O Brasil intensifica nesta quinta-feira (20) a mobilização para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, marcado para sábado (22). A iniciativa do Ministério da Saúde pretende ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com a disponibilização de 20 imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação.
A campanha ocorre em um momento de atenção especial para o sarampo. O Ministério da Saúde reforçou a importância da imunização diante do aumento de casos da doença nas Américas e da possibilidade de entrada do vírus no Brasil por meio de casos importados. Até 13 de agosto, o país havia registrado 24 casos de sarampo relacionados à importação do vírus.
A mobilização recebe atenção especial em São Paulo, São Bernardo do Campo e Guarulhos. O Ministério recomenda que pessoas que frequentam esses municípios, mesmo sem morar neles, mantenham a vacinação contra o sarampo atualizada. A orientação contempla pessoas entre 6 meses e 59 anos, conforme as indicações estabelecidas pelas autoridades sanitárias.
Além da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, a campanha disponibiliza vacinas contra outras doenças, incluindo meningites, tuberculose e infecções associadas ao HPV. Pais e responsáveis devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e outros pontos de vacinação para verificar se existem doses pendentes na caderneta das crianças e adolescentes.
A Campanha Nacional de Multivacinação segue até 1º de setembro. A estratégia busca recuperar e manter altas coberturas vacinais, consideradas fundamentais para impedir que doenças anteriormente controladas ou eliminadas voltem a circular de maneira sustentada no território brasileiro.
O Ministério da Saúde também tem alertado para os impactos da desinformação sobre as vacinas. Com a circulação do sarampo em diferentes países, autoridades sanitárias reforçam que a imunização continua sendo a principal ferramenta para prevenir a doença, reduzir complicações e evitar o surgimento de novos surtos no Brasil.
0 Comentário(s)