BBB 25: Briga com Vitória Strada marca a madrugada após a formação do Paredão; veja o resumo

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A dinâmica de formação do Paredão do BBB 25 deste domingo, 16, mudou os rumos do jogo no reality show. Com votos abertos entre os brothers, a tensão aumentou e resultou em uma madrugada movimentada na casa.

 

Camilla e Thamiris não esconderam suas críticas a Vitória Strada, desta vez confrontando a atriz diretamente. A madrugada desta segunda-feira, 17, ainda teve choro de Gracyanne Barbosa e declarações de quebra de alianças.

 

Veja o resumo da madrugada após a formação do Paredão no BBB 25:

 

Insatisfações

 

No Quarto Fantástico, Thamiris comenta a dinâmica de votação e critica a escolha de Vitória Strada, que não seguiu o voto do Quarto Nordeste em Guilherme. Camilla chega no quarto minutos depois e demonstra toda a sua insatisfação com a amiga.

 

Respira

 

Na despensa, Gracyanne Barbosa chora e é consolada por Diego Hypolito. A sister afirma que está feliz pelo brother ter escapado do Paredão na Prova bate-volta.

 

Indiretas

 

Sem citar nomes, Aline comentou sobre uma situação na casa que a deixou chateada. Mais tarde, a baiana citou o nome de Gracyanne Barbosa.

 

Agradecida

 

Thamiris agradeceu a Mateus por ter votado nela na formação do Paredão. O brother votou em Guilherme.

 

Guerra declarada

 

A indicação de Guilherme ao Paredão deixou Delma chateada com os integrantes do Quarto Nordeste.

 

Lealdade

 

Camilla criticou Vitória Strada novamente para se justificar por ter votado em Guilherme.

 

Exposição

 

Vitória comenta com Diego as atitudes de Thamiris em relação às suas decisões na formação do Paredão.

 

Briga

 

No Quarto Nordeste, Camilla e Thamiris confrontaram Vitória sobre sua escolha de votar em Delma na formação do Paredão. As irmãs acreditam que a atriz botou a permanência delas na casa em jogo.

 

A atriz seguiu a discussão justificando que não entendeu o motivo do choro de Thamiris. A sister recebeu apenas dois votos no quarto.

 

Os ânimos se afloraram e a atriz criticou o comportamento das aliadas em relação a ela. Do Quarto do Líder, Eva assistiu a confusão.

 

Desquerida

 

Thamiris afirmou que não é querida e poderia ter ido para o Paredão por desleixo de Vitória.

 

Quebra de aliança

 

Gracyanne Barbosa integrou o grupo das dúvidas e perguntou porque a atriz não se juntou à maioria para votar em Guilherme.

Por não ter seguido o voto com as amigas, a musa fitness afirmou que a atriz não é mais sua aliada no jogo. A conversa continuou e as justificativas da atriz também.

 

Coerência

 

Após o embate no Quarto Nordeste, Vitória desabafou com Mateus e o amigo afirmou que Thamiris e Camilla estão coerentes.

Mais tarde, Diego Hypolito consolou a atriz.

 

Perigosa

 

Vitória continuou sendo o assunto de Camilla e a trancista chamou a atriz de perigosa.

 

Chacota

 

Mateus conversou com Camilla, Thamiris e Gracyanne sobre suas impressões com as falas das Sisters.

 

Reação

 

Mateus aconselhou Strada a reagir no jogo caso ele seja eliminado no Paredão de terça-feira, 18.

 

Prioridades

 

Vinícius declarou que diminuiu seu leque de prioridades na casa e reafirmou sua aliança com Delma, Guilherme e Aline. Guilherme afirmou que está a ponto de falar até mesmo o que não sabe na casa e foi aconselhado pelos amigos.

 

Isenta

 

Aline, Vinícius, Guilherme e Delma ainda conversaram sobre a escolha de Renata durante a votação. A dançarina votou em João Pedro, justificando que ele não receberia mais votos no grupo.

 

Paz

 

Mateus afirmou para Thamiris que ele e Vitória sempre estarão disponíveis para acolher ela e Camilla caso as irmãs cometam erros na casa. Vitória se desculpou com Thamiris e as duas se abraçaram.

Em outra categoria

Os ferroviários desistiram da paralisação prevista para esta quarta-feira, 26, em protesto contra a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) à iniciativa privada. A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) prevê o leilão dos ramais do transporte sobre trilhos na sexta-feira, 28.

A decisão de cruzar os braços havia sido aprovada no dia 20, mas precisava ser confirmada em assembleia nesta terça-feira, 25. Após audiência com a CPTM na Justiça do Trabalho, o Sindicato Central do Brasil aceitou a proposta de usar roupas pretas e conversar com os passageiros nos próximos dias, mas manter a operação normal das linhas de trem.

