0

Diário de Notícias

DN.

Bolsas da Europa operam em baixa firme com Oriente Médio, mas ações de petro e defesa sobem

Por Sergio Caldas

São Paulo, 02/03/2026 - As bolsas europeias operam em baixa firme na manhã desta segunda-feira, enquanto investidores acompanham os desdobramentos dos ataques dos EUA e de Israel ao Irã, mas ações de petrolíferas e do setor de defesa sobem, impulsionadas pelo conflito.

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 1,34%, a 625,33 pontos.

Apenas o subíndice de viagens e lazer, que inclui companhias aéreas e grupos hoteleiros, tinha queda de 4,2% no horário acima, enquanto o de bancos amargava perdas de 3,5%.

Por outro lado, o subíndice do setor petrolífero e de gás exibia alta de 2,3%, depois de os preços do petróleo chegarem a disparar quase 13% em meio a temores de cortes na oferta e a paralisação do tráfego no Estreito de Ormuz.

O setor de defesa também era destaque positivo: BAE Systems saltava 5,7% em Londres, Rheinmetall subia 2,4% em Frankfurt e Saab avançava 1,6% em Estocolmo.

No âmbito macroeconômico, revisão confirmou que o PMI industrial da zona do euro subiu para 50,8 em fevereiro. No Reino Unido, por outro lado, o mesmo indicador caiu no mês passado, contrariando estimativa inicial de alta.

Às 6h53 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,95%, a de Paris recuava 1,64% e a de Frankfurt perdia 1,76%. As de Milão, Madri e Lisboa, por sua vez, tinham respectivas quedas de 2,10%, 2,86% e 1,27%.

Contato: sergio.caldas@estadao.com

0 Comentário(s)

Faça login para comentar.