0

Diário de Notícias

DN.

Ucrânia espera novas negociações com a Rússia nesta semana

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou que espera realizar reuniões trilaterais com representantes da Rússia e da Ucrânia na quarta e quinta-feira desta semana (dias 3 e 4). A declaração foi dada em publicação no X nesta segunda-feira, 2. Segundo ele, em reunião de equipe, foram aprovados os pontos-chave das negociações, que não foram detalhados. Representantes dos EUA também participam das negociações.

Zelenski mencionou que, além do encontro trilateral, a delegação ucraniana realizará reuniões bilaterais com a delegação americana. "A Ucrânia está pronta para medidas concretas. Acreditamos que é realista alcançar uma paz digna e duradoura", escreveu, ao mencionar que considera o documento de garantias bilaterais de segurança com os EUA "completo".

O presidente da Ucrânia reforçou que espera que Washington continue a ser "decisivo" na garantia das condições necessárias para o diálogo e que a desescalada contribui para a construção da confiança pública no processo de negociação e no seu possível resultado.

Do lado russo, a Tass menciona que o Ministério das Relações Exteriores enfatizou que o desdobramento de forças militares estrangeiras, depósitos e outras infraestruturas militares na Ucrânia é "inaceitável" e será considerado pela Rússia como intervenção estrangeira. Hoje, a União Europeia informou que prepara uma nova rodada de sanções à Rússia e o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou acordo com a Índia que envolve a interrupção das compras de petróleo russo.

Acordo nuclear

Ainda em relação à Moscou, em entrevista à Reuters, o representante de alto escalão de segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, alertou sobre perigo de deixar o último tratado de controle de armas nucleares entre os EUA e a Rússia expirar esta semana sem qualquer entendimento sobre o que virá a seguir. "Não quero dizer que isso (deixar o tratado expirar) signifique imediatamente uma catástrofe e o início de uma guerra nuclear, mas ainda assim deve alarmar a todos", afirmou.

0 Comentário(s)

Faça login para comentar.