Continue lendo o artigo abaixo...
Em tom efusivo contra a imprensa, Abel Ferreira exaltou o seu trabalho desde que chegou ao Palmeiras na coletiva após a vitória sobre o Ceará, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
"Paulista: cinco anos, três títulos, dois vices. Libertadores: seis disputas, três finais. Campeonato Brasileiro, nós disputamos cinco ou seis. Dois primeiros e três vices. Copa do Brasil, aí, sim, ganhamos uma, disputamos mais quatro e perdemos", disse o técnico, que se equivocou ao citar três vices no Brasileirão, já que foram dois (veja abaixo).
A sequência positiva do Palmeiras é verificada desde antes de 2020, quando Abel Ferreira desembarcou em São Paulo. Nas últimas 10 edições, a única em que o Palmeiras não ficou entre os três primeiros foi justamente no primeiro ano do português.
Em 2020, o Palmeiras terminou o Brasileirão em 7º, com 58 pontos. Foi a pior pontuação nas 10 edições de 2016 a 2025. Abel Ferreira destacou que o segundo lugar com 76 pontos deste ano é um recorde para o vice-colocado.
Nos outros torneios da série em que o Palmeiras foi vice-campeão, a pontuação foi de 63 (2017) e 73 (2024). A melhor campanha foi a de 2022, quando o título veio com 81 pontos.
Abel Ferreira ainda citou sua lembrança de quando chegou ao Palmeiras. "Há cinco anos, quando o Palmeiras queria contratar treinador e ninguém queria vir, foram ao Paok e me contrataram por R$ 6 milhões. Por cada título que o Palmeiras ganhou, uma parte da premiação eu paguei ao Paok."
Oficialmente, o Palmeiras recebeu apenas uma negativa antes de fechar com Abel Ferreira. Foi do espanhol Miguel Ángel Ramírez, que havia se destacado pelo Independiente Del Valle. Ele acabou no Internacional no ano seguinte e hoje está no Real Zaragoza, da Espanha.
Na época, o argentino Gabriel Heinze também foi cotado, mas não foi comunicada negociação oficial. O técnico, que estava sem clube após deixar o Vélez, fechou com o Atlanta United, passou pelo Newell's Old Boys e hoje é auxiliar de Mikel Arteta, no Arsenal.
Seja o primeiro a comentar!