dupla: Delma

Com quem não formaria dupla: Diogo Almeida

 

O brother mencionou que "não tem sentido Diogo não ter feito o mínimo de esforço" para tirar ele e Aline do Paredão.

 

Réplica de Diogo Almeida

 

O ator voltou a dizer que a decisão da formação do Paredão não foi só dele e "não foi fácil" indicar a dupla. "Eu não tinha como não proteger os Joãos", afirmou.

 

João Gabriel

 

Com quem formaria dupla: Maike

Com quem não formaria dupla: Diego Hypolito

 

O brother criticou atitudes do ex-ginasta e um momento em que Diego teria rido do veto de Edilberto e Raissa da Prova do Anjo.

 

Réplica de Diego Hypolito

 

O ex-ginasta disse que "é muito difícil de mudar quando a pessoa já está com a opinião formada". "A minha risada, realmente, é uma risada frouxa", comentou.

 

João Pedro

 

Com quem formaria dupla: Gabriel

Com quem não formaria dupla: Diego Hypolito

 

O brother também citou o caso em que Diego teria rido de Edilberto e Raíssa.

 

Réplica de Diego Hypolito

 

O ex-ginasta pediu desculpas por atitudes que "transpareceram". "Eu peço a Deus que conduza as minhas palavras para que eu mude as minhas atitudes", disse.

 

Vilma

 

Com quem formaria dupla: Eva

Com quem não formaria dupla: Giovanna

 

A sister citou a briga com Giovanna e o fato de a irmã de Gracyanne Barbosa tê-la chamado de "mentirosa". "Ela me mostrou a 'cobrinha' que ela é", afirmou.

 

Réplica de Giovanna

 

A sister disse que "não faltou com respeito" com Vilma e criticou a ocasião em que Vilma a mandou calar a boca. "Chamei a senhora e o seu filho de dois grandes mentirosos", comentou.

 

Diogo Almeida

 

Com quem formaria dupla: Aline

 

O ator se emocionou ao pedir desculpas à sister pelo ocorrido na formação do Paredão. Logo em seguida, os dois se abraçaram.

 

Com quem não formaria dupla: Gracyanne Barbosa

 

Ele acusou a influenciadora de "falar por conveniência" e citou uma ocasião em que Gracyanne teria dito que o admirava. "Ela não se revela de verdade", disse.

 

Réplica de Gracyanne Barbosa

 

A influenciadora afirmou ter "caído na narrativa" do Diogo. "Você, como homem, teve uma atitude de m****. [...] Eu espero, de verdade, que a Aline encontre um homem que ela merece", comentou ela sobre o ocorrido no confessionário.

 

Guilherme

 

Com quem formaria dupla: Diego Hypolito

Com quem não formaria dupla: Gabriel

 

O brother também criticou a postura de Gabriel acerca da saúde mental de Diego. "O nosso lado humano, em vários momentos aqui, deve falar mais alto", disse.

 

Réplica de Gabriel

 

O brother afirmou que não esperava a escolha de Guilherme como rejeição no Sincerão. "Eu não tenho empatia porque eu nunca tive ansiedade, mas eu sei que existe", comentou.

 

Delma

 

Com quem formaria dupla: Vinícius

Com quem não formaria dupla: Vilma

 

A sister citou que "aconteceram várias coisas que não gostou" e criticou um ocorrido na Xepa em que ela teria negado café.

 

Réplica de Vilma

 

A sister disse que "não negou nada" para a Xepa. "É bom o Sincerão para nós sabermos com quem estamos lidando", afirmou.

 

Eva

 

Com quem formaria dupla: Vinícius

Com quem não formaria dupla: Vitória Strada

 

A sister citou "impasses" que teve com a atriz no início do programa. "Nós tentamos nos aproximas, mas parece que há algum tipo de barreira", disse.

 

Réplica de Vitória Strada

 

A atriz comentou que tentou ter uma aproximação com a sister. "Tudo tem uma grande brincadeira e as pessoas têm o direito de se machucar", afirmou.

 

Renata

 

Com quem formaria dupla: João Gabriel

Com quem não formaria dupla: Mateus

 

A sister mencionou que sentiu mais abertura de Vitória, mas distanciamento de Mateus. "Eu senti que nos afastamos e a nossa relação ficou mais superficial", disse.

 

Réplica de Mateus

 

O brother se disse "surpreso" e afirmou que sente que não se distanciou de Renata. "Eu acho que esse argumento seu não cabe no jogo", comentou.

 

Mateus

 

Com quem formaria dupla: Camilla

Com quem não formaria dupla: Vilma

 

O brother afirmou que Vilma "não se posiciona sozinha" e se isola da casa. Além disso, ele disse não concordar com atitudes da sister e voltou a citar o ocorrido da formação do paredão.

