Acusado de estupro, ex-vereador Gabriel Monteiro deixa prisão após 2 anos e 4 meses

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ex-vereador fluminense Gabriel Monteiro, de 30 anos, deixou a prisão ontem, 21, após mais de dois anos e quatro meses preso preventivamente - isto é, sem condenação. Ele foi denunciado em maio do ano passado pelo crime de estupro contra uma mulher, mas o processo ainda não transitou em julgado. Para deixar o presídio de Bangu 8, onde estava detido, Monteiro concordou em usar uma tornozeleira eletrônica.

Segundo a suposta vítima, Gabriel Monteiro, que é também ex-policial militar, a teria conhecido numa boate na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele então a levou para casa de um amigo no bairro do Joá, na Zona Sul. O vereador a teria trancado no quarto e a obrigado a fazer sexo, inclusive ameaçando-a com uma arma e dando tapas no seu rosto.

Além da acusação de estupro, Monteiro já foi denunciado outras vezes pelo Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ). Em maio de 2023, foi acusado de perseguição e desacato a superior; em junho de 2022, por importunação e assédio contra uma ex-assessora; e, em abril daquele mesmo ano, por filmar uma relação sexual com uma jovem de apenas 15 anos de idade.

Em dezembro passado, Monteiro também foi condenado a um ano de detenção e multa, por infração de norma sanitária ao invadir um hospital durante a pandemia de Covid-19. O ex-vereador costumava invadir recintos públicos para fazer vídeos para suas redes sociais. A sentença, proferida pela juíza Maria Tereza Donatti, foi revertida pela magistrada em prestação de serviços comunitários.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), o alvará de soltura expedido pela 34ª Vara Criminal do Rio foi recebido na noite de sexta. Gabriel Monteiro foi recebido pelo pai, o deputado federal Roberto Monteiro (PL-RJ), e a irmã, a deputada estadual Giselle Monteiro (PL), na porta do Complexo de Gericinó, no começo da noite. Agora, o ex-vereador tem cinco dias para se apresentar à Justiça para a colocação da tornozeleira eletrônica.

A decisão que beneficiou Monteiro foi dada pela 6ª Turma do STJ. O colegiado decidiu por unanimidade aceitar o recurso de Monteiro, que pedia a substituição da prisão pela tornozeleira eletrônica. Além do monitoramento, ele não poderá deixar o Rio e deverá se apresentar regularmente à Justiça.

Em outra categoria

Campeã do Big Brother Brasil 25, Renata Saldanha já tinha participado de um programa da TV Globo antes. Em 2020, a bailarina participou do quadro Mulheres Fantásticas, do Fantástico, quando falou de sua trajetória na dança à apresentadora Poliana Abritta.

Na ocasião, a cearense contou que nasceu no bairro do Barroso, uma comunidade pobre e perigosa de Fortaleza. "Fazer dança na cidade era muito caro e minha mãe viu a oportunidade de fazer dança com qualidade em um projeto social."

Foi neste projeto que Renata conheceu Eva, sua dupla no BBB 25, e onde dava aulas até ingressar no reality. A bailarina já revelou que pretende usar parte do prêmio que ganhou para fortalecer o projeto social junto com a amiga.

A 26ª edição do Grammy Latino foi confirmada pela Academia Latina da Gravação para 13 de novembro. A cerimônia volta a acontecer em Las Vegas, nos Estados Unidos, tradicional anfitriã do evento, e será transmitida a partir das 20h (horário local).

Nos últimos dois anos, o Grammy Latino foi alocado para Sevilha, na Espanha, e Miami.

A agenda da premiação que celebra a música latina tem outras datas confirmadas: a primeira rodada de votações da Academia, que definirá os indicados de 2025, acontece entre 28 de julho e 8 de agosto.

Os indicados serão divulgados no dia 17 de setembro. Em seguida, a votação final vai de 1º a 13 de outubro.

Em 2024, artistas brasileiros como Xande De Pilares, Os Garotin, Jota.Pê, Erasmo Carlos, Hermeto Pascoal, Lulu Santos e Ana Castela ganharam prêmios em categorias segmentadas à música em língua portuguesa.

A Netflix revelou nesta quinta-feira, 24, o trailer completo da quarta temporada de Love, Death & Robots, antologia animada com produção executiva de David Fincher, cineasta conhecido por Clube da Luta, Garota Exemplar e A Rede Social. Além de produzir, o diretor comanda o episódio Can't Stop, que recria o show emblemático do Red Hot Chili Peppers em Slane Castle, na Irlanda, em 2003.

No episódio, Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith, John Frusciante e sua plateia são substituídos por marionetes que reproduzirão os principais momentos do show histórico.

O episódio marca um retorno de Fincher ao mundo musical. O diretor começou sua carreira dirigindo clipes de artistas como Rick Springfield, Patty Smith, Sting e Madonna no anos 1980 antes de ter sua primeira chance em Hollywood com Alien 3. Desde então, ele já foi indicado a três Oscars de Melhor Direção por O Curioso Caso de Benjamin Button, A Rede Social e Mank.

Além do Red Hot Chili Peppers, o elenco da quarta temporada de Love, Death & Robots inclui ainda John Boyega (Clonaram Tyrone!), Ed Skrein (Rebel Moon), Sienna King (Fargo), Chris Parnell (30 Rock), John Oliver (Last Week Tonight), Rhys Darby (Nossa Bandeira É a Morte) e Brett Goldstein (Ted Lasso).

Os novos episódios da animação chegam à Netflix em 15 de maio.

Confira o trailer