Segundo Luiz Barbosa Junior, diretor do sindicato, outra proposta do Ministério Público do Trabalho (MPT) é de que a categoria tenha representantes na comissão de transição para o novo modelo de operação das linhas.

SP realiza leilão das linhas de trens 11, 12 e 13

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), informou que realizará na próxima sexta-feira, 28, o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens.

"A sessão pública ocorrerá na B3, em São Paulo, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão, com melhorias significativas para os passageiros e ampliação dos serviços prestados", de acordo com comunicado do governo estadual.

Ainda de acordo com a gestão estadual, a concessão trará melhorias operacionais, estruturais e tecnológicas para os passageiros, incluindo a requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária.

"Serão construídas oito novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, garantindo mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano."

Até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil." A concessão permitirá a redução do intervalo entre trens, garantindo uma operação mais eficiente nas diferentes linhas", segundo o governo estadual.

Linhas já concedidas

As linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda são operadas pela ViaMobilidade desde janeiro de 2022. Ao longo dos últimos anos, porém, ambas registraram inúmeras falhas e o Ministério Público de SP chegou a recomendar que o contrato fosse rompido. Em agosto de 2023, a concessionária assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP se comprometendo a implementar melhorias.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, comentou nesta terça-feira, 25, tarde a ação dos prefeitos do estado de São Paulo para evitar renovação contratual da Enel. Ele respondeu que o pedido faz "parte do processo normal e democrático" e reiterou que o órgão regulador "só está cumprindo" o decreto presidencial sobre o tema.

A Prefeitura da capital paulista e os prefeitos de cidades da região metropolitana de São Paulo atendidas pela Enel anunciaram nesta segunda-feira, 24, que vão mover uma ação conjunta contra a Aneel.

"Eventual insurgência teria que ser contra o decreto. Se há algum inconformismo, estamos à disposição das autoridades locais para explicar", declarou em conversa com jornalistas. "Alguma ou outra manifestação de autoridade local, nós fornecemos todas as informações e continuamos à disposição", mencionou.

Leilões

Sandoval Feitosa disse ainda que teve reunião com o secretário do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, para tratar de pequenos ajustes de datas em leilões para o fim do ano, o que deve afetar - se acatado - os leilões de transmissão. O diretor-geral reconheceu, inclusive, a possibilidade de consultas públicas com prazos reduzidos, a depender da necessidade.

Ele explicou que normalmente há 105 dias para a preparação do certame, incluindo consultas, avaliação dos resultados das consultas e edital. Esse prazo vai precisar ser reduzido para acomodar os 6 leilões em 2025.

Um tubarão da espécie Mako (Isurus oxyrinchus), considerado raro e em risco de extinção, foi filmado por mergulhadores no domingo, 23, após ser visto nas águas do Rio de Janeiro, entre as Ilhas Cagarras e a Praia de Ipanema. O registro foi publicado nas redes sociais pela escola de mergulho Macau Dive e também pela ONG Instituto Mar Urbano, que se apresenta como uma entidade focada em compartilhar conhecimento sobre o ambiente marinho.

"A gente carimbou no nosso álbum de figurinhas do Instituto Urbano um tubarão Mako, pela primeira vez, vivo aqui nas nossas águas", disse Ricardo Gomes, diretor da ONG, que tranquilizou a população sobre os perigos de ter um animal como esse próximo das praias cariocas.

"Não é uma notícia para a gente ficar com medo, para causar alarme, o Rio de Janeiro tem um histórico quase zero de incidentes de tubarão", afirmou. Na avaliação dos pesquisadores, quem corre mais riscos são os próprios animais. Cerca de 80 milhões deles são mortos anualmente, afirma o Instituto Mar Urbano.

A espécie é conhecida por nadar a uma velocidade de 70 km/h e ser um predador importante para o equilíbrio do ecossistema marinho.

O instrutor de mergulho Andrew Macau descreveu o momento em que ele e seus alunos avistaram o tubarão. "Nós estávamos chegando próximo da Ilha das Cagarras, quando observamos uma nadadeira caudal e a dorsal vindo em nossa direção", disse.

Ele parou a embarcação e, para a surpresa de Macau, o animal foi até os mergulhadores, que já começaram a gravar com a câmera subaquática. "Foi a primeira vez que eu tive a oportunidade de avistar um no Rio de Janeiro", disse o instrutor.

Macau explica também que os mergulhadores chegam a desembolsar cerca de R$ 6 mil para nadar ao lado de tubarões, em locais como a Colômbia. Com a confirmação de que o animal também está presente no Brasil, o instrutor acredita que novos interessados poderão aproveitar os serviços da sua escola de mergulho.

"Saber que o meu público pode pagar bem mais barato para ter a oportunidade de estar avistando, fotografando, interagindo com os tubarões é muito interessante", diz Macau. "Mas sempre com segurança e não incomodando os animais", acrescentou o mergulhador.

Confira o vídeo aqui