 

Réplica de Vilma

 

A sister comentou que também não faria dupla com Mateus e que deveria ter votado nele e em Vitória. "Quem deveria ter ido para o paredão era vocês", disse.

 

Vitória Strada

 

Com quem formaria dupla: Thamiris

Com quem não formaria dupla: Diogo Almeida

 

A atriz mencionou ser "a primeira opção" de Diogo para o Paredão e também citou o fato de Diogo não ter priorizado Aline. "Se eu tivesse me relacionado com alguém, eu ia esperar isso", afirmou.

 

Réplica de Diogo Almeida

 

O ator disse que ele e Aline "não tiveram uma aproximação maior que não fosse beijos e abraços". "A hora da decisão foi muito difícil para mim", comentou, emocionado.

 

Thamiris

 

Com quem formaria dupla: Giovanna

Com quem não formaria dupla: Diogo Almeida

 

A sister comentou que as falas do ator são "inconsistentes" e criticou a escolha de Diogo em indicar ela e a irmã durante a dinâmica do confessionário.

 

Réplica de Diogo Almeida

 

O ator disse que desistiu de proteger a dupla após uma série de atitudes das irmãs. "Tudo o que eu falei sobre elas é legítimo", afirmou.

 

Camilla

 

Com quem formaria dupla: Gracyanne Barbosa

Com quem não formaria dupla: Diogo Almeida

 

A sister prometeu que votará no ator e em Vilma "até eles saírem".

 

Réplica de Diogo Almeida

 

O ator disse que Camilla "foi bem arrogante" com Vilma e voltou a citar uma briga que a dupla teve com as irmãs. "Eu mudei a minha forma de pensar quando eu vi que você não olhava na minha cara quando eu falava 'bom dia'", afirmou.

Em outra categoria

O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), André Corrêa do Lago, afirmou, em tom convocatório, que os participantes devem acelerar as respostas às mudanças climáticas. "Quase lá, ao nos prepararmos para abrir juntos a COP30 em Belém. Quase lá, com o livro de Regras do Acordo de Paris. Estamos quase lá, enquanto a ambição global finalmente começa a curvar a trajetória das emissões e a transição climática se torna uma tendência irreversível", escreveu Corrêa do Lago.

"Mas 'quase' não é suficiente. Precisamos ir mais rápido - para alcançar cada país, cada comunidade, cada membro da nossa família humana antes que impactos climáticos mais severos o façam", escreveu o presidente, em sua décima e última carta.

O presidente da COP30 afirmou que a tomada de decisões globais em Belém, no Pará, "na foz do Amazonas", lembra ao mundo que a liderança climática deve "brotar de suas raízes". "Ao fazê-lo, o Brasil convida todas as nações a deslocarem não apenas o local das negociações, mas o próprio lócus da esperança - do cume do poder à fonte da vida", escreveu. Ele lembrou que os Estados-membros retornam ao Brasil, onde a Convenção foi aberta à assinatura há 33 anos. "O Brasil está pronto para recebê-los", disse o embaixador.

Na carta, ele sugere a força do multilateralismo, afirmando que os países-membros irão honrar a capacidade de nossa espécie de cooperar, renovar-se e agir em conjunto diante da incerteza. "Este é o momento de honrar nossa ancestralidade - em linhagem e em direito internacional. Na COP30, nossa ambição deve ser preencher lacunas pela implementação da união e da cooperação", escreveu.

Nesse sentido, Corrêa do Lago voltou a usar a palavra "mutirão", que introduziu na primeira carta. "Convidamos as Partes a enxergarem o Mutirão Global como um experimento no qual cooperamos primeiro - buscando soluções em conjunto como forma de construir confiança e criar espaços de consenso", escreveu.

Nessa última carta, o presidente da COP30 relembra as outras nove que publicou e menciona que convidou "Partes e não-Partes a utilizarem as negociações, a Agenda de Ação, a Cúpula de Líderes e um processo inédito de mobilização global em torno de três prioridades interconectadas: (1) reforçar o multilateralismo e o regime climático; (2) conectar o regime climático à vida real das pessoas e à economia real; e (3) acelerar a implementação do Acordo de Paris para além da UNFCCC".

Ele reforçou que a "COP30 será a COP da Verdade", neste atual momento delicado em que menos da metade dos países signatários do Acordo de Paris apresentaram as suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) mesmo com o prazo dilatado de fevereiro para o segundo semestre. "Ou decidimos mudar por escolha, juntos, ou seremos forçados a mudar pela tragédia", disse.

