Continue lendo o artigo abaixo...
O Banco Central da Colômbia (Banrep) manteve inalterada a taxa básica de juros em 9,25%, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira, em decisão dividida. Quatro diretores votaram pela manutenção, enquanto dois defenderam um corte de 50 pontos-base (pb) e um apoiou redução de 25 pb.
Segundo o comunicado, a decisão mantém uma postura "cautelosa" da política monetária, reconhecendo riscos à convergência da inflação para a meta de 3%. Os próximos passos dependerão da "evolução da inflação e de suas expectativas", da atividade econômica e do balanço de riscos internos e externos, complementa.
No comunicado, o BC colombiano destacou que a inflação total, após subir a 5,5% na comparação anual de outubro, recuou para 5,3% em novembro, embora ainda permaneça acima do nível observado ao fim de 2024. As expectativas de inflação para os horizontes de um e dois anos, contudo, aumentaram em maior grau que a inflação observada, destacou o banco.
No campo fiscal, o BC observou que a não aprovação da 'Lei de Financiamento' exige ações do governo para equilibrar o orçamento de 2026. No setor externo, o Banrep também destacou que o déficit em conta corrente atingiu 2,4% do PIB no terceiro trimestre, maior que o de igual período de 2024.
Seja o primeiro a comentar!