0

Diário de Notícias

DN.

Pesquisadores descobrem novo feedback climático na Antártica

Pesquisadores publicaram um novo estudo no periódico Nature Geoscience que identificou um feedback climático inesperado envolvendo a Camada de Gelo da Antártica Ocidental e a absorção de carbono pelo Oceano Austral. Segundo a pesquisa, mudanças no West Antarctic Ice Sheet (WAIS) ao longo de ciclos glaciares passados estiveram associadas a variações no crescimento de algas marinhas, mas de forma diferente do que cientistas esperavam.

O estudo analisou um núcleo de sedimentos retirado do setor Pacífico do Oceano Austral e mostrou que sedimentos ricos em ferro transportados pelos icebergs não estimularam significativamente o crescimento de algas, ao contrário do previsto, porque o ferro estava em formas pouco solúveis. Isso significa que, durante períodos de degelo, a capacidade de absorção de dióxido de carbono pelo oceano pode ser menor do que se supunha.

Os pesquisadores concluem que, se o West Antarctic Ice Sheet continuar a encolher devido ao aquecimento global, essa retroalimentação pode enfraquecer a capacidade do Oceano Austral de absorver CO₂, criando um ciclo que poderia acelerar o aquecimento climático.

Resultados como esse ajudam a entender melhor como o derretimento da Antártica pode influenciar o ciclo global do carbono e o ritmo das mudanças climáticas.

0 Comentário(s)

Faça login para comentar.