"A COP30 pode marcar o momento em que a humanidade recomeça - restaurando nossa aliança com o planeta e entre gerações. Somos privilegiados por ter sido destinado a nós o dever de fazer história como aqueles que escolheram a coragem em vez da omissão, para virar o jogo na luta climática", escreveu. "Devemos abraçar esse privilégio como responsabilidade", afirmou o presidente da COP30.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2025 começa neste domingo, 9, com mais de 4,8 milhões de inscritos para fazer a prova em todo o País - com exceção de algumas cidades, como Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro, e de Rio Bonito do Iguaçu, que teve a prova suspensa em razão do tornado que atingiu a região e ainda não tem nova data confirmada.

O Enem é porta de acesso da universidade para jovens do País inteiro. Neste domingo, estudantes responderão 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, além de escrever uma redação. No próximo domingo, 16, responderão outras 90 questões, desta vez de Matemática e Ciências da Natureza.

A seguir, confira os horários de abertura e fechamento dos portões e as regras que você deve saber antes de fazer a prova.

Horários

Nos dois dias de prova, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília - após esse período, nenhuma entrada será permitida. A prova começa às 13h30.

Neste domingo, 9, os estudantes terão até às 19h para concluir a prova objetiva e a redação; no próximo domingo, 16, até às 18h30 para as questões do dia.

Candidatos poderão deixar as salas de prova a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões; é permitido sair com o caderno apenas faltando 30 minutos para o final da prova - ou seja, a partir das 18h30 no primeiro domingo e das 18h no segundo.

Documentos necessários

Para fazer a prova, é obrigatório apresentar um documento original com foto - como RG, CIN ou CNH - que pode ser físico ou digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais.

Recomenda-se levar o cartão de confirmação de inscrição impresso, porque o documento contém informações importantes, como local, sala de prova e número de inscrição, mas sua apresentação não é obrigatória.

O que é permitido

Só serão permitidas caneta esferográficas pretas, com corpo transparente.

Lanches e água também podem ser levados, mas serão vistoriados pelo responsável pela sala de prova.

O que é proibido

Entre os itens proibidos durante a aplicação do Enem estão celulares, calculadoras, tablets, relógios inteligentes, fones de ouvido e quaisquer outros equipamentos eletrônicos.

Materiais escolares que não sejam caneta esferográfica preta em material transparente são proibidos - ou seja, não é permitido usar lápis, lapiseira, borracha, entre outros itens semelhantes.

Também é proibido usar óculos escuros, relógios (ainda que analógicos) e qualquer tipo de chapéu ou gorro durante a prova. Nenhum tipo de material de consulta é permitido.

A cidade de São Paulo não deve ter fortes chuvas na noite deste sábado, 8, segundo boletim divulgado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. As chances de rajadas de vento, porém, se mantêm.

No Paraná, ao menos seis pessoas morreram e 750 ficaram feridas após a passagem de um tornado na tarde de sexta-feira, 7, na região centro-oeste do Estado.

A previsão era de que a chuva seguisse em direção a São Paulo, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Até houve registros de fortes chuvas na capital durante a madrugada deste sábado, mas a situação não se prolongou. No fim da tarde, os termômetros marcavam 25°C, com umidade relativa em torno dos 73%, segundo o CGE.

O boletim divulgado no meio da tarde, às 15h, apontou que as instabilidades que atingiram a capital e a região metropolitana durante a madrugada já se afastaram em direção ao Sul de Minas e do Rio de Janeiro.

"Não são mais esperadas chuvas significativas ao longo do dia, mas ainda há potencial para a ocorrência de rajadas de vento de até 80km/h durante todo o dia e noite, o que vai favorecer a acentuada queda da temperatura", diz o CGE.

Climatempo alertou para ventania em São Paulo

Na sexta-feira, 7, a Climatempo alertou para o risco de ventos fortes inicialmente na Região Sul e, ao longo deste sábado, no Sudeste.

"No decorrer da tarde do sábado, o ciclone se desloca pelo oceano, indo em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro", afirmou, em nota.

Na madrugada e manhã de domingo, 9, a previsão é de que o ciclone se afaste em alto mar, na altura do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Defesa Civil emitiu alerta para os riscos de ciclone

Desde quinta-feira, 6, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para os riscos do ciclone extratropical, seguido por uma frente fria, que começou a se formar na sexta sobre o Sul.

O ciclone e a frente fria começaram a se formar a partir de uma área de baixa pressão atmosférica e ganharam força entre o Norte da Argentina e o Paraguai durante a tarde e a noite de quinta.

Os estados do Sul do País são os mais afetados, mas o fenômeno também fez o tempo ficar instável em São Paulo e outras regiões.