0

Diário de Notícias

DN.

“Os Irmãos Karamázov” retorna ao teatro com acessibilidade

Continue lendo o artigo abaixo...

Retorno ao Rio de Janeiro

O espetáculo Os Irmãos Karamázov, adaptação teatral do clássico de Fiódor Dostoiévski, retornou ao Rio de Janeiro para uma curta temporada no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, entre os dias 8 e 18 de janeiro de 2026. A montagem é dirigida por Marina Vianna e Caio Blat e traz uma leitura contemporânea da obra, com um elenco de 13 artistas.

Integração da acessibilidade como parte da encenação

A proposta da montagem vai além de serviços isolados de inclusão e incorpora a acessibilidade como parte da experiência teatral. Alguns dos principais destaques são:

  • A peça é bilíngue, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) integrada à encenação, incluindo cenas apresentadas totalmente em Libras, com intérpretes operando como parte ativa do elenco.
  • Para pessoas com deficiência visual, o teatro abre suas portas antes do público geral, permitindo que entrem e possam tocar figurinos e atores previamente antes do início da apresentação.
  • Está disponível um livro em tecido com leitura em braile para consulta no local, ampliando a acessibilidade ao conteúdo da peça.
  • O espetáculo também oferece protetores auriculares, pensando em pessoas com sensibilidade auditiva, como parte da inclusão de diferentes públicos.

Datas e horários

As apresentações acontecem às 19h às quintas e sextas-feiras e às 17h aos sábados e domingos durante o período da temporada.

Essa abordagem faz da montagem não apenas um espetáculo teatral tradicional, mas um projeto cultural que busca incluir diferentes públicos por meio de linguagens e experiências integradas, reforçando a importância da acessibilidade no ambiente das artes cênicas. 

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para comentar.