Neste verão adote cuidados para proteger a pele e os olhos dos raios UV

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A maior incidência do Sol e as altas temperaturas são um convite para irmos à praia ou nos refrescarmos na piscina. O verão é a época do ano ideal para as pessoas aproveitarem intensamente os momentos de lazer, visitarem novos lugares e renovarem as energias, principalmente se o período for de férias!
 

Mas é importante que se lembrem de proteger bem a pele e os olhos dos efeitos nocivos da radiação solar. Além do filtro solar, que deve ser passado por todo o corpo, "os óculos escuros são indicados em todas as idades e podem ser usados inclusive pelas crianças", recomenda o oftalmologista Luiz Brito, do H.Olhos, Hospital de Olhos da Rede Vision One.
 

Isso porque os raios ultravioleta (UV), emitidos pelo Sol, são fator de risco para o câncer de pele e para diversas doenças oculares. O médico dá algumas dicas de cuidados com os olhos durante o verão:
 

- adquira os óculos de sol em lojas de boa referência, a fim de garantir que ofereçam a proteção adequada;

-use chapéus ou bonés com abas largas e evite olhar diretamente para o Sol entre 10h e 16h;
 

- beba bastante água para hidratar o corpo e lubrificar os olhos, pois isso ajuda na eliminação de toxinas;

- lentes de contato devem ser retiradas antes de entrar na água, em razão do alto risco de infecção;
 

- os óculos de natação são uma boa opção para prevenir irritações se a criança abrir os olhos ao mergulhar;
 

- tenha sempre água fresca por perto para lavar os olhos em caso de contato com o filtro solar ou a areia;
 

- evite compartilhar toalhas, maquiagem ou levar as mãos aos olhos, para prevenir doenças como a conjuntivite, que tem aumento dos casos no verão.
 

A exposição à radiação ultravioleta, emitida pelo Sol, com o passar dos anos pode causar alterações na retina, camada interna do olho. Na superfície ocular, o excesso de exposição solar causa pterígio, conhecido como "carne esponjosa", além de queimaduras na córnea ou de fotoceratite, uma inflamação da córnea.