Polícia apreende adolescentes suspeitos de participar de assalto em que vice-cônsul baleada

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta segunda, 23, dois adolescentes suspeitos de participar da tentativa de assalto que terminou com a vice-cônsul da Colômbia, Claudia Ortiz Vaca, baleada no último dia 14, na capital paulista. Ela passava ao lado de onde aconteceu o roubo, na Avenida Nove de Julho, nos Jardins. Claudia foi atingida depois de um policial militar de folga intervir e disparar contra o trio que tentava levar o celular da passageira de um táxi.

A identidade e a idade dos adolescentes não foram informadas. A Secretaria da Segurança Pública do Estado disse que a dupla detida estava envolvida com o assalto, mas não confirmou se eles estavam na cena do crime ou deram suporte remotamente. Um dos rapazes que abordou o taxi, Bruno Narbutis Borin, de 19 anos, já está detido.

A defesa dos suspeitos informou, na ocasião, que o trio não estava armado e que os disparos que atingiram a vice-cônsul colombiana não partiram dos rapazes. A reportagem procurou os advogados de defesa dos suspeitos nesta segunda para comentar sobre a apreensão dos dois adolescentes, e aguarda retorno.

De acordo com a pasta, a dupla foi capturada depois de um trabalho de investigação do 78° Distrito Policial (Jardins). "Ambos possuem diversos registros por atos infracionais análogos a roubos e furtos", informou. Os dois jovens foram encaminhados à Fundação Casa.

Relembre o caso

Os três são suspeitos de participar de uma tentativa de assalto contra uma passageira de um táxi parado no semáforo na Nove de Julho, na manhã do dia 14.

O trio chegou a quebrar o vidro do veículo para praticar o assalto. Um PM de folga presenciou a cena, interveio e atirou contra os suspeitos, que conseguiram escapar. Horas depois, Bruno foi detido.

Um dos disparos atingiu Claudia, que passava pela calçada no momento da perseguição. Câmeras de monitoramento da rua registraram o momento em que ela é baleada.

A vice-cônsul precisou ser hospitalizada e foi levada para o Hospital Albert Einstein, onde passou por uma cirurgia. Até a última atualização do Consulado da Colômbia, o estado de saúde da vítima era estável.

Questionado sobre se Cláudia já recebeu alta médica, o hospital informou que atualizações sobre o estado de saúde da mulher são de responsabilidade do consulado, que não respondeu aos contatos da reportagem.

O policial de folga disse à polícia, em depoimento, que não sabia precisar quantos disparos havia dado. Ele informou que a diplomata colombiana esbarrou em um dos ladrões e caiu no chão. A secretaria, em nota, informou que a PM abriu inquérito Policial Militar (IPM), que segue em andamento.

Em outra categoria

O cantor canadense Shawn Mendes e a atriz e modelo brasileira Bruna Marquezine foram flagrados juntos durante o show da cantora Dua Lipa, em São Paulo, no sábado, 15. Os dois chegaram juntos à área VIP da apresentação, acompanhados da modelo Sasha Meneghel e do cantor João Lucas, amigos da atriz.

Os rumores de affair entre Shawn e Marquezine começaram em 2017, quando o cantor começou a segui-la no Instagram após um vídeo flagrá-los no Rock in Rio.

Já neste ano, os dois teriam se encontrado novamente em uma festa após a apresentação do canadense no Lollapalooza Brasil.

No universo de Harry Potter, a varinha agora é um batedor de bolo; e o caldeirão virou forma de confeiteiro. Tudo graças ao reality Harry Potter: Bruxos da Confeitaria, que acaba de estrear sua segunda temporada, disponível na HBO Max e no Discovery Home & Health.

O programa traz de volta os irmãos James e Oliver Phelps - eternos Fred e George Weasley - como apresentadores.

E se você está se perguntando como é para eles voltar aos cenários de Hogwarts depois de todos esses anos, eles têm a resposta na ponta do garfo. "É divertido voltar, porque sabemos o que isso significa para as pessoas", conta James. "Temos muita sorte de fazer parte disso."

Oliver complementa: "Eu sei como os fãs brasileiros são apaixonados, porque estive em São Paulo há alguns anos".

A nova temporada mantém a fórmula inicial: oito duplas de confeiteiros competem em desafios que exigem criatividade, técnica impecável e, claro, muito sabor. A estreia conta com um episódio especial de duas horas, em que o Chapéu Seletor distribui as equipes entre as quatro casas de Hogwarts. A partir daí, é cada casa por si - e o Grande Salão para todos.

"A segunda temporada começa exatamente onde a primeira parou em termos de nível dos competidores", garante James. "O padrão está incrível este ano."

Entre as novidades, estão cenários inéditos - como a Rua dos Alfeneiros e áreas do Gringotes - e convidados especiais que vão despertar a nostalgia dos fãs: os atores Warwick Davis (Professor Flitwick), Afshan Azad (Padma Patil) e Devon Murray (Seamus Finnigan).

Os irmãos Phelps não são confeiteiros profissionais - e não fazem questão de fingir que são. Mas a experiência de apresentar o programa virou uma verdadeira escola. "Aprendi que há certos níveis de habilidade, e eu estou aqui, enquanto esses confeiteiros estão lá em cima, muito, muito acima", brinca Oliver, gesticulando para baixo.

Tempo é tudo

A vantagem? Poder fazer perguntas que o público em casa também faria. "Por que você está usando esse método? Por que nessa sequência?", exemplifica Oliver. "Você nota que esses profissionais sabem muito mais sobre timing. Na confeitaria, tempo é tudo. É preciso garantir que as coisas terminem ao mesmo tempo, que tenham tempo para esfriar ou temperar."

Oliver comemora: "Você tem a base de fãs de Harry Potter, mas também tem quem gosta de programas de confeitaria. É incrível poder unir os dois mundos."

James vai além e diz que o programa pode inspirar famílias a criarem as próprias memórias na cozinha. "Algumas pessoas me contaram que assistem com a família e depois vão juntos fazer bolos."

A segunda temporada tem uma final especial, que celebra os 20 anos do filme Harry Potter e o Cálice de Fogo, com as duplas finalistas criando peças monumentais e saborosas, inspiradas no objeto.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O Altas Horas deste sábado, 15, traz como convidados Belo, Pablo do Arrocha, Raul Gazolla, Aguinaldo Silva, Déa Lúcia e a banda Os Pitais, projeto que conta com nomes como Andreas Kisser e João Gordo.

Belo, que agora trabalha como ator na novela das 9 da Globo, Três Graças, comenta o papel na história de Aguinaldo Silva: "O Misael bebe e eu nunca bebi na vida. Meu pai era alcoólatra. Quando minha mãe disse que eu estava a cara dele, percebi que tinha dado certo."

Entre as músicas cantadas no programa de hoje estão Quem Será, Mega Sena, Porque Homem Não Chora e Tomara, Whisky a Go-Go, Primeiros Erros, Tempo Perdido e Aluga-se.

O Altas Horas de hoje vai ao ar a partir das 22h25, na TV Globo, logo após a exibição da novela Três Graças.