0

Diário de Notícias

DN.

Trump diz que pode reforçar presença militar em Diego Garcia se acordo do Reino Unido falhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode "assegurar militarmente" a presença americana na ilha de Diego Garcia, caso o acordo firmado pelo Reino Unido sobre o arquipélago venha a fracassar ou coloque em risco as operações dos EUA. A declaração foi feita após conversas com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e ocorre em meio ao debate sobre a transferência de soberania das Ilhas Chagos.

Em publicação na Truth Social, Trump destacou que Diego Garcia abriga uma grande base militar dos EUA, localizada no meio do Oceano Índico e, portanto, "de grande importância para a segurança nacional" americana. Ele afirmou que o desempenho recente das forças dos EUA se deve, entre outros fatores, à "localização estratégica de nossas bases militares".

Embora tenha dado a entender que Starmer "fez o melhor acordo possível", Trump advertiu que, se o contrato de arrendamento "algum dia desmoronar" ou se "alguém ameaçar ou colocar em perigo" as operações e forças americanas na base, ele "retém o direito de garantir e reforçar militarmente a presença americana em Diego Garcia". O presidente acrescentou que não permitirá que a presença dos EUA seja "minada por alegações falsas ou questões ambientais sem sentido".

O comentário ocorre após críticas de Trump feitas no mês passado ao plano do Reino Unido de transferir a soberania das Ilhas Chagos ao Maurício, mantendo um contrato de arrendamento de Diego Garcia por pelo menos 99 anos. O governo britânico afirma que o acordo garante a segurança da base e reduz riscos de contestações jurídicas internacionais, enquanto críticos dizem que a medida pode facilitar a influência de potências rivais.

*Com informações da Associated Press.

0 Comentário(s)

Faça login para comentar.