0

Diário de Notícias

DN.

Peças sacras furtadas há 20 anosPeças sacras furtadas há 20 anos devolvidas ao Rio devolvidas ao Rio

Continue lendo o artigo abaixo...

A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devolveu cinco peças sacras históricas à Arquidiocese do Rio de Janeiro. Elas estavam desaparecidas há cerca de 20 anos depois de terem sido furtadas e posteriormente apreendidas em operações de combate ao comércio irregular de arte sacra.

Onde e quando foi entregue

A devolução ocorreu na quarta-feira, 7 de janeiro de 2026, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, localizada no centro do Rio de Janeiro.

Descrição das peças

O conjunto devolvido inclui cinco esculturas religiosas de oratório produzidas entre os séculos XVIII e XIX. As representações são de São João Batista, São José, Virgem Maria, São Francisco de Assis e Santo Antônio. Além disso, também foram entregues fragmentos arqueológicos de cerâmica, pedra e outros materiais históricos.

Procedimentos legais e guarda das obras

A restituição seguiu o princípio jurídico da “mão morta”, que determina que bens vinculados à Igreja católica devem permanecer sob sua guarda permanente. As peças foram entregues à Comissão de Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese, conforme recomendação técnica do Iphan.

Conservação e uso futuro

Segundo avaliação técnica do Iphan, as esculturas estão em bom estado de conservação, apesar de apresentarem desgaste natural da pintura original e pequenas fragmentações. A expectativa é que as obras passem a ser utilizadas não apenas para fins devocionais, mas também em ações educativas, exposições e atividades culturais promovidas pela Arquidiocese, ampliando o acesso da sociedade a esse patrimônio histórico.

Contexto histórico

As peças haviam sido apreendidas há duas décadas na Feira de Antiguidades da Gávea, na zona sul do Rio, durante uma operação realizada em dezembro de 2002 para combater o comércio irregular de arte sacra.

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para comentar.