0

Diário de Notícias

DN.

Museu da Língua Portuguesa celebra 20 anos com nova exposição sobre a diversidade do português no Brasil

O Museu da Língua Portuguesa, um dos principais espaços culturais do País, comemora 20 anos com a abertura de uma nova exposição dedicada à história, à diversidade e às transformações do idioma falado no Brasil. Batizada de “Luz da Língua”, a mostra estreia neste sábado, 22 de agosto, na Estação da Luz, no centro de São Paulo, e revisita também a trajetória da própria instituição.

Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz e Marcelo Macca, a exposição reúne vídeos, fotografias, cartazes e instalações para mostrar como a língua portuguesa foi construída e continua sendo modificada pelas diferentes culturas presentes no território brasileiro. Obras e pensamentos de nomes como Guimarães Rosa, Caetano Veloso e Ailton Krenak aparecem entre as referências utilizadas na mostra.

A exposição também aborda aspectos históricos fundamentais para compreender a formação do português brasileiro, passando pela colonização, escravidão, imigração e influência das línguas indígenas. Entre os conteúdos apresentados estão registros em yanomami, reforçando a presença e a importância dos povos originários na diversidade linguística e cultural do País.

Outro núcleo recupera a própria história do Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006. Instalado na histórica Estação da Luz, o espaço foi atingido por um incêndio de grandes proporções em dezembro de 2015 e passou por um amplo processo de reconstrução antes de ser reaberto ao público em 2021.

“Luz da Língua” ficará em cartaz até 9 de novembro e integra as comemorações das duas décadas do museu. A iniciativa reforça o papel da instituição na preservação e divulgação de um patrimônio que permanece em constante transformação: a língua portuguesa e suas diferentes formas de expressão no Brasil.

0 Comentário(s)

Faça login para comentar.