Chuva e calor excessivo? Veja a previsão para dezembro no Brasil

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O mês de dezembro terá temperaturas acima da média em grande parte do País, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há possibilidade de ocorrência de alguns dias de intenso calor, principalmente na região Norte.

Algumas áreas pontuais, porém, têm previsão de temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo da média, devido à chuva durante dias consecutivos, que podem amenizar a temperatura. É o caso do Amazonas, Amapá, sudoeste do Paraná, leste de Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul.

Chuva e impactos nas culturas agrícolas

Já a previsão de chuvas para o próximo mês apresenta maior variação entre as regiões brasileiras. Em grande parte da Região Norte, no nordeste de Mato Grosso, em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no oeste do Piauí deve chover próximo ou acima da média. No Sul do País, entretanto, a precipitação ficará abaixo do registrado nos últimos anos, com exceção de áreas localizadas no leste de Santa Catarina e norte do Paraná.

"A previsão de chuvas mais regulares e bem distribuídas continuarão a ocorrer nas áreas em produção da região Norte, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. Já no MATOPIBA (região que abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a previsão aponta para menores volumes de chuva, porém serão suficientes para a manutenção da umidade do solo na maioria das localidades", explica o Inmet.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é a de que dezembro apresente um aumento na umidade do solo, graças a um padrão de precipitação mais constante, o que beneficia o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Mas regiões como o sudoeste de Mato Grosso, o sul de Mato Grosso do Sul, o oeste de São Paulo e o norte de Minas Gerais podem enfrentar problemas por conta da distribuição irregular das chuvas.

No Sul, espera-se que as precipitações se mantenham próximas aos valores médios históricos, mantendo os níveis de umidade do solo em patamares elevados. Isso favorecerá tanto a semeadura quanto o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Contudo, áreas específicas como o sul do Rio Grande do Sul e o noroeste do Paraná poderão experimentar volumes de chuva inferiores ao usual, o que pode resultar em uma diminuição da umidade do solo.

Em outra categoria

O jornalista e apresentador da GloboNews Marcelo Cosme casou nesta sexta-feira, 29, com o médico cardiologista Frankel Brandão. Juntos há cinco anos, os dois reuniram amigos e familiares em um cartório no Rio de Janeiro. O casal compartilhou o momento em fotos pulicadas em seus perfis no Instagram.

"O dia do sim! Somos maridos, cúmplices, amigos e um do outro e para o resto da vida!", escreveram eles. O momento especial contou com a presença de familiares; das madrinhas, as jornalistas Leilane Neubarth e Luiza Zveiter; e de Dona Déa, mãe do humorista e ator Paulo Gustavo.

Cinco anos de amor

Marcelo Cosme e Frankel Brandão completaram cinco anos de relacionamento. A data comemorativa também foi parar nas redes sociais. Para a ocasião, o âncora da GloboNews escreveu: 'E de repente, cinco anos juntos! Em poucas fotos, vários momentos… Amor, amar, amigos, amantes, amém, axé!'

Cosme tornou público o relacionamento com o médico no início de 2021. De forma discreta, ele respondeu a uma pergunta de um seguidor feita nos Stories do Instagram, que dizia: "Está namorando?". E Cosme respondeu "sim", com uma foto ao lado do companheiro.

Em um evento em São Paulo, na noite desta quinta-feira, 28, o Festival de Verão de Salvador anunciou o line-up completo da sua edição de 2025. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro no Parque de Exposições da capital baiana. Nomes como os de Daniela Mercury, Timbalada, Natiruts, BaianaSystem, Marcelo D2, BNegão, Léo Santana e Pedro Sampaio se juntam a Ivete Sangalo, Ludmila, Alok, Só pra Contrariar, Alcione, Ana Castela, Xamã, Jão e Gustavo Mioto, que já tinham sido anunciados anteriormente.

Em São Paulo, Zé Ricardo, diretor artístico do Festival, destacou a abrangência do evento musical: "A gente quer mostrar que o Festival de Verão é um festival plural, é um festival do mundo, é um festival nacional, é um festival que conecta a Bahia com o mundo e que faz com que muitos artistas baianos se conectem com o mundo e que muitos outros artistas se conectem com a Bahia".

"O Festival de Verão deste ano é um verdadeiro encontro de gerações e estilos. Conseguimos construir um line-up que celebra a diversidade da música brasileira, reunindo artistas de diferentes trajetórias e sonoridades", completou o diretor artístico.

No ano das celebrações dos 40 anos da Axé Music, artistas que ajudaram a escrever a história do gênero estarão presentes no festival. No sábado, 25 de janeiro, Daniela Mercury e Timbalada se apresentam juntos no mesmo dia que o Festival receberá Bell Marques. No domingo, o pioneiro Luiz Caldas divide o palco com Saulo enquanto Ivete Sangalo e Léo Santana fazem shows solo, reforçando o protagonismo baiano no festival.

Ainda no sábado, passam pelo Parque de Exposições Ana Castela e Xamã; Alok, Pitty e Melly; SPC e Alcione e Natiruts. No domingo, será a vez de BaianaSystem, BNegão e Marcelo D2; Jão e Gustavo Mioto; Luiz Caldas e Saulo, além de shows-solo de Ivete Sangalo, Ludmilla, Léo Santana e Pedro Sampaio. Os ingressos estão à venda no Sympla, com valores a partir de R$ 60.

Festival de Verão celebra os 40 anos da Axé Music

Em 2025, a Axé Music completa 40 anos e o Festival de Verão vai celebrar a efeméride. Um dos movimentos musicais mais emblemáticos da música contemporânea brasileira, o gênero nasceu da mistura de ritmos tradicionais como frevo, samba e ijexá com influências do pop, rock e raggae.

Nos anos 1980, artistas pioneiros como Luiz Caldas, Moraes Moreira e Sarajane lançaram as bases do que viria a se tornar um fenômeno nacional na década de 1990, com nomes como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Banda Eva levando o axé para todo o país.

O axé enfrentou preconceito e desdém desde o início. O gênero era considerado uma expressão musical menor. Apesar disso, conquistou um público e movimentou as massas, transformando-se em um fenômeno cultural que ultrapassou as fronteiras da Bahia e do Brasil. A trajetória, percalços e sucessos do Axé foram tratados no filme Axé - Canto do povo de um lugar, disponível na Netflix.

O Multishow e o Globoplay transmitem Festival de Verão de Salvador, enquanto a TV Globo exibe os melhores momentos.

O cantor Luan Santana e a influenciadora Jade Magalhães pegaram os fãs de surpresa ao anunciarem que haviam casado. A novidade foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista ao Estadão nesta sexta-feira, 29. Segundo a equipe de Luan, o casal escolheu realizar uma cerimônia privada com a presença de familiares em um restaurante. Eles se casaram apenas no civil.

Jade compartilhou mais detalhes da cerimônia em seu Instagram, na tarde desta sexta-feira, 29, como seu vestido de noiva e a decoração da festa. "É lindo ver nossos sonhos se tornando realidade. Casados!", escreveu ela.Os dois estão à espera da primeira filha, Serena, que deve nascer no início do próximo ano.

Jade e Luan se conheceram em 2008 e, após 12 anos juntos, se separaram em 2020, depois de ficarem noivos. Os dois reataram em 2023, pouco após o cantor terminar com a então noiva, Izabela Cunha. O casal anunciou a gravidez em julho, com uma postagem no Instagram. Em setembro, eles filmaram um vídeo em que descobrem ao mesmo tempo o sexo do bebê.