Anvisa determina recolhimento de lava-roupas Ypê contaminados por bactéria; veja lotes

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na quarta-feira, 26, o recolhimento de lotes de sabão líquido para roupas da marca Ypê por contaminação microbiológica.

De acordo com a agência, uma análise conduzida pela própria fabricante constatou a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa nos produtos. Foram reprovados os seguintes lotes:

Lava-roupas líquido Ypê Express

Lotes 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 205011 e 176011

Lava-roupas líquido Tixan Ypê

Lotes 254031 e 193021

Lava-roupas líquido Ypê Power Act

Lotes 190021, 223021 e 228031

A Ypê afirma que recolherá também o lote 097021 do lava-roupas líquido Tixan Ypê - versão Maciez.

Além do recolhimento, a medida da agência estipula a suspensão da comercialização, distribuição e uso dos lotes reprovados, conforme publicação no Diário Oficial da União.

Em comunicado publicado em seu site, a Ypê orienta aqueles que possuem produtos desses lotes a entrarem em contato com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) pelo número 0800-1300-544.

"A Pseudomonas aeruginosa é um microrganismo comum no ambiente e, nas condições normais de uso de um lava-roupas, apresenta risco extremamente baixo para a população em geral e risco baixo para pessoas com sistema imunológico debilitado. Ainda assim, orientamos que você interrompa o uso do produto caso ele esteja entre os lotes identificados e entre em contato com nosso SAC para realizar a substituição gratuita", diz a empresa.

A Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria oportunista frequentemente associada a infecções hospitalares. Em pessoas saudáveis, ela pode provocar irritação na pele, por exemplo, enquanto em pessoas imunocomprometidas pode provocar pneumonia, entre outros quadros.

Em outra categoria

A escritora irlandesa Sally Rooney disse que os seus livros poderão deixar de ser comercializados no Reino Unido por causa de seu apoio ao grupo Palestine Action (Ação Palestina), que foi classificado como uma organização terrorista pelo governo britânico. A informação é do jornal The Guardian.

"É quase certo que não poderei publicar ou produzir qualquer trabalho novo no Reino Unido enquanto esta proibição estiver em vigor. […] Se a Palestine Action ainda estiver banida quando o meu próximo livro estiver pronto para ser publicado, esse livro estará disponível para leitores em todo o mundo e em dezenas de idiomas, mas não estará disponível para leitores no Reino Unido, simplesmente porque ninguém terá permissão para publicá-lo (a menos que eu me contente em distribuí-lo de forma gratuita)", admitiu a autora de Pessoas Normais, durante ação judicial que busca reverter a inclusão do Palestine Action da lista de organizações proibidas.

E complementou: "Os meus romances têm sido influentes e populares na Grã-Bretanha, onde estou entre os autores literários mais vendidos da última década. O desaparecimento da minha obra das livrarias representaria uma incursão extrema do Estado no domínio da expressão artística."

Em setembro, a autora venceu um prêmio literário, mas não viajou para receber o troféu alegando que tinha risco de ser presa.

Principal adição ao elenco da quinta e última temporada de Stranger Things, Linda Hamilton teve muitos detalhes da personagem que vive na série mantidos em segredo até o lançamento do primeiro volume dos novos episódios. Embora já se soubesse que ela interpretaria uma militar chamada Dra. Kay, a natureza exata do papel da estrela de O Exterminador do Futuro só foi revelada aos fãs na noite desta quarta-feira, 26, quando o quinto ano estreou na Netflix.

'Stranger Things': Quando saem os próximos episódios?

Com os quatro primeiros episódios da temporada já disponíveis, os espectadores puderam ter um primeiro contato com a Dra. Kay e, por essa primeira impressão, é possível adiantar que a militar dará uma bela dor de cabeça a Onze (Millie Bobby Brown) e seus amigos.

Atenção para spoilers à frente!

Ainda no primeiro episódio da quinta temporada, é revelado que a Dra. Kay é a nova responsável pela ação militar que tomou Hawkins após os eventos do quarto ano. Hierarquicamente acima do Coronel Sullivan (Sherman Augustus), a cientista é fascinada pelo Mundo Invertido, ordenando a construção de uma base de operações e pesquisa militar na dimensão sombria, onde ela conduz experimentos nas criaturas locais.

Obstinada e calculista, Kay acredita que Onze é a grande responsável pelo caos que tomou Hawkins. Quando Holly (Nell Fisher), irmã mais nova de Mike (Finn Wolfhard) e Nancy (Natalia Dyer), é sequestrada por um Demogorgon, a militar acredita que a garota superpoderosa pode ter causado também seu sumiço. Por isso, ela direciona quase todas as suas unidades a uma implacável caçada à protagonista, com direito a uma arma sônica feita sob medida para derrubá-la.

À medida que a temporada avança, é revelado que Vecna (Jamie Campbell Bower) tem sequestrado crianças como Holly para colocar em prática seu plano de dominação mundial. Ciente do desaparecimento da pequena Wheeler, Kay reúne todas as crianças entre 9 e 12 anos que continuam em Hawkins sob a desculpa de protegê-las, embora sua intenção, na verdade, seja atrair Onze.

Onze e Hopper (David Harbour), sem saber que Vecna está sequestrando outras crianças e acreditando que Kay o tem sob custódia, invadem sua base no Mundo Invertido. Lá, a militar ameaça a protagonista e seu pai adotivo, mas acaba derrotada por Hopper.

Quando pai e filha abrem o cofre secreto que acreditam conter Vecna, eles descobrem que Kay vinha, na verdade, guardando Kali/Oito (Linnea Berthelsen), a "irmã" mutante de Onze que apareceu pela primeira vez no sétimo episódio da segunda temporada.

Embora tenha sofrido uma grande derrota com a descoberta e, ao que o final do Volume 1 indica, a libertação de Oito, o papel de Kay nos próximos episódios ainda é um mistério, uma vez que seus homens em Hawkins sofreram um ataque violento de Vecna e vários Demogorgons, que levaram as crianças que estavam sob sua custódia. Ainda que seja provável que a cientista mantenha um papel antagonista na trama, não seria surpresa se sua derrota na Terra a levasse a se aliar com os mocinhos em algum momento da temporada.

Com quatro episódios, o Volume 1 da quinta temporada de Stranger Things já está disponível na Netflix. O Volume 2, com três capítulos, será disponibilizado em 25 de dezembro, às 22h (Horário de Brasília), enquanto o episódio final será liberado em 31 de dezembro, também às 22h.

A cantora Ivete Sangalo e o nutricionista Daniel Cady não formam mais um casal. O anúncio da separação foi feito por uma nota em conjunto no Instagram, na noite desta quinta-feira, 27.

"Com muito respeito pela nossa história e pela família que construímos, decidimos, de forma conjunta e madura, seguir caminhos diferentes", diz o início do comunicado.

O texto também fala que o ex-casal está certo de que esta é a decisão "mais coerente e amorosa" para ambos. "Todo o processo está sendo vivido com diálogo, cuidado e profundo respeito", aponta outro trecho.

Ivete e Cady estavam juntos desde 2008. A união foi oficializada em 2011, em Salvador, onde moram. Eles são pais do músico Marcelo Sangalo, de 15 anos, e das gêmeas Helena e Marina, de sete anos.

O texto do anúncio da separação também fala sobre os filhos. "Seguiremos sendo uma família". Ivete e Cady pedem "respeito" pelo momento. "Pedimos privacidade para atravessar essa transição da maneira mais serena possível. Seguimos unidos no que realmente importa: preservar nosso afeto e o bem-estar dos nossos filhos".