A Votorantim Cimentos e a Auren Energia, terceira maior geradora de energia do País, fecharam um contrato de aquisição de energia (Power Purchase Agreement, PPA na sigla em inglês), para contribuir com o abastecimento das unidades produtivas da empresa localizadas nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil.
A energia renovável será gerada no complexo eólico Cajuína I, localizado no município de Lajes, no Estado do Rio Grande do Norte.
A Votorantim Cimentos passará a ser sócia de uma parcela desse complexo de geração eólica. O complexo eólico Cajuína I é operado 100% por mulheres.
A empresa de cimentos e a de energia têm em comum o Grupo Votorantim, dono de 100% da Votorantim Cimentos e de 39% da Auren.
A previsão é que a Votorantim Cimentos receba essa energia limpa de Cajuína I a partir de março deste ano. Com esse contrato, mais de 90% de toda a energia elétrica consumida no Brasil pela Votorantim Cimentos será proveniente de fontes renováveis.
A iniciativa está dentro do plano de investimentos de R$ 5 bilhões no Brasil para o período de 2024 a 2028. Também dentro do desenvolvimento desse plano, a empresa anunciou a implantação de uma nova fábrica de argamassas em Edealina (GO). A nova operação terá capacidade de produção anual de 300 mil toneladas de argamassas, com inauguração prevista para meados de 2027.
Plano de investimentos
No momento, já está em curso a ampliação da fábrica de cimentos da empresa em Edealina (GO), que consiste na construção de uma nova linha de moagem de cimento na unidade goiana que irá dobrar a sua capacidade de produção, totalizando 2 milhões de toneladas de cimento por ano. O novo moinho de cimento chegou em Edealina em janeiro deste ano e a previsão é iniciar a operação da nova moagem em abril de 2026.
A Votorantim Cimentos também decidiu investir na modernização do forno de cimento da fábrica de Xambioá (TO), religar alguns moinhos de cimento das unidades de Esteio (RS) e Laranjeiras (SE).
Somando essas novas iniciativas com o aumento de capacidade de produção da fábrica de Salto de Pirapora (SP), já concluído, com as retomadas nas operações da empresa na região Sul do Brasil e com as ampliações em curso de Edealina (GO) e Nobres (MT), a Votorantim Cimentos incrementa o seu volume de produção em operação em 3,7 milhões de toneladas de cimento/ano em todas as regiões do país.
Já a fábrica de Nobres (MT) vai receber uma nova moagem de cimento, que aumentará a capacidade de produção da unidade para 1,2 milhão de toneladas de cimento por ano. A empresa também irá elevar a capacidade de produção de calcário agrícola na fábrica mato-grossense para 900 mil toneladas/ano.
Todas essas iniciativas fazem parte do plano de investimento já anunciado pela companhia em janeiro de 2024, dos quais cerca de R$ 2,4 bilhões já estavam em execução ou concluídos no terceiro trimestre de 2025.
0 Comentário(s)