A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou nos últimos dias que o Brasil vive um processo de reconstrução das políticas ambientais, após anos de retrocessos na área. A declaração foi feita durante um evento do programa “Governo do Brasil na Rua”, realizado em Teresina (PI), onde autoridades e especialistas discutiram estratégias para enfrentar desafios ambientais no país.
Segundo a ministra, a atual agenda ambiental busca fortalecer ações de combate ao desmatamento, proteção da biodiversidade e enfrentamento das mudanças climáticas. O governo também pretende ampliar políticas voltadas à recuperação de áreas degradadas e ao desenvolvimento de uma economia sustentável baseada na bioeconomia e no uso responsável dos recursos naturais.
Durante o encontro, Marina Silva destacou ainda que a agenda ambiental brasileira precisa integrar desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental, especialmente em regiões vulneráveis à desertificação e aos impactos do aquecimento global. O evento reuniu representantes de diferentes ministérios e autoridades locais para discutir soluções para esses desafios.
O debate ocorre em um momento em que o Brasil tenta reforçar sua posição internacional na área ambiental, especialmente com a proximidade de grandes agendas climáticas globais e com o aumento das discussões sobre mudanças climáticas, eventos extremos e preservação dos biomas brasileiros.
Fonte: Portal Piauí Hoje / declarações da ministra do Meio Ambiente.
0 Comentário(s)