0

Diário de Notícias

DN.

Japão avalia danos causados por terremoto de magnitude 7,5 que deixou ao menos 30 feridos

Japão avalia danos causados por terremoto de magnitude 7,5 que deixou ao menos 30 feridos

Continue lendo o artigo abaixo...

O Japão está avaliando danos e alertando a população sobre possíveis tremores secundários, depois que um terremoto de magnitude 7,5 provocou ferimentos, danos leves e um tsunami em comunidades costeiras do Pacífico, na segunda-feira, 8.


Pelo menos 33 pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, informou a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres. A maioria das vítimas foi atingida por objetos que caíram, segundo a emissora pública NHK.


Sanae Takaichi, primeira-ministra japonesa, disse a jornalistas que uma força-tarefa de emergência foi formada para avaliar os danos com urgência. "Estamos priorizando a vida das pessoas e fazendo tudo o que podemos", afirmou.


Em sessão parlamentar nesta terça-feira, 9, Sanae prometeu que o governo continuará fazendo o máximo possível e lembrou às pessoas que é preciso proteger as próprias vidas.


O terremoto de magnitude 7,5 ocorreu por volta das 23h15 no Oceano Pacífico, a cerca de 80 quilômetros da costa de Aomori, a prefeitura mais ao norte da principal ilha japonesa de Honshu. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o terremoto com magnitude 7,6 e informou que ele ocorreu a 44 quilômetros de profundidade.


Um tsunami de até 70 centímetros foi registrado no Porto de Kuji, na província de Iwate, ao sul de Aomori, e ondas de até 50 centímetros atingiram outras comunidades da região, informou a Agência Meteorológica do Japão.


O secretário-chefe de Gabinete, Minoru Kihara, afirmou que cerca de 800 residências estavam sem energia elétrica e que os trens-bala Shinkansen e algumas linhas locais foram suspensos em partes da região nas primeiras horas da terça-feira. A East Japan Railway informou que pretende retomar a operação dos trens-bala na região ainda nesta terça-feira.


De acordo com a Tohoku Electric Power Co., a maior parte da energia elétrica já havia sido restabelecida na manhã desta terça-feira.


O ministro da Defesa, Shinjiro Koizumi, afirmou que cerca de 480 moradores estavam abrigados na Base Aérea de Hachinohe e que 18 helicópteros de defesa foram mobilizados para avaliar os danos.


A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alertou sobre a possibilidade de novos tremores nos próximos dias. Segundo a agência, há um ligeiro aumento no risco de um terremoto de magnitude 8 e possível tsunami ao longo da costa nordeste do Japão, desde Chiba, a leste de Tóquio, até Hokkaido.


A JMA recomendou aos moradores dos 182 municípios da região que monitorem seus planos de emergência na próxima semana, reforçando que o alerta não significa que um grande terremoto esteja prestes a acontecer.

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para comentar.