0

Diário de Notícias

DN.

Brasil ganha 3 milhões de novos leitores em um ano e mercado editorial atinge maior patamar recente

Aqui está a notícia de cultura nacional desta semana:


📚 Brasil ganha 3 milhões de novos leitores em um ano e mercado editorial atinge maior patamar recente

Uma boa notícia para a cultura brasileira foi divulgada ontem, quinta-feira (26): o número de consumidores de livros cresceu significativamente no país em 2025. Segundo a pesquisa Panorama do Consumo de Livros, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em parceria com a Nielsen BookData, 18% da população adulta brasileira ou seja, acima de 18 anos comprou ao menos um livro no ano passado, seja impresso ou digital. Esse número representa um aumento de 2 pontos percentuais em relação a 2024, o que equivale a 3 milhões de novos leitores em apenas um ano.

Quem está comprando livros no Brasil?

O perfil do consumidor brasileiro de livros traz dados que quebram estereótipos. As mulheres dominam o mercado editorial, representando 61% do total de compradores. Mas o dado mais surpreendente é o protagonismo das mulheres negras da classe C, que formam atualmente o maior grupo consumidor de livros do país, alcançando 15% do total. Considerando o recorte racial mais amplo, pessoas pretas e pardas juntas representam 49% de todos os consumidores quase metade do mercado editorial brasileiro.

O maior crescimento, porém, veio dos jovens. Na faixa de 18 a 34 anos, o aumento foi de 3,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior, impulsionado fortemente pelas redes sociais, pelos criadores de conteúdo literário e pelas comunidades virtuais de leitores.

O papel das redes sociais e dos "booktokers"

As plataformas digitais se tornaram uma das principais vitrines para o mercado editorial. Entre os consumidores, 70% afirmam gostar de acompanhar lançamentos, e os criadores de conteúdo já aparecem como a quarta maior fonte de descoberta de novos livros, citados por 22% dos leitores — atrás apenas de sites de compras (34%), indicações de pessoas próximas (30%) e livrarias (24%).

Impresso ainda lidera, mas o online avança

O livro físico segue sendo o preferido: 80% dos consumidores escolheram o impresso em sua última compra. No entanto, o canal de compra mudou: 53% das aquisições de livros impressos já acontecem online, contra 47% em lojas físicas. As livrarias físicas, porém, continuam valorizadas: para 53% dos consumidores, são espaços para relaxar e explorar sem pressa, e 46% as associam à conexão com cultura e conhecimento.

O que puxou o crescimento?

Além dos romances e livros de ficção jovem adulta (Young Adult), um gênero inesperado contribuiu para os números: os livros de colorir para adultos. Cerca de 11 milhões de pessoas 7,1% da população adulta compraram ao menos um exemplar em 2025, representando 40% do total de consumidores de livros.

Os desafios que ainda existem

A pesquisa também acendeu alertas. Entre os 35 milhões de brasileiros adultos que não compraram livros, 28% apontaram a falta de livrarias físicas próximas como principal barreira. Outros 35% consideram o preço das obras elevado. E mais de 16% dos não compradores admitiram ter recorrido a PDFs ilegais ou livros digitais piratas um dado que preocupa o setor.

0 Comentário(s)

Faça login para comentar.